Assinar

Uma dezena de empregos para o futuro

No topo das preferências do mercado estão os especialistas em inteligência artificial.

As grandes tendências para o futuro do trabalho apontam para profissões que ganham especial relevo para os próximos anos.

No topo das preferências do mercado estão os especialistas em inteligência artificial. Olhando para os Estados Unidos da América, um relatório do LinkedIn refere que o aumento de empregos neste sector cresceu 74% em quatro anos. “Tudo indica que esta tendência deverá continuar em 2022”, aponta um artigo da Business Insider.

Com a crescente importância dos dados e da informação na gestão das organizações, não surpreende que o Cientista de Dados esteja no ranking das profissões com previsível crescimento nos próximos anos. Bancos, telecomunicações e empresas de pesquisa, são alguns dos sectores apontados como estando entre os maiores empregadores nesta área profissional.

Tanto a inteligência artificial como a gestão de dados, andam de mãos dadas com inovações que começam a sublinhar-se no mercado de trabalho, de que a robotização é um dos aspetos mais relevantes. E, de facto, a Engenharia Robótica é uma das áreas profissionais para as quais se antevê um crescimento significativo. A Bloomberg aponta que a UiPath – empresa na área da robótica – valorizou 36 biliões de dólares num só ano, exemplo acabado do crescimento acelerado do sector.

Outra das linhas profissionais em alta passa por especialistas altamente qualificados em internet, aplicações e desenvolvimento de software, aponta um artigo da Bussiness Insider. Por outro lado, com a virtualização da economia, os especialistas na “Cloud”, ganham importância.

Outra das funções em alta passa pela capacidade de trabalhar em Javascript – linguagem de programação de uso geral, aplicada principalmente para desenvolvimento web e desenvolvimento de software -, explica um relatório da rede social profissional, LinkedIn.

Apesar de tanto peso tecnológico nos empregos do futuro, a economia continua a funcionar com inovação nos planos de negócios, vendas e outros métodos comprovados. Especialistas no desenvolvimento de vendas e captação de novos mercados e clientes, continuam altamente valorizados.

É praticamente escusado referir um dos maiores desafios que têm sido colocado às organizações públicas e privadas: a segurança informática. A tendência de ataques e de exploração das vulnerabilidades parece ter vindo para ficar. Também a importância de profissionais especializados em cibersegurança cresce a cada dia que passa.

O último par de áreas profissionais com franco potencial, passa pela especialidade de relacionamento com clientes e conhecimento de produto e, ainda, o trabalho em desafios comportamentais e de saúde mental. É identificada a tendência de procura de profissionais capazes de ajudar na área das ciências do comportamento. O bem-estar continua a ser uma preocupação e uma oportunidade de trabalho.

Estas são algumas das áreas que são identificadas em diversos relatórios. O futuro, todavia, pertence a profissionais motivados para as várias áreas, concordam os especialistas.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar