Assinar
Caldas da Rainha

Hospitais do Oeste aumentam cirurgias e consultas e reduzem listas de espera

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas 3.081 cirurgias

Foto do exterior da urgência do centro hospitalar do oeste
Imagem de arquivo

 Os três hospitais do Oeste registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento das consultas e cirurgias realizadas e uma redução do número de doentes em lista de espera comparativamente a 2020, divulgou hoje o Centro Hospitalar.

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas 3.081 cirurgias nos três hospitais do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), número que representa mais 470 operações realizadas e uma subida de 18% comparativamente ao mesmo período de 2020, de acordo com os dados disponibilizados hoje pela administração hospitalar.

No balanço enviado às redações, o CHO sublinha que os dados apurados revelam manter-se “a tendência na redução da lista de espera para cirurgia”, encontrando-se atualmente menos 282 doentes a aguardar por cirurgia (comparativamente a 2020) e menos 752, quando comparado com junho de 2019.

O tempo médio de espera para cirurgia regista também uma descida de 71 dias comparativamente ao ano anterior.

No comunicado, o CHO informa que o número de consultas externas registou, neste primeiro semestre, “um aumento significativo”, com a realização, até 30 de junho, de 80.068 consultas nos hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.

O número de consultas aumentou em 17.084, o que representa um crescimento de 27,1% em relação ao período homólogo.

O número de doentes em lista de espera para consulta “tem vindo a diminuir de forma consistente desde 2019”, refere o CHO, precisando que existem atualmente menos 3.234 (-24,5%) doentes a aguardar por consulta do que em igual período do ano passado, e menos 7.847 comparativamente a junho de 2019.

O CHO destaca também a redução da duração média do internamento em 0,3 dias, sendo que no primeiro semestre do ano passado um doente esteve em média internado 7,8 dias e este ano a média é de 7,5 dias.

Resultados que, segundo o CHO, “evidenciam o profissionalismo, o empenho e a dedicação dos profissionais” da instituição que registou “um aumento da atividade assistencial e uma redução das listas de espera para consultas e cirurgias, mesmo em tempos pandémicos”, conclui o comunicado.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados