Assinar Edições Digitais

Ainda não estás registado?
Temos vários prémios para ti.
De que estás à espera?

ou

Entrar

Licenciatura

Comunicação e Media

O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias.

O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos:

  • Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media;
  • Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação;
  • Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento;
  • Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação);
  • Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais);
  • Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios;
  • Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos;
  • Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área;
  • Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas;
  • Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais;
  • Analisar processos e contextos de receção de produtos de media;
  • Desenvolver competências de investigação na área da comunicação;
  • Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.

Vagas:
40
Condições de acesso:
Uma das seguintes provas:

(04) Economia

(06) Filosofia

(11) História

(18) Português
Saidas profissionais:
Jornalismo

Produção de Informação

Gestão de Comunicação

Comunicação Estratégica

Publicidade

Relações Públicas

Assessoria de Comunicação

Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais e Multimédia