Assinar Edições Digitais

Tens um talento desportivo?

Partilha connosco o que sabes fazer.

Envia o teu vídeo



Núcleo de Espeleologia de Leiria vai onde quase ninguém chega

É um grupo de amigos que se junta para fazer atividades que gosta debaixo de terra. Foi desta forma que o REGIÃO DE LEIRIA descreveu os membros de uma das secções do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) – Pénoburaco.

A atividade faz parte da essência de formação do clube, formado há mais de 30 anos, e é entre algares, poços, sifões e cavidades de todos os tamanhos que este grupo passa boa parte do seu tempo livre.

E não se pense que a espeleologia é uma atividade desportiva de elite ou apenas para algumas idades. O NEL-Pénoburaco promove atividades de exploração de atividades para pequenos e graúdos, com diferentes níveis de conhecimento.

Pelo meio há ainda sempre tempo para conhecer as espécies que habitam nestes algares em plenas Serras de Aire e Candeeiros ou mesmo resgatar quem se perde e cai nos buracos.

Além da secção de espeleologia, o NEL promove ainda atividades de btt, escalada, cannyoying, carros à vela e corrida/trail. É este grupo de amigos o responsável pela criação das Brisas do Lis Night Run, conhecidas por agitar as ruas de Leiria à quarta-feira à noite, com corridas e caminhadas e que, atualmente, devido à pandemia, estão suspensas.