Assinar
Batalha

Conferência revela segredos do restauro e da imagem de Nossa Senhora do Fetal

Foi recentemente alvo de restauro e de um estudo com o objetivo aprofundar o conhecimento a obra

A Comissão da Fábrica da Igreja da paróquia da Nossa Senhora dos Remédios, no concelho da Batalha, promove no dia 25 de junho a “Conferência Restauro da Imagem da Srª do Fetal”.

A iniciativa decorre pelas 16h00 na igreja do Santuário de Nossa Srª do Fetal, no Reguengo do Fetal, com a presença de quatro oradores: Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima; Vanessa Antunes, conservadora-restauradora de pintura, investigadora contratada do Artis-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Milene Santos, mestra em Restauro do Património – Salvaguardar Património, e Daniela Morgadinho, mestra em Restauro – Salvaguardar Património.

A imagem de Nossa Senhora do Fetal é de pedra branca, com pintura policromada, está sentada com o Menino sobre o joelho esquerdo, tendo a altura de 38 centímetros.

Foi recentemente alvo de restauro e de um estudo com o objetivo aprofundar o conhecimento a obra.

O padre natural do Reguengo do Fetal, Jacinto dos Reis, no livro “Invocações de Nossa Senhora”, escreve que “o culto da Senhora do Fetal vem de tempos imemoriais, existe referência que El-Rei D. Duarte (1433-1438) confirmou um privilégio que a confraria já tinha há muitos anos.

A documentação existente indica que por volta do ano de 1680 a imagem foi a encarnar de novo (pintura do ícone), trabalho realizado por um religioso Arrábido. Este trabalho, foi mandado executar por Dom Frei José de Lencastre, Bispo de Leiria, de 1681 a 1694”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados