Assinar
Sociedade

Oito concelhos da região de Leiria com risco muito elevado ou elevado de incêndio

Até final de setembro, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores no espaço rural.

Os concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Ourém apresentam esta terça-feira risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na região de Leiria, o IPMA colocou ainda os municípios de Ansião, Batalha, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, em risco elevado, enquanto os restantes nove concelhos da região apresentam um risco moderado e reduzido.

Já a nível nacional, há hoje 11 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco e Santarém em risco máximo de incêndio, tendo o IPMA colocado cerca de 70 municípios do interior e da região do Algarve em risco muito elevado e outros 40 dos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro, em risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima, céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral Norte e Centro no final do dia e o vento vai estar mais intenso durante a tarde no litoral oeste e terras altas.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 12º (Bragança) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 21º (Viana do Castelo, Aveiro e Porto) e os 33º (Castelo Branco, Évora e Beja). Para Leiria, as previsões apontam para máximas de 24º.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados