Assinar Edições Digitais

Tens um talento desportivo?

Partilha connosco o que sabes fazer.

Envia o teu vídeo



Quando o sucesso ultrapassa o objetivo, há um novo campeão (III)

O mérito, empenho e dedicação de dezenas de atletas é constante, ao longo de semanas, e só um confinamento consegue travar esta veia vencedora.

À escala nacional ou mundial, com atletas amadores ou profissionais, sozinhos ou em equipa.

A seleção, que aqui deixamos, dos feitos desportivos, alcançados por clubes e atletas da região, no último ano é apenas uma amostra.

Clube de Pombal é campeão nacional de orientação em BTT

O Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (NADA), de Pombal, sagrou-se em 2019, campeão nacional de mass start de orientação em BTT, na categoria de seniores masculinos.

Foi o 11º título nacional que o clube alcançou e o segundo dessa época.

A Maior Onda Remada é do Tony Laureano

Tony Laureano foi o mais novo atleta a ganhar o prémio Maior Onda Remada, nos prémios XXL EDP Mar Sem Fim 2019. A competição decorreu na Praia do Norte, na Nazaré e o jovem que adotou a Nazaré como a sua segunda casa mereceu a distinção.

Susana Dias levou o bronze no Europeu

A atleta e treinadora do CETL, Susana Dias, conquistou a medalha de bronze pela sua prestação no Campeonato da Europa de veteranos 2019, por equipas, em padel. A atleta leiriense jogou pela seleção nacional e conseguiu subir ao último patamar do pódio.

Perto do pleno

Em 2019, Edgar Domingues venceu o Campeonato Nacional de Precisão na vertente Pre-O. O atleta da Marinha Grande, do Clube de Orientação do Centro (COC), conseguiu 21 respostas certas em 22 questões.

Este ano, no último fim de semana, classificou-se na segunda posição do Nacional de Precisão na vertente Pre-O, classe aberta, seguido do seu pai, Manuel Domingues, também do COC.

Hugo Gaspar ajuda Benfica em conquista inédita

O jogador Hugo Gaspar, natural de Vieira de Leiria, ajudou o Benfica na qualificação na Liga dos Campeões de voleibol, na última temporada.

O atleta de 38 anos conseguiu que o clube ficasse apurado para a fase de grupos da Liga de Campeões e contribuiu para a conquista inédita da seleção nacional ao terminar o Mundial no 8º lugar.

A juntar a todas estas conquistas, o marinhense destacou-se este ano no combate à Covid-19, já que o capitão da equipa do Benfica é médico e continuou em atividade, durante todo o período inicial da pandemia, na unidade de saúde familiar onde trabalha, em Sacavém.

Aos 44 anos conquista o 20º título nacional

João Vieira conseguiu, aos 44 anos, conquistar o 20º título nacional de pista coberta, nos 5.000 metros marcha atlética.

O atleta do Sporting é vice-campeão do mundo de 50 km e soma prémios há vários anos, alguns deles obtidos na região. Em 2020 atingiu um número “bem redondo” de títulos nacionais: 20.

Bruno Jordão faz estreia na Premier League

É o sonho para qualquer jogador e Bruno Jordão conseguiu cumpri-lo.

O médio da Marinha Grande, enquanto jogador do Wolverhampton, estreou-se no principal campeonato inglês, a Premier League, num jogo contra o Chelsea, em julho passado. Alinhou apenas seis minutos mas conseguiu a confiança do técnico Nuno Espírito Santos.

Na restante época, foi ao serviço da equipa sub23 que ajudou o clube inglês e ainda marcou para a Taça de Inglaterra na vitória frente ao Reading.

Transferiu-se, por empréstimo, esta época para o Famalicão FC e jogou os primeiros minutos no principal campeonato inglês na primeira jornada da Liga.

Praia do Norte tem recorde mundial de maior onda surfada feminina

Onda surfada em 2018, na Praia do Norte, pela surfista brasileira Foto: Praia do Norte

A surfista brasileira Maya Gabeira renovou o seu próprio recorde do mundo feminino da maior onda surfada, com a Guinness World Records a oficializar, no passado dia 10 de setembro, a marca de 22,4 metros alcançada em fevereiro na Nazaré, em Portugal.

A atleta de 33 anos bateu a anterior marca, da qual também era detentora, de 20,72 metros, que também tinha sido atingida na Praia do Norte, durante a competição de ondas gigantes, em 2018.