Assinar
SOS Ucrânia

Autocarro com 51 refugiados chegou a Leiria ao início da noite

Nos próximos dias, são esperadas outras famílias de refugiados, com o apoio da CIMRL, autarquias e outras missões voluntárias.

Os relógios apontavam 21 horas quando o autocarro que viajou da Polónia, junto à fronteira com a Ucrânia, para Leiria, com 51 refugiados ucranianos, chegou ao estádio municipal.

À chegada, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, deu as boas-vindas em nome da população leiriense aos refugiados, reiterando que o Município e comunidade leiriense continuarão a prestar apoio humanitário à população ucraniana, indicou a autarquia em comunicado.

A viagem teve início na passada quarta-feira com a saída do autocarro onde além dos motoristas seguiram também dois bombeiros e uma imigrande ucraniana.

Autocarro saiu de Leiria na passada quarta-feira, dia 9. Dois bombeiros e uma imigrante ucraniana seguiram viagem para prestar apoio.

Dos 51 refugiados que completaram a viagem solidária, organizada pela Câmara de Leiria, 20 ficam alojados no Centro de Acolhimento Temporário do Estádio e os restantes 31 em casa de familiares residentes na região. São sobretudo mulheres e crianças: 25 crianças e jovens até aos 20 anos, 19 pessoas com idades entre 21 e 50 anos e seis refugiados com mais de 50.

Ao grupo juntam-se mais três que efetuaram a viagem até à Bélgica no autocarro cedido pelo Município de Leiria.

Entretanto, já na madrugada desta segunda-feira, mais um autocarro de 50 lugares saiu de Leiria.

O envio foi organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria para apoiar os cidadãos ucranianos que fogem da guerra e que têm ligações à região ou pediram apoio.

Autocarro enviado pela CIMRL saiu na madrugada desta segunda-feira.

Através da plataforma “SOS Ucrânia – Região de Leiria”, a CIMRL também disponibiliza alojamentos para acolher refugiados que venham para a região.

Até ao momento, está prevista a disponibilidade imediata nos dez municípios da CIMRL para 250 cidadãos, número que deverá aumentar nos próximos dias, graças ao registo de mais ofertas municipais, da sociedade civil, IPSS e empresas. O objetivo é disponibilizar apoio a cerca de meio milhar de cidadãos refugiados da Ucrânia, refere a CIMRL em comunicado.

Note-se que, na passada sexta-feira, dia 11, e esta madrugada, dia 14, partiram missões organizadas, e com a colaboração da CIM da Região de Leiria, de resgate para as zonas de fronteira da Ucrânia, que irão trazer mais de três centenas de cidadãos ucranianos deslocados da guerra, com chegada prevista até ao final da presente semana.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados