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Clubes e Projetos

Projetos e Clubes a funcionar no AEHS 2021/2022

Home - "Wide Education" - Projeto Erasmus AC1 (2018/2020)

Erasmus +  “Comprometernos hoy para un futuro sostenible”  

O projeto “Comprometernos hoy para un futuro sostenible” (Comprometermo-nos hoje para um futuro sustentável) pretende abordar a temática do Ambiente, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O país coordenador é Espanha e terá como parceiros Portugal, França, Alemanha e Finlândia.

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Erasmus+ United in diversity 

O projeto “United in diversity” (unidos na diversidade) tem como objetivos reforçar o sentido de cidadania europeia, apoiar os alunos na aquisição de competências cognitivas, sociais e de comunicação que lhes permitam reconhecer a história comum europeia, alicerce do nosso futuro, e AINDA construir uma rede europeia de escolas que sustentem o seu desenvolvimento a longo prazo. 

Os parceiros deste projeto são escolas da Hungria (país coordenador), Espanha, Itália, Croácia e Letónia.

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Erasmus+ “Green Jobs” 

O projeto “Green Jobs” tem como objetivo ajudar os alunos a descobrirem empregos “verdes”, vinculados ao desenvolvimento sustentável, e pressupõe o encetar de parcerias com empresas locais em que os mesmos realizarão estágios durante um período de 10 dias.

Os parceiros deste projeto são escolas de França (país coordenador), Turquia, Grécia, Roménia, Lituânia e Espanha.

Pode ser uma imagem de texto que diz "agrupamento de escolas HENRIQUE SOMMER maceir maceira-leiria Erasmus+ "GREEN JOBS" Co-funded by the Erasmus+ Programme of the European Union"

Erasmus+ AEHS a bordo… rumo à Europa!

O projeto Erasmus+ 2022-1-PT01-KA122-VET-000070433 – AEHS a bordo… rumo à Europa! foi aprovado pela Agência Nacional com a subvenção total de 98 560,00 €.

Com este projeto pretendemos organizar estágios de curta duração no estrangeiro para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e 3º ano do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

Existirão dois fluxos de alunos, um entre maio e julho de 2023 e outro entre abril e maio de 2024. Para cumprir o objetivo da integração de alunos desfavorecidos em termos sociais e económicos, uma percentagem dos alunos selecionados serão alunos apoiados pela Ação Social Escolar e outra percentagem serão alunos com necessidades educativas, abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018. Os formandos serão selecionados de acordo com critérios que serão atempadamente comunicados e publicados. Os 2 fluxos de alunos terão 2 professores como acompanhantes que irão fazer a integração dos mesmos e os irão acompanhar na ida e também na volta. Os professores serão também responsáveis para recolha e verificação dos documentos e dos certificados e farão com os monitores das empresas a avaliação de cada formando. Os professores acompanhantes serão professores da componente de formação tecnológica de cada um dos cursos.

Para além de todos os conhecimentos adquiridos na área da formação tecnológica, os alunos irão aprender a serem mais autónomos, responsáveis e confiantes. Irão conhecer a cultura, a língua, os hábitos e a história de outro país europeu. Irão aprender a viver, conviver e partilhar com outros colegas. Irão aprender a fazer a gestão financeira do dia-a-dia. Irão melhorar as suas competências ao nível do trabalho em equipa. Irão aprender a utilizar meios de transporte coletivos que não estão disponíveis no local onde vivem. Será também expectável que melhorem o conhecimento acerca da Cidadania Europeia.

Os alunos ao saírem do país, alguns pela primeira vez, irão também sair da sua zona de

conforto, onde são apoiados pelas suas famílias e professores. Assim, os alunos terão

oportunidade de melhorar: as suas competências línguas, a autonomia; a responsabilidade; a confiança; as suas competências sociais (pois irão conhecer novas pessoas no local de estágio e viver e conviver com colegas no mesmo apartamento); as competências ao nível da cooperação e da colaboração (para serem bem sucedidos no estágio terão de trabalhar em conjunto com os funcionários e no apartamento terão que dividir tarefas com os colegas).

Terão oportunidade de melhorar os conhecimentos relacionados com a sua área de formação.

Terão oportunidade de conhecer outra cultura, outros hábitos e a história de outro país. De salientar que muitos destes alunos, ao serem carenciados, estarão a ter uma oportunidade que dificilmente teriam de outra forma. Os países selecionados para esta candidatura foram Espanha, Itália e Eslovénia.

Resumindo, primeiro que tudo, pretendemos que todos os alunos dos Cursos Profissionais melhorem e promovam os seus conhecimentos e as suas competências. Pretendemos dar igualdade de oportunidades e de acesso, inclusão e equidade aos alunos com menos oportunidades. Pretendemos que os alunos possam experimentar uma situação de estágio noutro país da Europa. Pretendemos ainda que os professores dos cursos profissionais possam observar como funciona o ensino profissional e os estágios curriculares noutras realidades.

Estas duas atividades têm como objetivo que os professores reflitam sobre as suas práticas e possam melhorá-las ou inová-las. Pretendemos aumentar a nossa rede de parceiros com a finalidade de criar novos projetos Erasmus + de cooperação.

Programa Eco-Escolas 

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul, e apoiado localmente pelos Municípios Parceiros, que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. 

O programa tem como objetivo incentivar a escola a desenvolver ações no âmbito da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, proporcionando-lhes formação e acompanhamento, sobretudo metodologia e materiais pedagógicos e realizando ações que facilitem a implementação do programa. A proposta à escola consiste na adoção de uma metodologia de trabalho que, articulando atividades de exploração de diversos temas, uns obrigatórios e outros de escolha, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. Ainda, é desenvolvido um diversificado conjunto de iniciativas para a rede, sob a forma de projetos, desafios e concursos aos quais a escola pode aderir. Estas iniciativas visam capacitar e equipar as várias escolas participantes, motivando para a abordagem de diversas temáticas relacionadas com os seus planos de ação. Também, reconhecem, divulgam e, em alguns casos, premeiam as escolas mais empenhadas.

As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa deverão proporcionar-lhes a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global. Este esforço é reconhecido através da atribuição anual de uma Bandeira Verde, o Galardão, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

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Plano Nacional do Cinema 

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através dos Gabinetes do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação, pelo Gabinete do Secretário de Estado da Educação, operacionalizada pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC). 

O PNC constitui-se como um Protocolo Institucional, celebrado entre os organismos supracitados, em março de 2015, e afirma-se num quadro alargado de valorização da literacia para os media e de promoção do conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais, e promoção da língua e da cultura portuguesas. 

O PNC visa a valorização de uma cultura audiovisual junto das comunidades educativas, propõe-se dar mais visibilidade à arte do cinema em contextos pedagógicos, e valoriza, quer a adoção de processos de trabalho colaborativo, quer a implementação de projetos/iniciativas de integração curricular. 

O PNC é operacionalizado por uma equipa de trabalho que dá continuidade ao planeamento de um conjunto de ações e atividades dinamizadas com o objetivo de promover o acesso dos alunos da Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário ao património cinematográfico nacional e mundial. Destacam-se, de entre os seus propósitos: 

– a implementação da literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, nos termos do artigo 23º da Lei nº 55/2012, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 28/2014, de 19 de maio; 

– a formação de públicos escolares para o cinema, garantindo-lhes os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas.

Programa Ciência Viva na Escola

O projeto Clube Ciência Viva na Escola é um projeto dinâmico que funciona em rede com outras escolas, sendo reconhecido pela DGE e pela Ciência Viva.

O Clube Ciência Viva funciona na Escola como um espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas. 

O Clube Ciência Viva na Escola assenta num conceito dinâmico e plural, enquanto estrutura de ciência e conhecimento adaptada às características específicas das organizações parceiras que a constituem e do meio social e cultural em que se insere. 

Com este projeto pretende-se contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida. É privilegiado a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, gerando lógicas organizativas mais flexíveis.

 Neste projeto desenvolvem-se várias atividades e partilham-se conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.

e.Safety label

O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer possui o Selo de Segurança Digital (eSafety Label), um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, que visa promover um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem.

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2021/22 | SeguraNet

eTwinning 

O eTwinning é um projeto que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) de escolas europeias, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. É a maior comunidade de aprendizagem na Europa. Os projetos aliam a tecnologia ao desenvolvimento das competências do século XXI, tendo por base o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e o desenvolvimento de competências digitais, num ambiente de aprendizagem ativa e de partilha de conhecimentos. Os projetos eTwinning destinam-se a alunos e professores desde o pré-escolar ao ensino secundário, de todas as áreas disciplinares, tanto em escolas públicas como privadas.

Atualmente estão ativos 3 projetos eTwinning /Erasmus+ no Ensino Secundário  e um projeto eTwinning no pré-escolar. O nosso Agrupamento foi galardoado com o selo de Escola eTwinning.

Escola Etwinning

Clube Europeu HS

Os Clubes Europeus visam criar entre os seus membros um espírito europeu de cidadania ativa e destinam-se a alunos do pré-escolar ao secundário.

O Clube Europeu HS é um Clube dinamizador de atividades no domínio da Educação Europeia baseando-se no Regulamento dos Clubes Europeus e nas Orientações da Direção Geral da Educação (DGE), entidade responsável pela coordenação dos clubes. Este Clube tem como objetivo consciencializar os jovens cidadãos europeus para o facto de sermos Europa, de vivermos numa sociedade global onde valores como a paz e a solidariedade devem ser cultivados e onde os direitos do Homem e a defesa e conservação do ambiente e do património cultural sejam uma realidade. 

Plano Nacional das Artes

O Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes, através da criação do Projeto Cultural de Escola.

O Projeto Cultural de Escola pressupõe a criação de um ID cultural do Agrupamento: a identidade cultural, patrimonial e artística do território educativo – que inclui o mapeamento da cultura local, das instituições que é necessário conhecer e com quem pode colaborar: a história local, as obras, os artistas, personalidades, as tradições, o património natural e cultural, material e imaterial, que os alunos  do nosso  agrupamento têm de conhecer ao longo da sua formação – atendendo, sempre, às oportunidades da programação e da oferta cultural.

Academia de Líderes UBUNTU/ Clube UBUNTU AEHS

O projeto Escolas UBUNTU – Academia de Líderes UBUNTU/ Clube UBUNTU AEHS é um Projeto do Ministério da Educação, no âmbito do Plano 21/23 Escola+, Ação Específica 1.6.2 – Programa para competências sociais e emocionais.

Ubuntu é uma filosofia de origem africana, que significa “Eu sou porque tu és”, valorizando a relação, a interdependência e a responsabilidade perante o outro. A Academia de Líderes Ubuntu nas Escolas é um programa de capacitação através de um modelo de educação não formal, inspirado pela filosofia Ubuntu, que tem o objetivo de capacitar para a liderança servidora ao serviço da comunidade. Durante uma semana intensiva de trabalho com os jovens pretende-se formar para a liderança servidora, trabalhar o seu sentido e o seu propósito, promover as suas competências socio emocionais, potenciar competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos, negociação, etc.

O método Ubuntu utilizado na Academia de Líderes Ubuntu tem como objetivo o desenvolvimento de cinco pilares centrais – Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço, dinamizado pelos 6 Educadores UBUNTU AEHS e por uma equipa de formadores da Academia de Líderes UBUNTU do Instituto Padre António Vieira (IPAV).

Clube de Programação e Robótica

O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer integra a Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR) e tem a funcionar o Clube CodeKidsHS. Este Clube tem como objetivos auxiliar no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.

Clubes de programação e robótica | Direção-Geral da Educação

Selo EQAVET

O EQAVET (acrónimo de European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training, em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de Ensino e Formação Profissional (EFP). O EQAVET salienta o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível dos sistemas e dos operadores EFP. Atribui um papel determinante à autoavaliação sistemática e compreende mecanismos de avaliação interna e de avaliação externa que devem ser definidos pelos Estados Membros. O AEHS obteve o Selo de Conformidade EQAVET, que certifica que o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer se encontra alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais, em 27/10/2020.

SELO DE CONFORMIDADE EQAVET - Ag. Escolas Ferreira de Castro - OAZ

Empreendedorismo nas Escolas

Empreendedorismo nas Escolas o que é? Um projeto educativo, dirigido ao 3.º Ciclo e ao Ensino Secundário e profissional, capaz de desenvolver, em professores e alunos, o espírito de iniciativa e de liderança, a inter-ajuda e o trabalho em equipa, a invenção e a criatividade, o espírito empreendedor e as competências para o séc. XXI. O projeto de Empreendedorismo nas Escolas entra nas escolas, nas salas de aula e nos recreios, para apoiar os professores e alunos a porem as suas ideias em prática e a acreditarem no seu valor. O propósito deste projeto é criar escolas, professores e alunos que tornem possível a geração de novas ideias, com mais e melhores inovações, carregadas de criatividade e originalidade, viradas para as comunidades, com um foco no empreendedorismo do território.

Projeto leitur@s Dinâmic@s Inclusivas

Trata-se de um projeto da Biblioteca Escolar, iniciado no ano letivo 2012/2013, destinado a um grupo de alunos com Necessidades Educativas Específicas, a beneficiar de medidas adicionais/ adequações curriculares, no âmbito da promoção da leitura e da literacia.

Este projeto centra-se na relação do aluno com o livro, fazendo da leitura, em diferentes suportes, uma aventura de descoberta de novos sentidos e inesperadas associações com as múltiplas formas de arte, privilegiando as novas tecnologias na materialização do “Aprender a Ser e Ser com Saber… Um Caminho Partilhado”, lema do nosso Projeto Educativo.

Partindo da leitura por puro prazer ou por frutuoso investimento no desenvolvimento de competências, este projeto almeja o crescimento cabal do indivíduo, tornando o livro num indispensável aliado para a sua inclusão. Assim, o livro, ainda que em diferentes suportes, constitui-se como ponto de partida para as diferentes atividades a desenvolver. As tecnologias de informação e comunicação materializar-se-ão como parceiro privilegiado na promoção da literacia e e-literacia, cedendo algum protagonismo às diversas manifestações e expressões artísticas, como a arte manual, a pintura, a música, a fotografia…

As atividades a desenvolver procuram ir ao encontro das necessidades específicas destes alunos, de forma a rentabilizarem as suas capacidades enquanto futuros cidadãos ativos e autónomos. O projeto pretende sobretudo privilegiar a tomada de consciência por parte destes alunos de que Ser Especial também é Ser Capaz e que a leitura/ o livro está ao alcance de todos, mesmo dos “não leitores de palavras”.

Projeto Ler, descobrir e aprender – aprender com o 1.º CEB, no âmbito do PNL (1.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento)

A professora bibliotecária, em articulação com os docentes titulares de turma do 1.º CEB, realiza sessões de animação de leitura, com todas as turmas do 1.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade (2.º período: 3.º e 4.º anos; 3.º período: 1.ºano).

Em cada ano de escolaridade são selecionadas até duas obras, preferencialmente de autores portugueses, constantes das listagens do PNL. A escolha das obras tem como critérios as temáticas da cidadania e a promoção da leitura e do livro.

Projeto “A janela de Euclides” – Matemática, magia e criatividade, ou um olhar diferente sobre “coisas”

Trata-se de um projeto da Biblioteca Escolar, iniciado no ano letivo 2014/2015, destinado aos alunos do 2.º ano de escolaridade. 

O grande objetivo deste projeto é potenciar o despertar dos alunos para o estabelecimento de uma rede de relações entre conteúdos temáticos e a sua própria realidade, no sentido de aumentar a sua motivação e alimentar a sua criatividade e abertura para a Matemática do mundo que os rodeia e para a criação literária como exercício prático dos géneros, espécies e formas literárias.

As brincadeiras e desafios abrem um canal para explorar ideias matemáticas de forma menos convencional, mais desafiante e melhoram os níveis de motivação das crianças uma vez que, em situação mais informal, mesmo os mais desmotivados se tornam mais persistentes, dedicam mais tempo às atividades, enfrentando os obstáculos, os fracassos e quaisquer adversidades que emergem durante o processo, que noutras situações mais formais poderiam fazê-los desistir.

Matemática e literatura, matemática e produção escrita, porque não? 

Ou a partir de uma obra literária que potencie aprendizagens em matemática, ou através do desafio de um qualquer processo de escrita sobre um qualquer assunto ou conceito matemático, as crianças do 2º ano são levadas a perceber que a matemática está “em todo o lado” e que faz parte da nossa vida e uma obra ou uma produção escrita podem servir de mote ao desafio da criatividade.

Academia Digital para Pais 

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.

Desporto Escolar

O Programa Estratégico do Desporto Escolar (PEDE) 2021-2025 fomenta a introdução à prática desportiva e à competição enquanto estratégias de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis, com respeito pelos princípios de igualdade de oportunidades e da diversidade, constituindo, assim, um importante meio para o desenvolvimento das áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Programa do Desporto Escolar 2017-2021 | Direção-Geral da Educação

E muito mais….

Instituição:
Agrupamento de Escolas Henrique Sommer
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