Assinar
CTSP / TeSP

Gestão de Turismo

 preparação de profissionais altamente qualificados em termos técnicos e comportamentais, torna-se fundamental para dar resposta às pressões de um mundo em constante transformação, ajudando as organizações turísticas a obter os resultados desejados. As características atuais do mercado de trabalho exigem, cada vez mais, a otimização da gestão nos mais variados sectores através da qualificação do capital humano das organizações. É neste contexto que surge a proposta de se formar Técnicas/os Superiores Profissionais em Gestão de Turismo.

Torna-se evidente a necessidade de formar profissionais para integrar nas empresas com atividades turísticas da região, a qual se assume como um local por excelência ao nível de património gastronómico, industrial e turístico. Praias, museus, turismo industrial é uma forte marca desta região. Note-se ainda que, esta região carateriza-se por uma elevada densidade geográfica; um elevado número de pessoas com habilitações ao nível do ensino secundário, com condições para obter uma especialização nesta área.

O ISDOM encontra-se localizada numa região turística com muitas unidades hoteleiras, restaurantes, museus, com um potencial de crescimento forte, com um posicionamento geográfico privilegiado e perspectivando-se a empregabilidade dos alunos.

Objetivos

Descrição geral

Planear e gerir atividades turísticas, nomeadamente, operações de gestão empresarial, comercial e marketing, eventos e animação, itinerários turísticos e reservas, tendo em conta a legislação e os padrões de qualidade aplicáveis ao setor.

Atividades principais do perfil profissional

  • Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas.
  • Desenvolver operações de cálculo matemático e procedimentos estatísticos aplicados à gestão.
  • Definir planos de marketing, incluindo o marketing digital.
  • Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente.
  • Planear e organizar eventos e atividades de animação turística.
  • Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos.
  • Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial.
  • Planear e gerir itinerários turisticos.
  • Gerir operações turísticas em Agências de Viagens.
  • Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
  • Desenvolver procedimentos de gestão da qualidade na empresa turística.
  • Desenvolver estudos de mercado relacionados com a atividade turística.
  • Desenvolver processos conducentes à preservação e melhoria da segurança e higiene no trabalho.

Competências

Conhecimentos:

  1. Conhecimentos profundos de gestão de empresas turísticas
  2. Conhecimentos fundamentais do contexto sócio-económico dos destinos turísticos
  3. Conhecimentos fundamentais das tendências do turismo na atualidade
  4. Conhecimentos profundos em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua materna
  5. Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em línguas estrangeiras
  6. Conhecimentos especializados de técnicas comerciais
  7. Conhecimentos especializados em técnicas de venda e negociação
  8. Conhecimentos especializados em estudos de mercado
  9. Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de marketing da empresa turística
  10. Conhecimentos especializados de técnicas de gestão de recursos humanos
  11. Conhecimentos fundamentais de hotelaria e restauração
  12. Conhecimentos especializados em itinerários turísticos
  13. Conhecimentos especializados de organização de eventos e animação turística
  14. Conhecimentos fundamentais de gestão da qualidade em empresas turísticas
  15. Conhecimentos fundamentais de segurança, higiene e saúde no trabalho
  16. Conhecimentos fundamentais e especializados em operações turísticas em Agências de Viagens
  17. Conhecimento especializado na utilização de sistemas de informação aplicados à distribuição turística.
  18. Conhecimentos fundamentais dos sistemas e tecnologias de informação
  19. Conhecimentos fundamentais em inovação aplicada à gestão de empresas de turísticas
  20. Conhecimentos fundamentais de cálculo matemático e tratamento e análise estatística
  21. Conhecimentos especializados em técnicas de contabilidade de gestão
  22. Conhecimentos fundamentais de legislação turística

Aptidões

  1. Aplicar conceitos de gestão à empresa turística
  2. Identificar as tendências do turismo e aplicá-las à gestão da empresa turística.
  3. Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita na língua materna, controlando e adaptando essa comunicação às exigências da situação.
  4. Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita numa lingua estrangeira, adaptando a comunicação às exigências da situação.
  5. Aplicar estratégias de dinamização de trabalho em equipa
  6. Aplicar técnicas e metodologias de gestão da informação adequadas á resolução de problemas e ou reclamações
  7. Identificar e aplicar técnicas comerciais, de venda e negociação
  8. Preparar e organizar um plano de marketing, incluindo o marketing digital.
  9. Criar mecanismos de gestão e avaliação dos recursos humanos das empresas turísticas
  10. Aplicar técnicas de gestão da informação sobre hotelaria e a restauração na perspetiva da melhoria dos serviços oferecidos aos clientes
  11. Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
  12. Desenvolver operações turísticas em Agências de Viagens de acordo com as necessidades dos clientes
  13. Recolher, organizar e tratar dados estatísticos
  14. Aplicar técncas de gestão dos sistemas de informação orientadas para a melhoria da eficácia e eficiência da empresa turística
  15. Identificar e aplicar conceitos de inovação aplicada à gestão de empresas turísticas
  16. Aplicar técnicas de contabilidade de gestão da organização turística
  17. Identificar, supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de qualidade nas empresas turísticas
  18. Identificar, supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança nas empresas turísticas
  19. Aplicar a legislação adequada ao contexto da atividade da empresa turística
  20. Conceber e dinamizar eventos de animação turística e itinerários turísticos adequados às necessidades dos clientes

Atitudes

  1. Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
  2. Demonstrar a capacidade de adaptar a linguagem às características dos interlocutores tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros
  3. Demonstrar capacidade de Iniciativa e dinamismo
  4. Demonstrar capacidade de criatividade e inovação
  5. Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
  6. Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão, em situações correntes ou em situações complexas de resolução de problemas
  7. Demonstrar uma conduta ética e socialmente responsável
  8. Demonstrar capacidade de liderança e de espírito empreendedor
  9. Demonstrar capacidade de abertura à aprendizagem ao longo da vida
  10. Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
  11. Demonstrar capacidades de organização e planeamento do trabalho orientado para a qualidade
  12. Demonstrar determinação para cumprir objetivos

Instituição:
ISDOM - Instituto Superior D. Dinis da Marinha Grande
Saber mais
Condições de acesso:
  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pelo ISDOM;
  • Titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.