Assinar
Cultura

João Pombeiro premiado no Retro Avant Garde Film Festival em Nova Iorque

O professor da ESAD.CR recebeu o prémio “Best Music Video” com um videoclipe criado para a artista Surma.

Um dos frames do trabalho imaginado e concretizado pelo artista plástico das Caldas da Rainha, que recorreu a recortes de imagens e filmes antigos

João Pombeiro, artista plástico e professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), venceu a categoria “Best Music Video” da edição deste ano do Retro Avant Garde Film Festival, de Nova Iorque.

O videoclipe produzido para a música “Wanna Be Basquiat” de Surma, em 2019, valeu a distinção ao artista e cineasta. Os resultados foram divulgados em dezembro na página online do festival.

Através de recortes de imagens e filmes antigos, a obra de João Pombeiro apresenta uma narrativa abstrata e fictícia sobre o desenvolvimento suburbano e industrial de uma cidade e o sonho dos habitantes em alcançar a prosperidade.

Esteve também a concurso neste festival outro videoclipe criado por João Pombeiro para o tema “Back to Nature”, dos Nightmare on Wax.

Este não é, no entanto, o primeiro prémio alcançado pelo artista com o trabalho desenvolvido para Surma.

A criação para “Wanna Be Basquiat” garantiu em 2019 o primeiro lugar na categoria “Melhor Videoclipe” no festival de animação, videojogos e arte digital, Bit Bang, de Buenos Aires. O videoclipe já esteve também em exibição em diversos festivais nacionais e internacionais, nomeadamente na Grécia, na Roménia, no “Cinema no Estendal”, em Portugal, na Sérvia, nos Estados Unidos da América, na Nova Zelândia, na Austrália e em Alemanha.

Outros trabalhos de João Pombeiro podem ser consultados aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados