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Formação Emprego mais Digital

Atendimento não Presencial ao Cliente

Objetivos

Identificar os princípios do e-commerce e do e-mercado.
Reconhecer a especificidade da comunicação comercial em comércio a distância.
Identificar e caracterizar as fases de atendimento ao cliente em contexto telefónico e através de plataformas multicanais.
Aplicar as técnicas de comunicação verbal e não específicas do atendimento não presencial.
Aplicar as regras de comunicação escrita nos diferentes canais de comunicação a distância (loja online, plataforma digital, redes sociais)..

Conteúdos programáticos

Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais
Funções e competências do técnico de comunicação e assistência ao cliente no atendimento ao cliente
Organização das equipas em empresas de contact centre
Comércio a distância – conceitos gerais
Comércio por via telefónica
Comércio através de plataformas digitais e canais online
Comércio fora do estabelecimento comercial
Conceito e âmbito do e-commerce
Características do e-commerce
Segurança do comércio eletrónico
e-Business- conceitos gerais
Conceito e âmbito dos serviços prestados
Características dos serviços de e-business
Estratégias de comunicação no comércio a distância
Marketing direto na internet
Utilização dos canais online como estratégia de marketing
Lojas online, plataformas multicanais, redes sociais
Atendimento ao cliente em contexto telefónico
Abordagem inicial
Diagnóstico de necessidades
Análise prévia do comportamento do e-consumidor
Estrutura de um guião de “perguntas tipo”
Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância
Linguagem positiva
Comunicação paralinguística
Técnicas de expressão
Retórica e persuasão
Estratégias de captação e fidelização de cliente
Aspetos legais e éticos do comércio a distância
Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet
Condições contratuais de venda, entrega e pós venda
Modalidades de entrega ou de prestação de serviço
Meios e formas de pagamento
Normas de conduta da comunicação comercial
Sistema de informação do serviço
Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático) (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS
Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
Normas de segurança da informação

Destinatários

– Habilitações mínimas: 9º ano
– Formação direcionada Empresas da Região Centro
– Ativos/ Empregados

– Documentos obrigatórios:
• Documento de identificação pessoal;
• Certificado de Habilitações Concluídas (não são aceites certificados de frequência);
• Comprovativo face ao emprego:
1) Declaração da entidade empregadora a atestar o horário normal de trabalho do/a colaborador/a; (no caso de trabalhadores por conta de outrem
2) Declaração de início de atividade e declaração a atestar o horário normal de trabalho; (no caso de trabalhadores por conta própria);
• Comprovativo Bancário do IBAN/NIB onde conste a titularidade do formando/a, para transferência do subsídio de refeição, caso aplicável;
-Comprovativo de morada fiscal.

Observações
– A ação de formação garante certificado de formação e subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia de formação, sendo válido para o cumprimento das 40h obrigatórias previstas no Código do Trabalho.
– A ACILIS reserva-se no direito de adiar, alterar ou anular a ação de formação sempre que não reúna o número mínimo de 15 formandos ou por motivos imprevistos.

Todas as inscrições estão sujeitas a um processo de seleção, em caso de excesso de inscrições, com base nos seguintes parâmetros:

  • Ativos empregados de empresas associadas da ACILIS;
  • Seleção de inscrições por ordem de receção;
  • Entrega da toda a documentação no ato de inscrição.

HUMANPORTAL (acilis.pt)

Instituição:
ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria
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