Oferta formativa

Que formação procuras?

Administração Pública

Licenciatura

Formar profissionais capazes de responderem aos novos desafios colocados ao serviço público: modernização, proximidade e dinamismo. O curso está alicerçado em áreas como o Direito, as Ciências Sociais e a Gestão e Contabilidade.

Administração Pública

Licenciatura

Os licenciados em Administração Pública poderão exercer atividades num amplo mercado de trabalho, que inclui não apenas os órgãos da Administração Pública, nacionais, regionais ou locais, mas igualmente em organizações autónomas e empresas públicas e privadas.A conclusão da Licenciatura far-se-á através de três percursos possíveis, que se consubstanciam na opção por um dos três menores existentes e cuja especificidade em termos de saídas profissionais, pode apresentar a seguinte forma: Administração Pública e Políticas Públicas:Os licenciados em Administração Pública e Políticas Públicas estarão especialmente preparados para dominar os instrumentos indispensáveis a uma correta definição de políticas públicas e gestão, planeamento, acompanhamento e avaliação de ações.Administração Pública e Ciência Política:Os licenciados em Administração Pública e Ciência Política apresentam especiais competências de ação profissional em instituições nacionais e internacionais do setor público, quasi-público (como organizações não governamentais) e privado (nomeadamente zonas de interação entre o público e o privado), especialmente nas áreas relacionadas com processos de definição e implementação de políticas públicas e estruturas institucionais e de governance.Administração Pública, Ordenamento do Território e Urbanismo:Os licenciados em Administração Pública, Ordenamento do Território e Urbanismo, encontram-se particularmente preparados para desenvolver atividades em organismos, públicos ou privados, cuja ação se traduza em ocupação e intervenção do e no território.

Alimentação Saudável

CTSP / TeSP

O Curso Técnico Superior Profissional em Alimentação Saudável tem como objetivo formar profissionais que, sob orientação de um nutricionista ou outro técnico especializado em alimentação, será capaz de conceber, organizar e executar, atividades de preparação e confeção saudáveis e/ou adaptadas às condições fisiopatológicas dos diferentes grupos populacionais, acompanhando as tendências de evolução e criatividade, respeitando os princípios da sazonalidade, da nutrição e da higiene e segurança alimentar. Atividades principais do perfil profissional: Conceber receitas saudáveis e inovadores, tendo presente os conhecimentos da saúde e nutrição. Implementar práticas de higiene e segurança alimentar em todas as etapas da produção de refeição. Planear normas de arrumação, inventariação, gestão de stock e manutenção de equipamento e utensílios. Colaborar na gestão da cozinha. Colaborar na organização da cozinha, tendo em consideração os princípios e procedimentos de acordo com normas e legislação em vigor. Estabelecer contactos com fornecedores, tendo em vista a gestão de custos e o controlo da qualidade dos produtos adquiridos. Assegurar a qualidade do serviço prestado, identificando situações de risco e agindo em conformidade. Nota: Lecionado em Torres Vedras

Alimentação Saudável

CTSP / TeSP

O Curso Técnico Superior Profissional em Alimentação Saudável tem como objetivo formar profissionais que, sob orientação de um nutricionista ou outro técnico especializado em alimentação, será capaz de conceber, organizar e executar, atividades de preparação e confeção saudáveis e/ou adaptadas às condições fisiopatológicas dos diferentes grupos populacionais, acompanhando as tendências de evolução e criatividade, respeitando os princípios da sazonalidade, da nutrição e da higiene e segurança alimentar. Atividades principais do perfil profissional:

Ambiente, Património e Turismo Sustentável

CTSP / TeSP

Planear, gerir e executar projetos e atividades de divulgação, preservação e de valorização e divulgação dos recursos ambientais e patrimoniais e turísticos intrínsecos a uma região, conjugando competências nas áreas das ciências naturais e sociais, no sentido de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento social, económico e turístico. Explorar, promover e comercializar produtos locais e regionais, através da constituição e empoderamento das organizações locais, utilizando para isso os canais tradicionais conectados com as plataformas proporcionadas pela Internet. Planear e concretizar roteiros turístico-culturais com base no património da região enquanto recurso endógeno. Atividades Principais Planear, gerir e executar projetos e atividades de preservação, valorização e divulgação dos recursos ambientais, patrimoniais e turísticos intrínsecos a uma região: Promover a sustentabilidade do desenvolvimento social, cultural, turístico e económico a nível regional; Programar a reabilitação e gestão de atividades de divulgação e exploração dos recursos naturais e culturais endógenos de uma região, de forma equilibrada e sustentada para o desenvolvimento local e para o lazer e turismo regional, nacional e internacional; Planear e Implementar atividades e projetos de dinamização turística e promoção de produtos de excelência de origem regional; Promover e explorar recursos multiculturais numa perspetiva de coesão das comunidades com a integração e dinamismo dos imigrantes, turistas e outros atores da globalização; Desenvolver projetos relacionados com a preservação e promoção turística dos recursos ambiental e cultural, com respeito pela conservação e valorização patrimonial; Planificar, gerir e executar atividades ao nível das micro e pequenas empresas relacionadas com a natureza ambiental, patrimonial e turística no domínio virtual ou no real; Elaborar itinerários turísticos, em que se utilizem os métodos, técnicas e boas práticas para este instrumento prático de promoção turística, nomeadamente ao nível do ecoturismo; Planear e gerir projetos criativos de animação do património cultural, etnográfico e folclórico, no sentido da valorização económica dos recursos locais e regionais; Projetar e realizar estudos orientados para a compreensão da cultura local, potenciando o património como fonte de turismo e desenvolvimento comunitário sustentável.

Análise de Dados e Estudos de Mercado

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional de Análise de Dados e Estudos de Mercado visa formar profissionais com competências específicas para planear, gerir e implementar metodologias de recolha de informação relevante para a empresa. Armazenar, manipular, visualizar e analisar dados, garantindo uma comunicação eficiente da informação contida nos dados, a especialistas e não especialista da área, de forma a apoiar na tomada de decisão Atividades Principais • Planear a recolha de dados adequados de acordo com os objetivos da empresa;• Identificar atributos de interesse no sistema de informação da empresa;• Recolher informação sobre e para a empresa, através da utilização de instrumentos adequados;• Armazenar e gerir os dados e informação recolhida, utilizando ferramentas informáticas adequadas;• Preparar os dados e informação recolhida para que possa ser analisada;• Aplicar métodos e técnicas estatísticas adequados às características dos dados e aos objetivos definidos;• Criar modelos adequados que permitam responder a diversas questões colocadas do presente e futuro da empresa;• Planear ações de melhoria para a empresa, de acordo com os resultados obtidos na análise feita;• Planear a realização de estudos de mercado, de acordo com os objetivos da empresa;• Aplicar a prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação de acordo com o planeamento;• Elaborar e apresentar relatórios com base no trabalho executado.

Análise Laboratoriais

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais visa formar profissionais aptos para planear, otimizar e executar procedimentos de análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial, com recurso aos métodos analíticos mais adequados, respeitando as normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito da acreditação e certificação e promovendo a melhoria contínua do controlo de qualidade analítica da empresa ou laboratório de análises. Atividades Principais Planear, otimizar e executar procedimentos de análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial Planear e executar a sequência da análise laboratorial selecionando a metodologia mais adequada à determinação pretendida Gerir e otimizar o processo de registo dos resultados obtidos durante a análise laboratorial e realizar o devido tratamento de resultados Planear, controlar e otimizar o processo de preparação dos materiais e equipamentos necessários à realização de análises e/ou ensaios, tendo em conta a natureza e os objetivos do trabalho Executar, avaliar e validar procedimentos, cálculos estatísticos e respetivos relatórios relativos a dados recolhidos no âmbito dos ensaios laboratoriais realizados Validar e efetuar o controlo de qualidade analítica na empresa ou laboratório de análises Promover e garantir o respeito pelas normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito dos processos de acreditação e certificação Promover a melhoria contínua do controlo de qualidade analítica da empresa ou laboratório de análises Participar na definição e implementação de planos de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos

Análises Laboratoriais

Curso Profissional - 12º ano

Perfil Profissional O Curso de Técnico de Análise Laboratorial tem como principal objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho através de uma aprendizagem prática. Atualmente, verifica-se uma procura crescente da qualidade, tanto a nível de produto final como de qualidade de produção, salientando-se assim, a importância dos ensaios físicos, químicos e microbiológicos para o controlo da qualidade. O que vai aprender? Saídas Profissionais Vai poder atuar em diversas áreas, desenvolver atividades em laboratório de análises clínicas e análises laboratoriais (água, solo, ar), laboratórios de indústria (alimentar, química, têxtil) e em laboratórios de escolas de diversos níveis de ensino. Mais informações através do e-mail iej@iej.pt

Animação em Turismo de Natureza e Aventura

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura visa formar profissionais aptos para  planear, coordenar e organizar atividades de animação turística em Turismo de Natureza e Aventura, respeitando a sustentabilidade, o bem estar do turista e as normas de segurança e a preservação do meio ambiente. Atividades Principais Gerir e implementar atividades de animação em turismo de natureza e aventura, de acordo com as tendências de desenvolvimento do setor Definir e programar de forma estruturada as atividades de animação em função dos segmentos de mercado, época do ano e recursos disponíveis Planear, coordenar e orientar atividades de animação turística em estruturas localizadas em espaços naturais e desportivos Gerir e supervisionar a equipa de animadores afetos às atividades de animação em turismo de natureza e aventura Gerir, liderar e acompanhar grupos de turistas, diagnosticando, prevenindo e resolvendo situações potenciais de conflito Identificar, gerir e prevenir os riscos inerentes à prática de atividades de turismo de natureza e aventura Planear e implementar estratégias conducentes à conservação de recursos naturais, no contexto de um turismo responsável e sustentável, e à resolução dos problemas decorrentes da utilização dos espaços naturais pela atividade turística Projetar e realizar atividades de medição e avaliação dos resultados das atividades turísticas desenvolvidas e otimizar a qualidade do serviço prestado Planear e implementar atividades de desenvolvimento de redes e parcerias entre equipas de profissionais de diferentes instituições, contribuindo para a promoção e dinamização dos recursos endógenos de cada região

Animação Sociocultural

Curso Profissional - 12º ano

Animação Turística

Licenciatura

Formar licenciados aptos a exercer funções em empresas, organismos e outras entidades ligadas ao setor turístico, desenvolvendo diferentes tipos de competências essenciais ao desempenho dos serviços associados às múltiplas vertentes da animação turística: desportiva, cultural, ambiental, lúdica e de entretenimento

Animador Sociocultural

Curso Profissional - 12º ano

O/A Animador(a) Sociocultural é o/a profissional qualificado a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo). As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

Antropologia

Licenciatura

Classificações Mínimas: Nota de Candidatura (NC): 100 pontos Prova de Ingresso (PI): 95 pontos Nota de Candidatura (NC): NC = 0,50*Média do Secundário + 0,50*Prova de Ingresso   Pré-Requisitos: Não Preferência Regional: Não

Apoio à Gestão

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão visa formar profissionais com competências específicas ao nível da coordenação e execução de operações associadas às diversas áreas funcionais da empresa. Atuam no planeamento, organização, direção e controlo da empresa, gere recursos e procura soluções, fazendo uso pleno dos sistemas integrados de gestão. Atividades Principais Colaborar nos diferentes processos de gestão da empresa Gerir sistemas integrados de gestão e selecionar em função das necessidades Parametrizar sistemas integrados de gestão Gerir materiais (stocks, vendas e encomendas) Coordenar os serviços de apoio à gestão financeira e administrativa Planear, organizar e executar a contabilidade geral da empresa Planear, organizar e executar a contabilidade de gestão Elaborar e apresentar relatórios e mapas de gestão Preparar a documentação necessária para o cumprimento das obrigações fiscais Elaborar o processamento de salários Construir e gerir bases de dados Desenvolver questionários online e gerir as bases de dados daí resultantes

Aprendizagem

Formação

Os cursos de aprendizagem permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, e o prosseguimento de estudos de nível superior. Condições de acesso: Jovens com idade inferior a 25 anos, com o 9.º ano de escolaridade ou superior, sem a conclusão do ensino secundário. Permite  obter uma certificação profissional de nível IV e concluir o ensino secundário. Para acesso aos conteúdos formativos consulte o Catálogo Nacional de Qualificações

Arquitetura

Licenciatura

Classificações Mínimas: Nota de Candidatura (NC): 100 pontos Prova de Ingresso (PI): 95 pontos Nota de Candidatura (NC): NC = 0,50*Média do Secundário + 0,50*Prova de Ingresso   Pré-Requisitos: Não Preferência Regional: Não

Artes Plásticas

Licenciatura

Objetivos Formar profissionais no campo da criação artística nas suas várias dimensões (tanto nos media tradicionais como nos novos media), dotando os diplomados de uma capacidade de problematização, crítica e experimentação, no âmbito da definição de um projecto artístico individual Área de estudoArquitectura, Artes Plásticas e Design

Atividades Marítimas e Fluviais

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional de Atividades Marítimas e Fluviais visa disponibilizar uma formação de carácter superior, virada para as aptidões necessárias para atividades marítimo-turísticas, pescas, aquacultura, entre outros, em que sejam necessárias competências náuticas e de segurança básica a bordo de embarcações.Portugal é um país de forte tradição marítima e é por isso necessário apostar em domínios diferenciadores, como é o caso do mar, turismo, indústria alimentar e outros. Este curso pretende formar técnicos superiores qualificados e competentes para desenvolver atividades marítimo-turísticas, pescas, aquacultura, entre outros, em que sejam necessárias competências náuticas e de segurança básica a bordo de embarcações, sempre com verdadeira preocupação pela qualidade ambiental e pela preservação dos recursos naturais disponíveis. Atividade Principais

Audiovisual e Multimédia

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Audiovisual e Multimédia visa formar profissionais aptos para conceber, planear e desenvolver a operação técnica e artística de audiovisuais em múltiplos contextos  de comunicação; assim como executar a instalação/manutenção de sistemas audiovisuais multimédia e a concepção de objectos audiovisuais multimédia de vários géneros. Atividades Principais Gerir e operar múltiplos sistemas audiovisuais de registo de som e imagem (fotografia, video e som) Gerir e operar com proficiência técnica sistemas multimédia complexos (hardware, periféricos e aplicações) Programar e instalar sistemas audiovisuais de multimédia interactivos (operador de equipamentos e sistemas digitais interactivos) Seleccionar e executar a manutenção de sistemas audiovisuais e multimédia (operador integrado de som, de imagem e multimédia interactivos) Conceber, optimizar e testar de equipamentos audiovisuais e multimédia (contextos institucionais e de comunicação publicitária) Criar e conceptualizar objectos audiovisuais e multimédia (concepção e realização de objectos audiovisuais para diferentes contextos de comunicação digital) Planear e realizar actividades como assistente de produção de audiovisuais e multimédia ( eventos e espectáculos mutimédia e artísticos) Planear e realizar actividades como Assistente de som (sonoplastia e pós-produção audio) Planear e realizar actividades como Assistente de imagem (edição e pós-produção de video digital)

Automação e Produção Industrial

CTSP / TeSP

Colaborar, de forma autónoma ou sob orientação, na implementação e melhoria contínua,dos processos automáticos de fabrico, nomeadamente implementar circuitos de comando baseados em autómatos programáveis, bem como assegurar o planeamento e controlo dos fatores produtivos,  contribuindo para a eficiência e competitividade das organizações. Objetivos A estratégia de desenvolvimento do CTSP em Automação e Produção Industrial baseia-se numa contextualização socioeconómica de oportunidades, seja a nível da continuação de estudos nas áreas da Engenharia da Produção Industrial, onde o ISDOM possui uma vasta experiência de ensino (23 anos), seja a nível profissional, uma vez que este CTSP tem como objetivo a preparação dos formandos para as indústrias existentes com forte impacto na região. No CTPS os formandos vão reconverter conhecimentos adquiridos, adquirir a capacidade de se atualizar permanentemente, de se adaptar a novas situações, de encontrar soluções diversificadas para os problemas e vão aprender a executar diversas tarefas através da aquisição de conhecimentos de base técnica e científica na área da Engenharia e técnicas afins bem como na área de eletrónica e automação.

Automação e Sistemas de Produção

Licenciatura

A licenciatura em Automação e Sistemas de Produção surge da reestruturação curricular da licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção. O ciclo de estudos em Automação e Sistemas de Produção, conducente ao grau de licenciado com 180 ECTS, pretende conferir uma formação específica aos Licenciados, que lhes permita o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base tecnológica, industrial ou prestadoras de serviços, vocacionadas para o projeto, construção, programação e implementação de equipamentos e sistemas integrados de produção industrial. Objetivos de aprendizagem Desenvolver equipamentos e sistemas integrados de produção a nível industrial aplicando os conhecimentos adquiridos. Adaptar e implementar equipamentos e sistemas integrados de produção em contexto real. Adquirir conhecimentos específicos em sistemas de produção, como sejam o projeto mecânico, o projeto assistido por computador CAD/CAE, a automação, a informática industrial e a gestão de projetos. Adquirir conhecimentos básicos em domínios específicos dos sistemas de produção, como sejam os materiais, os processos de fabrico e o fabrico assistido por computador CAM. Desenvolver competências práticas em engenharia, automação, informática industrial e gestão, em unidades curriculares laboratoriais e de projeto, individualmente ou em grupo. Atuar nas várias etapas do ciclo de vida dos sistemas integrados de produção (conceção, construção, programação, integração, implementação e otimização). Aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos nas áreas da engenharia, automação, informática industrial e gestão, em projetos de sistemas de produção. Comunicar informação, problemas e soluções de modo claro a audiências multidisciplinares, na forma escrita, gráfica, oral ou multimédia. Desenvolver competências genéricas que sejam aplicáveis noutros contextos. Desenvolver competências para aprendizagem autónoma ao longo da vida. Objetivos de aprendizagem

Automação, Robótica e Manutenção Industrial

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Automação, Robótica e Manutenção Industrial visa formar profissionais aptos para gerir de forma integrada as atividades associadas à automação, robótica e manutenção em meio industrial, tendo em vista a automatização e otimização de sistemas industriais de produção. Atividades principais Projetar e implementar sistemas automatizados para processos industriais Adaptar os sistemas automatizados existentes, procurando otimizar os processos industriais Supervisionar e programar sistemas de robótica industrial Projetar, implementar e supervisionar sistemas de visão industrial Identificar oportunidades de racionalização de consumos e implementar soluções de melhoria Propor e planear atividades relacionadas com a Gestão da Manutenção Identificar e intervir em situações de falha em ambiente industrial

BIM — Modelação Digital da Construção

CTSP / TeSP

Face às necessidades de mercado identificadas nas áreas da Construção, da Engenharia Civil, da Arquitetura, da Geografia e da Informática, o TeSP em BIM-Modelação Digital da Construção pretende formar profissionais aptos a desenvolver modelos 3D no domínio dos Sistemas de Informação e Modelação da Construção (BIM) e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a operar com técnicas avançadas de recolha de dados (drones e laserscaning), de apoio à construção, e que são uma das forças motrizes da era 4.0. No final do curso os estudantes estão capacitados a planear, recolher, processar e gerir informação geoespacial e a utilizar os sistemas de Informação e Modelação da Construção, nomeadamente o BIM, para apoio à modelação de empreendimentos e infraestruturas ao nível da conceção, projeto, gestão de obra e gestão ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos e articulação entre cliente, sala de projeto e obra. Atividades Principais Aplicar a metodologia BIM em todas as fases de um empreendimento (conceção, projeto, construção e exploração); Elaborar e manipular modelos BIM para apoio ao processo de modelação 3D de empreendimentos e infraestruturas do espaço urbano; Elaborar e manipular modelos BIM para apoio à modelação do projeto; Apoiar na orçamentação, no planeamento da construção e na gestão pós-ocupação dos empreendimentos recorrendo aos sistemas BIM; Planear a recolha, processamento e tratamento de informação espacial georeferenciada; Desenvolver modelos SIG do espaço urbano; Desenvolver, gerir e atualizar bases de dados geográficas; Planear e desenvolver operações SIG de análise espacial.

Biologia

Licenciatura

Classificações Mínimas: Nota de Candidatura (NC): 100 pontos Prova de Ingresso (PI): 95 pontos Nota de Candidatura (NC): NC = 0,50*Média do Secundário + 0,50*Prova de Ingresso   Pré-Requisitos: Não Preferência Regional: Não

Biologia

Licenciatura

Consideram-se atividades profissionais no domínio da Biologia ou das Ciências Biológicas as que versam sobre: a) Estudo, identificação e classificação dos seres vivos e seus vestígios; b) Estudos ecológicos, de conservação da natureza, de aspetos biológicos do ambiente, do ordenamento do território e de impacte ambiental; c) Gestão e planificação da exploração racional de recursos vivos; d) Estudos, análises biológicas e tratamento de poluição de origem industrial, agrícola ou urbana; e) Estudos e análises biológicas e de controlo da qualidade de águas, solos e alimentos; f) Organização, gestão e conservação de áreas protegidas, parques naturais e reservas, jardins zoológicos e botânicos e museus cujos conteúdos são dedicados fundamentalmente à Biologia ou similares; g) Estudos e análises de amostras e materiais de origem biológica; h) Estudo, identificação e controlo de agentes biológicos patogénicos, de parasitas e de pragas; i) Estudo, desenvolvimento e controlo de processos e técnicas biológicas de aplicação industrial, nomeadamente de bioquímica industrial alimentar; j) Estudo, identificação, produção e controlo de produtos e materiais de ordem biológica, e de agentes biológicos que interferem na conservação e qualidade de quaisquer produtos e materiais; l) Estudos de genética humana, animal, vegetal e microbiana; m) Estudo e aplicação de processos e técnicas de biologia humana, nomeadamente no domínio das análises clínicas e nos domínios biomédicos e farmacêuticos; n) Educação ambiental e para a saúde; o) Investigação científica fundamental ou aplicada em qualquer área da Biologia; p) Consultadoria, peritagem, gestão e assessoria técnica e científica em assuntos e atividades do âmbito da Biologia. De acordo com os estatutos da Ordem dos Biólogos, podem ser membros efetivos da Ordem os titulares de um grau superior em Biologia e que tenham uma formação académica e experiência profissional de duração total não inferior a seis anos. Assim, com a implementação do processo de Bolonha, o mais natural é que um licenciado em Biologia opte por prosseguir os seus estudos de primeiro ciclo (3 anos) para um segundo ciclo (de 2 anos), de modo a obter o grau de Mestre. Na área da Biologia, a Universidade de Aveiro oferece os seguintes segundos ciclos: (1) Biologia Aplicada; (2) Biologia Molecular e Celular; (3) Microbiologia; (4) Biologia Marinha Aplicada; (5) Ecologia Aplicada; (6) Eco-toxicologia e Análise de Risco.

Biologia e Geologia

Licenciatura

CA formação obtida no final de um 1º ciclo em Biologia e Geologia garantirá qualificações profissionais para entrada na vida ativa em diversas áreas, como seja a preservação e proteção ambiental e florestal, a divulgação das ciências naturais, a defesa do património geológico e a caraterização de recursos geológicos e biológicos. Os licenciados em Biologia e Geologia pela UA ficarão habilitados para o desempenho das seguintes funções: Técnico de laboratório nas áreas da Biologia e da GeologiaTécnico de museu em centros de ciência ou outros espaços didáticos (divulgação das ciências da natureza)Técnico de parque/reserva natural (e.g. preservação e proteção ambiental)Técnicos em serviços de administração central, local e regional De acordo com os estatutos da Ordem dos Biólogos, podem ser membros efetivos da Ordem os titulares de um grau superior em Biologia e que tenham uma formação académica e experiência profissional de duração total não inferior a seis anos. Assim, com a implementação do processo de Bolonha, o mais natural é que um licenciado em Biologia opte por prosseguir os seus estudos de primeiro ciclo (3 anos) para um segundo ciclo (de 2 anos), de modo a obter o grau de Mestre. Na área da Biologia, a Universidade de Aveiro oferece os seguintes segundos ciclos: (1) Biologia Aplicada; (2) Biologia Molecular e Celular; (3) Microbiologia; (4) Biologia Marinha Aplicada; (5) Ecologia Aplicada; (6) Eco-toxicologia e Análise de Risco.

Biologia Marinha

Licenciatura

Conferir competências técnico-científicas que permitam um contributo ativo no desenvolvimento das atividades relacionadas com a Biologia Marinha e a Biotecnologia. Formar técnicos capazes de colaborarem com as empresas e instituições relacionadas com as atividades da pesca, aquacultura e biotecnologia

Biomecânica

Licenciatura

Oferecer uma sólida formação tecnológica e de engenharia aplicada ao campo médico-biológico, dotando os profissionais das capacidades necessárias à rápida adaptação às novas tecnologias na área da biomecânica e da saúde. Pretende-se ainda formar profissionais empreendedores, com capacidade de liderar grupos de trabalho e gerir recursos humanos.

Bioquímica

Licenciatura

Classificações Mínimas: Nota de Candidatura (NC): 100 pontos Prova de Ingresso (PI): 95 pontos Nota de Candidatura (NC): NC = 0,50*Média do Secundário + 0,50*Prova de Ingresso   Pré-Requisitos: Não Preferência Regional: Não

Bioquímica

Licenciatura

Alimentar, Biotecnologia, Ambiente, Agroquímica, e Farmacêutica; Prossecução de estudos do segundo ciclo em áreas complementares à sua formação de base: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências dos Alimentos, Biotecnologia, Química, Biologia, entre outras.

Biotecnologia

Licenciatura

Formar profissionais com as competências técnicas e científicas necessárias para a sua integração em empresas de base biotecnológica (agroalimentar, marinha, farmacêutica, biomedicina, ambiental ou afins), assim com para o prosseguimento de estudos avançados (mestrado e doutoramento). Pretende igualmente vir a dotar profissionais com as capacidades necessárias para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras de índole empresarial, assim como reforçar a ligação entre a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos produtos

Biotecnologia

Licenciatura

Os licenciados em Biotecnologia pela UA poderão exercer funções em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nas áreas da Biotecnologia branca (uso de células e enzimas em aplicações industriais de biotecnologia), Biotecnologia verde (biotecnologia aplicada às indústrias agroalimentares), Biotecnologia vermelha (biotecnologia aplicada a processos farmacêuticos e médicos) e Biotecnologia azul (biotecnologia aplicada a processos ambientais) ou ainda em serviços públicos. Poderão desenvolver atividades profissionais em funções empresariais, comerciais ou industriais, trabalhando na produção, ou na investigação e desenvolvimento de novas técnicas, processos ou produtos, bem como desempenhando funções técnico-comerciais, ou de garantia da qualidade de produtos ou de processos industriais. Prossecução de estudos ao nível de segundo ciclo (Mestrado) nas várias áreas da Biotecnologia indicadas acima pelo código de cores das várias vertentes atuais da biotecnologia e em áreas afins, como sejam, Biomédica, Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Bioquímica, Química, Biologia, entre outras.

Cabeleireiro

Curso Profissional - 12º ano

O/A Cabeleireiro/a é o profissional qualificado apto a executar diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, pentea- do, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como proceder à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde.

Cabeleireiro

Curso Profissional - 12º ano

O/A Cabeleireiro(a) é o/a profissional qualificado a executar diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como proceder à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde. As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

Centro Qualifica

O Centro Qualifica, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria,  encontra-se vocacionado para o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC – na vertente profissional (várias saídas profissionais), de dupla certificação (escolar e profissional), ou apenas escolar (Nível Básico – 6º ou 9º ano e Nível Secundário – 12º ano). Os processos têm a duração de 4 a 6 meses, dependendo da tipologia. Podem ser realizados em período laboral ou pós laboral, presencialmente e/ou a distância. Condições de acesso: adultos com idade igual ou superior aos 24 anos, que pretendam ver reconhecidas as suas competências escolares e/ou profissionais, independentemente da sua situação profissional. Candidatos com idade inferior a 24 anos terão, obrigatoriamente, de apresentar comprovativo de, pelo menos, 3 anos descontos para a Segurança Social.

Centro Qualifica

O Agrupamento Escolas Henrique Sommer de Maceira, desde 2008, aposta na valorização e qualificação da população jovem e adulta, o CENTRO QUALIFICA é o sucessor direto do extinto Centro Novas Oportunidades – CNO e Centro para a Qualificação e Ensino Profissional – CQEP da Escola Básica e Secundária de Maceira. Ao longo deste tempo adquirimos uma larga experiência em percursos diferenciados para jovens e adultos, tendo certificado candidatos de nível básico e secundário, onde se incluem surdos e reclusos. Percorreu-se um longo caminho com resultados concretos ao nível da valorização pessoal, escolar e profissional. O que é o PROGRAMA QUALIFICA? O Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos. O Programa Qualifica assenta numa estratégia de qualificação que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos que promovem a efetiva qualificação de adultos e que envolve uma rede alargada de operadores.  Quais os objetivos do PROGRAMA QUALIFICA? Este programa procura concretizar, essencialmente, os seguintes objetivos: O que é o CENTRO QUALIFICA? O CENTRO QUALIFICA do Agrupamento Escolas Henrique Sommer de Maceira é um centro especializado em qualificação de adultos, vocacionado para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional. Este Centro encontra-se igualmente vocacionados para dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, com o intuito de assegurar a sua integração na vida ativa e profissional. O Centro Qualifica oferece processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e várias Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) como Inglês e Informática, entre outras, em articulação com entidades suas parceiras. Para quem? São destinatários diretos dos CENTRO QUALIFICA: Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, e que pretendam: (re)iniciar o seu percurso de qualificação, realizar um balanço de carreira, procurar aceder a Os Centros Qualifica têm como destinatários os adultos com idade igual ou superior a 18 anos e, excecionalmente, os jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não trabalhem. São prioritários para os Centros Qualifica os jovens adultos e adultos sem o ensino secundário completo; com baixa escolaridade, em particular sem o ensino básico completo; iletrados ou com níveis de literacia muito insuficientes; com percursos de qualificação incompletos, de índole escolar ou profissional. São ainda destinatários dos Centros Qualifica os ativos com necessidades de atualização e reconversão profissional, com o objetivo da melhoria das suas competências e dos seus níveis de qualificação, de modo a contribuir para o aumento da sua empregabilidade, designadamente tendo em vista contribuir para os objetivos de qualificação ou reconversão profissional previstos no Decreto-Lei n.º 13/2015, de 26 de janeiro. Como atua? O CENTRO QUAILIFICA do Agrupamento Escolas Henrique Sommer de Maceira é uma referência para o desenvolvimento pessoal e profissional dos adultos, através do trabalho em rede e em parceria, de modo flexível, com diversas entidades: empregadores; entidades formadoras (centros de formação, entidades certificadas); rede social e solidária; municípios; associações; serviços e organismos da administração pública. Conhece o Acelerador Qualifica? São 600 euros para aumentar a sua qualificação! Para mais informações, Ligue 244770120 Horário: 8:30 às 19:00 (dias úteis) Email para contacto: aehsmaceira@centroqualifica.gov.pt

Cibersegurança e Redes Informáticas

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional de Cibersegurança e Redes Informáticas visa formar profissionais com competências específicas para a realização de tarefas de planeamento, instalação, configuração, gestão e manutenção de redes e sistemas informáticos, garantindo a otimização do seu funcionamento e procedendo à implementação de mecanismos de segurança adequados, aplicando diversas metodologias que permitam a identificação e mitigação de vulnerabilidades e ameaças à Cibersegurança. Atividades Principais

Ciências Biomédicas

Licenciatura

Existe uma enorme necessidade de investigadores biomédicos bem treinados para suprir as necessidades de empregadores em setores públicos e privados. A LCBM fornece uma excelente oportunidade para obter uma formação inicial numa área da ciência relacionada com a biomedicina permitindo uma variedade de saídas profissionais. Por exemplo, investigação fundamental ou translacional, laboratórios de diagnóstico clínico, medicina forense, indústria farmacêutica, biotecnologia, coordenação de ensaios clínicos, marketing de produtos biomédicos, transferência de tecnologia e licenciamento de produtos. Uma carreira no ensino é também de considerar.

Ciências do Mar

Licenciatura

Com esta formação, os alunos adquirem os conhecimentos e competências necessários para iniciar uma carreira científica/profissional no âmbito das Ciências do Mar. Esta formação de base será a mais adequada para uma formação de 2º Ciclo especializada nos aspetos biológicos, químicos, físicos ou geológicos da oceanografia, ou para seguir um percurso mais abrangente, através de uma abordagem multidisciplinar das Ciências do Mar. Esta graduação, entre outros, possibilitará aos graduados o prosseguimento dos seus estudos no 2º Ciclo em Ciências do Mar e da Atmosfera da Universidade de Aveiro, suportado pelo Laboratório Associado “Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – CESAM”. Os licenciados em Ciências do Mar encontram-se habilitados para o exercício da sua profissão em institutos ou entidades onde seja necessária uma formação sólida nos domínios das Ciências do Mar, desenvolvendo investigação ou resolvendo problemas concretos no âmbito das seguintes atividades profissionais: Análise de qualidade de água na vertente marinhaControlo de poluição marinhaEnergias renováveis marinhasFormadores em Ciências do MarGestão e ordenamento de zonas marinhas e costeirasInvestigação científicaOceanografia operacional e observacionalReabilitação de animais marinhosReabilitação e recuperação do meio costeiro e marinhoTurismo náuticoEstas atividades poderão ser desenvolvidas nas seguintes entidades, institutos e empresas: Instituto HidrográficoLaboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ex: Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR))Universidades e Institutos de InvestigaçãoEmpresas de Modelação, Consultadoria, Aquacultura, MonitorizaçãoEmpresas de turismo marítimoEmpresas relacionadas com a exploração de energias alternativas (solar, eólica, marés, ondas)Administrações de Zonas Portuárias

Clubes e Projetos

Projetos e Clubes a funcionar no AEHS 2021/2022 Erasmus +  “Comprometernos hoy para un futuro sostenible”   O projeto “Comprometernos hoy para un futuro sostenible” (Comprometermo-nos hoje para um futuro sustentável) pretende abordar a temática do Ambiente, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O país coordenador é Espanha e terá como parceiros Portugal, França, Alemanha e Finlândia. Erasmus+ United in diversity  O projeto “United in diversity” (unidos na diversidade) tem como objetivos reforçar o sentido de cidadania europeia, apoiar os alunos na aquisição de competências cognitivas, sociais e de comunicação que lhes permitam reconhecer a história comum europeia, alicerce do nosso futuro, e AINDA construir uma rede europeia de escolas que sustentem o seu desenvolvimento a longo prazo.  Os parceiros deste projeto são escolas da Hungria (país coordenador), Espanha, Itália, Croácia e Letónia. Erasmus+ “Green Jobs”  O projeto “Green Jobs” tem como objetivo ajudar os alunos a descobrirem empregos “verdes”, vinculados ao desenvolvimento sustentável, e pressupõe o encetar de parcerias com empresas locais em que os mesmos realizarão estágios durante um período de 10 dias. Os parceiros deste projeto são escolas de França (país coordenador), Turquia, Grécia, Roménia, Lituânia e Espanha. Erasmus+ AEHS a bordo… rumo à Europa! O projeto Erasmus+ 2022-1-PT01-KA122-VET-000070433 – AEHS a bordo… rumo à Europa! foi aprovado pela Agência Nacional com a subvenção total de 98 560,00 €. Com este projeto pretendemos organizar estágios de curta duração no estrangeiro para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e 3º ano do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural. Existirão dois fluxos de alunos, um entre maio e julho de 2023 e outro entre abril e maio de 2024. Para cumprir o objetivo da integração de alunos desfavorecidos em termos sociais e económicos, uma percentagem dos alunos selecionados serão alunos apoiados pela Ação Social Escolar e outra percentagem serão alunos com necessidades educativas, abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018. Os formandos serão selecionados de acordo com critérios que serão atempadamente comunicados e publicados. Os 2 fluxos de alunos terão 2 professores como acompanhantes que irão fazer a integração dos mesmos e os irão acompanhar na ida e também na volta. Os professores serão também responsáveis para recolha e verificação dos documentos e dos certificados e farão com os monitores das empresas a avaliação de cada formando. Os professores acompanhantes serão professores da componente de formação tecnológica de cada um dos cursos. Para além de todos os conhecimentos adquiridos na área da formação tecnológica, os alunos irão aprender a serem mais autónomos, responsáveis e confiantes. Irão conhecer a cultura, a língua, os hábitos e a história de outro país europeu. Irão aprender a viver, conviver e partilhar com outros colegas. Irão aprender a fazer a gestão financeira do dia-a-dia. Irão melhorar as suas competências ao nível do trabalho em equipa. Irão aprender a utilizar meios de transporte coletivos que não estão disponíveis no local onde vivem. Será também expectável que melhorem o conhecimento acerca da Cidadania Europeia. Os alunos ao saírem do país, alguns pela primeira vez, irão também sair da sua zona de conforto, onde são apoiados pelas suas famílias e professores. Assim, os alunos terão oportunidade de melhorar: as suas competências línguas, a autonomia; a responsabilidade; a confiança; as suas competências sociais (pois irão conhecer novas pessoas no local de estágio e viver e conviver com colegas no mesmo apartamento); as competências ao nível da cooperação e da colaboração (para serem bem sucedidos no estágio terão de trabalhar em conjunto com os funcionários e no apartamento terão que dividir tarefas com os colegas). Terão oportunidade de melhorar os conhecimentos relacionados com a sua área de formação. Terão oportunidade de conhecer outra cultura, outros hábitos e a história de outro país. De salientar que muitos destes alunos, ao serem carenciados, estarão a ter uma oportunidade que dificilmente teriam de outra forma. Os países selecionados para esta candidatura foram Espanha, Itália e Eslovénia. Resumindo, primeiro que tudo, pretendemos que todos os alunos dos Cursos Profissionais melhorem e promovam os seus conhecimentos e as suas competências. Pretendemos dar igualdade de oportunidades e de acesso, inclusão e equidade aos alunos com menos oportunidades. Pretendemos que os alunos possam experimentar uma situação de estágio noutro país da Europa. Pretendemos ainda que os professores dos cursos profissionais possam observar como funciona o ensino profissional e os estágios curriculares noutras realidades. Estas duas atividades têm como objetivo que os professores reflitam sobre as suas práticas e possam melhorá-las ou inová-las. Pretendemos aumentar a nossa rede de parceiros com a finalidade de criar novos projetos Erasmus + de cooperação. Programa Eco-Escolas  O Programa Eco-Escolas é um programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul, e apoiado localmente pelos Municípios Parceiros, que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.  O programa tem como objetivo incentivar a escola a desenvolver ações no âmbito da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, proporcionando-lhes formação e acompanhamento, sobretudo metodologia e materiais pedagógicos e realizando ações que facilitem a implementação do programa. A proposta à escola consiste na adoção de uma metodologia de trabalho que, articulando atividades de exploração de diversos temas, uns obrigatórios e outros de escolha, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. Ainda, é desenvolvido um diversificado conjunto de iniciativas para a rede, sob a forma de projetos, desafios e concursos aos quais a escola pode aderir. Estas iniciativas visam capacitar e equipar as várias escolas participantes, motivando para a abordagem de diversas temáticas relacionadas com os seus planos de ação. Também, reconhecem, divulgam e, em alguns casos, premeiam as escolas mais empenhadas. As ações concretas desenvolvidas

Comércio Internacional

CTSP / TeSP

Gerir as operações de comércio internacional contribuindo para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa. Atividades Principais Planear uma monotorização comercial internacional permanenet (pesquisa documental) Gerir dados e informações sobre mercados externos (pesquisa no terreno) Elaborar relatórios e preparar instrumentos para o processo de tomada de decisão Planear prospeções de mercado e ajustamento da oferta comercial da empresa Gerir as vendas em contexto internacional (exportação) Assegurar o acompanhamento do cliente pós-venda Elaborar análise de processos da evolução de cadeia de valor, incluindo gestão de fornecedores Competências / Objectivos O curso em Comércio Internacional, que se propõe implementar no ISDOM, é fundamental na gestão de processos e garante aos profissionais desta área um espaço no mercado. Esta formação de banda larga revela-se de capital importância no sentido de dotar o tecido empresarial esmagadoramente constituído por PME’s, de técnicos capacitados para as operações de comércio internacional contribuindo para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa.

Comunicação

Curso Profissional - 12º ano

Perfil Profissional O Curso de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade tem como principal objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho através de uma aprendizagem prática. Nos dias de hoje, a importância da comunicação é um aspeto cada vez mais presente na sociedade, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico, o que se traduz numa crescente procura por profissionais de marketing com competências de comunicação digital. O que vai aprender? Saídas Profissionais Mais informações através do e-mail iej@iej.pt

Comunicação Digital

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital visa formar profissionais capazes de planear, gerir, executar e avaliar estratégias e soluções de comunicação digital. Adquirem-se competências em media digitais e sua influência sob o formato da mensagem. Pretende-se formar profissionais capazes de garantir a concretização de soluções articuladas no âmbito da comunicação digital, capazes de potenciar a marca através dos new media. Atividade Principais • Projetar e implementar uma estratégia digital, considerando o briefing inicial;• Gerir e supervisionar o processo de integração do digital numa estratégia de marketing e comunicação;• Conceber e implementar estratégias de comunicação destinadas a ambientes de comunicação digital, capazes de contribuir verdadeiramente para a notoriedade da marca;• Definir, implementar e ou validar estratégias específicas de mobile marketing e advertising;• Produzir conteúdos em diferentes formatos e linguagens;• Conceber conteúdos integrados para new media;• Desenvolver uma visão 360º para a comunicação de uma marca digital;• Produzir estratégias e conteúdos de acordo com a legislação vigente;• Intervir de acordo com as necessidades do mercado nacional e tendências do mercado empresarial global;• Elaborar relatórios de avaliação da campanha enquanto base de futuras ações de melhoria;• Integrar e produzir em equipas profissionais multidisciplinares, conjugando as áreas do marketing, design e multimédia.

Comunicação Digital

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital visa formar profissionais capazes de planear, gerir, executar e avaliar estratégias e soluções de comunicação digital. Adquirem-se competências em media digitais e sua influência sob o formato da mensagem. Pretende-se formar profissionais capazes de garantir a concretização de soluções articuladas no âmbito da comunicação digital, capazes de potenciar a marca através dos new media. Atividades Principais Projetar e implementar uma estratégia digital, considerando o briefing inicial Gerir e supervisionar o processo de integração do digital numa estratégia de marketing e comunicação Conceber e implementar estratégias de comunicação destinadas a ambientes de comunicação digital, capazes de contribuir verdadeiramente para a notoriedade da marca Definir, implementar e ou validar estratégias específicas de mobile marketing e advertising Produzir conteúdos em diferentes formatos e linguagens Conceber conteúdos integrados para new media Desenvolver uma visão 360º para a comunicação de uma marca digital Produzir estratégias e conteúdos de acordo com a legislação vigente Intervir de acordo com as necessidades do mercado nacional e tendências do mercado empresarial global Elaborar reports de avaliação da campanha enquanto base de futuras ações de melhoria Integrar e produzir em equipas profissionais multidisciplinares, conjugando as áreas do marketing, design e multimédia

Comunicação e Media

Licenciatura

O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias. O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos: Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media; Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação; Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento; Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação); Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais); Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios; Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos; Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área; Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas; Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais; Analisar processos e contextos de receção de produtos de media; Desenvolver competências de investigação na área da comunicação; Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.

Construção Civil

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil visa formar profissionais aptos para planear, coordenar e fiscalizar obras de construção nova e de reabilitação. Atividades Principais Participar na gestão do edificado, nomeadamente na fase de utilização Coordenar a execução e controlo técnico de obras, de diferentes especialidades e complexidade, garantindo o cumprimento do prazo de execução Participar na elaboração e implementação de planos de manutenção e consequente recolha sistemática de dados relativos ao desempenho em serviço Acompanhar a definição das soluções de intervenção bem como coordenar as técnicas aplicáveis à manutenção e reabilitação de edifícios Executar tarefas de planeamento e preparação de trabalhos em obra Seleccionar, e optimizar as metodologias para a realização de trabalhos em obra Avaliar custos, elaborar orçamentos e revisão de preços Contribuir para a promoção da qualidade, segurança, higiene e saúde na realização dos empreendimentos de construção civil e obras públicas Contribuir para a implementação de processos de adaptação às mudanças tecnológicas Identificar os vários condicionalismos dos diversos processos construtivos e ajudar a adaptar a solução técnica a aplicar, nomeadamente ao nível de faseamento das tarefas, materiais a aplicar e equipamentos a usar Contribuir na elaboração e organização documentos e procedimentos de controlo do faseamento construtivo e controlo de custos, incluindo gestão de equipas, materiais e equipamentos