Assinar

Opinião: “Orienta-te” – Educar para o Futuro

Com o “Orienta-te”, pretende-se apoiar a inserção dos alunos num mercado de trabalho, hoje bastante especializado, volátil e ambíguo.

rosto de Anabela Graça, vereadora da cultura e educação da Câmara Municipal de Leiria

No âmbito do Programa Local de Orientação Vocacional e Profissional do Concelho de Leiria, o município de Leiria tem vindo a apoiar várias iniciativas inseridas no projeto “Orienta-te”, dinamizadas em parceria com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) das escolas do concelho, com o propósito de criar uma rede comunitária de serviços de orientação e aconselhamento de carreira.

Várias são as atividades realizadas pelo “Orienta-te”. Destacam-se a participação na Feira do Emprego e orientação, uma iniciativa de divulgação de oferta escolar e formativa do Concelho de Leiria, desenvolvida com o “Região de Leiria”, o encontro anual de partilha e divulgação de projetos e experiências e as ações de especialização do conhecimento em temáticas associadas à prática de orientação profissional e vocacional. Várias outras iniciativas têm sido levadas às escolas, c om o propósito de aumentar o conhecimento, nos alunos, das profissões em diferentes áreas. Destacam-se, este ano, o projeto educativo “A música dá trabalho”, da Omnichord, que dá a conhecer as profissões associadas ao sector da música.

Com o “Orienta-te”, pretende-se apoiar a inserção dos alunos num mercado de trabalho, hoje bastante especializado, volátil e ambíguo, e que reclama a necessidade de criar, empreender e decidir autonomamente. Projetos como o “Empreendedorismo nas Escolas”, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, revelam-se, neste âmbito, essenciais para desenvolver, em professores e alunos várias competências, tais como a criatividade e o espírito crítico, bem como o espírito de iniciativa, a liderança e o trabalho em equipa, competências essas que preparam a inserção profissional no séc. XXI.

O “Orienta-te” atribui um selo comunitário ao trabalho de educação para a carreira, complementando as intervenções de orientação escolar e profissional dinamizadas pelos SPO. As iniciativas de caráter formativo e de ligação ao mundo empresarial que promove, garantem, não só que a escola dê resposta às necessidades das empresas, mas também a que as empresas potenciem a qualificação e a inserção profissional dos alunos.

O contacto com o tecido empresarial ajuda os alunos a adaptar-se ao ensino superior e ao mercado de trabalho, sendo certo que quanto maior for o número e a diversidade das experiências de contacto com o tecido empresarial local e os recursos na comunidade social, mais conhecem as profissões e mais oportunidades têm de explorar e aprofundar os seus interesses profissionais e objetivos de carreira. Por outro lado, estas experiências constroem, nos alunos, atitudes e competências altitudinais e afetivas, tais como curiosidade, autonomia, cooperação, planeamento, confiança e responsabilidade, que os ajudam a lidar construtivamente com a mudança e com a adversidade, tornando-os mais resilientes para a integração e reconversão profissional futura. Sublinhe-se, a este propósito, projetos educativos como o “Valoriza-te”, desenvolvido pelo Município, em parceria com a Nerlei e a Acilis. Com o Programa Local de Orientação Vocacional e Profissional do Concelho de Leiria o município pretende, através das diferentes iniciativas de educação vocacional e profissional, criar uma estrutura coordenada de apoio aos processos de escolha e decisão em momentos significativos de transição escolar e profissional, contribuindo para aumentar a confiança dos alunos nas suas capacidades, ajudando-os a ser mais positivos e proativos face ao seu futuro.

Anabela Graça
Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Leiria

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.