Assinar Edições Digitais

Ainda não estás registado?
Temos vários prémios para ti.
De que estás à espera?

ou

Entrar

CTSP / TeSP

Contabilidade e Gestão

Formar profissionais que de forma autónoma ou integrados em equipa, revelem capacidade de desempenhar tarefas contabilísticas, financeiras, administrativas, de gestão e fiscais inerentes ao correto funcionamento de uma empresa, organização pública ou privada, através de atividades de pesquisa, recolha, seleção, preparação, organização, análise e controlo de  informação relevante para a gestão – atividades estas que devem concorrer para tomadas de decisão e definição de estratégias assertivas, com reflexos positivos ao nível da revitalização e crescimento das organizações.

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional (CTSP) em Contabilidade e Gestão assume como missão prioritária formar profissionais que de forma autónoma ou integrados em equipa, revelem capacidade de desempenhar tarefas contabilísticas, financeiras, administrativas, de gestão e fiscais inerentes ao correto funcionamento de uma empresa, organização pública ou privada – tarefas estas que devem concorrer para tomadas de decisão e definição de estratégias assertivas, com reflexos positivos ao nível da revitalização e crescimento das organizações. Num cenário em que abundam as micro, pequenas e médias empresas, com fragilidades ao nível da formação dos seus quadros, o técnico de Contabilidade e Gestão poderá vir a revelar-se um elemento crucial na melhoria do desempenho destas organizações a curto e médio prazo, a que acresce a oportunidade de constituir igualmente uma mais-valia nos inúmeros escritórios de contabilidade e consultadoria que prestam serviço às micro, pequenas e médias empresas da região.

Atividades principais

  • Pesquisar, recolher, selecionar, preparar, organizar, analisar e controlar informação relevante para a gestão.
  • Pesquisar, recolher, selecionar, preparar e analisar informação relevante de natureza financeira, necessária ao cumprimento das obrigações contabilísticas e fiscais pela empresa ou organização pública ou privada.
  • Colaborar no apoio à Administração/Direção, na gestão económica e financeira da empresa ou organização pública ou privada.
  • Planificar, organizar e executar, de forma autónoma, a contabilidade financeira e de gestão das entidades.
  • Colaborar na área comercial, nomeadamente na gestão das compras e das vendas da empresa ou organização pública ou privada, realizadas no contexto nacional e internacional.
  • Implementar sistemas de apoio à gestão das compras e das vendas.
  • Implementar sistemas de informação de apoio à gestão de clientes e de fornecedores, bem como dos relativos à gestão de tesouraria.
  • Preparar a documentação de apoio à instrução dos processos ligados ao comércio internacional (importação/exportação).
  • Assegurar os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações da entidade perante a Administração Fiscal.
  • Colaborar na preparação do orçamento anual da empresa ou entidade pública ou privada, nas suas diversas vertentes: financeira, de tesouraria, de investimentos, de compras, de produção, de venda, recorrendo a metodologias adequadas.
  • Colaborar na preparação dos orçamentos por funções e centros de responsabilidade da empresa ou entidade pública ou privada, bem como relatórios de desvios de performance, analisando as causas e as consequências desses desvios.
  • Preparar informação de apoio à elaboração de pareceres e relatórios de gestão financeira tendo em vista o desempenho eficiente e eficaz da empresa ou entidade pública.
  • Utilizar e promover melhorias nas aplicações informáticas de suporte à gestão e à contabilidade da empresa ou entidade pública ou privada.
  • Preparar relatórios sobre o desempenho das aplicações informáticas de contabilidade em conformidade com o SNC.
  • Organizar ficheiros e gerir informação contabilística e fiscal de acordo com os objetivos definidos pela Administração/Direção das entidades

Condições de acesso:
Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;

Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pelo ISDOM;

Titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.