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CTSP / TeSP

Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança

A importância da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança na gestão global das organizações empresariais é um novo paradigma que, além de introduzir claras mais-valias para a dinâmica organizacional, trouxe novos desafios para a população ativa e para as instituições de educação/formação, na medida em que se abriu um amplo campo técnico-científico em que são necessários profissionais devidamente qualificados para trabalhar esses domínios.
O compromisso com a gestão da qualidade focaliza a melhoria contínua, a gestão da mudança e a transformação da cultura corporativa, enquanto o compromisso com a gestão ambiental reforça a responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento sustentável. Por sua vez, os sistemas de gestão de segurança têm contribuído para a melhoria dos níveis de sinistralidade e das condições de trabalho em Portugal.

Esta formação revela-se de capital importância no sentido de dotar o tecido empresarial de técnicos capacitados em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas a este nível.

Na base da criação deste curso estão os seguintes pressupostos:

  • A gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança configura-se atualmente como uma das principias ferramentas para a melhoria contínua, o desenvolvimento sustentável e a competitividade das organizações empresariais qualquer que seja a sua atividade económica (nomeadamente na região centro de Portugal), tal como evidencia a literatura especializada.
  • Aumento da importância dos sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança na administração das empresas decorrente do desenvolvimento do sistema normativo e legislativo a nível europeu e mundial (eg: Agenda Europeia para a Competitividade, Estratégia Europeia para a segurança e saúde no trabalho, Agenda Europeia do Ambiente).
  • Aumento da procura no mercado de emprego de profissionais qualificados na gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança fruto da tendência de incremento do número de empresas que adotam sistemas de gestão, criando a necessidade da existência de uma oferta formativa e de ensino, orientada para a criação das competências técnicas específicas de profissionais.
  • Elevado número de pessoas na região com habilitações ao nível do ensino secundário com condições para obter uma especialização técnica superior;
  • Elevado número de entidades parceiras que, desde o início, manifestou interesse em colaborar com o desenvolvimento do curso, evidenciando disponibilidade quer para emitir parecer favorável ao curso, quer para acolher estudantes no período de estágio, obtendo-se um número significativo de propostas, que corresponderam às necessidades de colocação.
  • A existência de um referencial de formação para o Nível 5 em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no Catálogo Nacional de Qualificações [código 347300, publicado no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) nº 40 de 29 de Outubro de 2012], também é sintomático da atualidade e pertinência deste plano formativo.

Em síntese, o curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.

Objetivos

Descrição geral

Planear, coordenar, assegurar e promover a implementação e melhoria contínua dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e/ou segurança, em conformidade com os referenciais normativos e legislação aplicável, contribuindo para a eficiência e competitividade das organizações.

Atividades principais do perfil profissional:

  1. Implementar sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança de acordo com os referenciais normativos e exigências regulamentares e estatutários aplicáveis
  2. Participar, em conjunto com a Gestão de topo, na definição da política e objetivos da qualidade, ambiente e segurança e na identificação dos processos e dos recursos necessários à implementação do sistema de gestão tendo em conta a política e os objetivos definidos
  3. Controlar a documentação, registos , dispositivos de monitorização e medição, e a análise dos dados do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança
  4. Dinamizar a comunicação interna e externa nos aspetos relevantes do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança
  5. Participar no tratamento de não conformidades e desenvolver programas de ações corretivas e preventivas
  6. Apoiar a gestão de recursos humanos no planeamento, organização e avaliação da eficácia das ações de formação definidas pelo plano de formação
  7. Elaborar e coordenar o programa de auditorias, duma organização, que contribua para a determinação da eficácia do seu sistema de gestão.
  8. Realizar as auditorias ao sistema de gestão da qualidade, do ambiente e da segurança, de acordo com os referenciais NP EN ISSO 9001, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001 e legislação aplicável.
  9. Colaborar na seleção, aprovação e avaliação de fornecedores, de acordo com os critérios previamente definidos
    Colaborar na análise e avaliação da satisfação do cliente, através das técnicas da gestão da Qualidade, de acordo com os referenciais normativos aplicáveis

Estudos futuros

O curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.

A esse nível, o ISDOM dispõe de oferta formativa privilegiada. Este Curso Técnico Superior Profissional permite a continuidade ou complementaridade da Formação numa área em expansão na região, no país e na sociedade actual.

O CTeSP proposto permite o prosseguimento de estudos para cursos de 1.º ciclo das seguintes instituições de ensino superior do Grupo Cofac na região da Marinha Grande:

ISDOM – Licenciatura em Engenharia da Produção Industrial e Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos;
ISLA Leiria – Licenciatura em Engenharia da Segurança no Trabalho, Licenciatura em Gestão de Empresas e Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.

Competências

Conhecimentos

  1. Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
  2. Conhecimentos abrangentes de língua inglesa
  3. Conhecimentos abrangentes de matemática e estatística
  4. Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informática
  5. Conhecimentos especializados do Sistema português de normalização
  6. Conhecimentos especializados de gestão de conflitos e gestão de equipas
  7. Conhecimentos profundos de ferramentas da Qualidade
  8. Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade
  9. Conhecimentos especializados de técnicas de medição e monitorização da satisfação do cliente
  10. Conhecimentos especializados sobre agentes químicos, biológicos e físicos presentes nos ambientes de trabalho
  11. Conhecimentos profundos sobre legislação ambiental e de segurança e saúde do trabalho
  12. Conhecimentos especializados sobre avaliação e controlo de riscos
  13. Conhecimentos especializados sobre prevenção em contexto laboral
  14. Conhecimentos especializados sobre organização de emergências

Aptidões

  1. Identificar as melhores opções estratégicas nos mais diversos contextos e situações na perspetiva da gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
  2. Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes sectores específicos de intervenção
  3. Planear, coordenar e promover as etapas da implementação de sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
  4. Elaborar documentação técnica e específica e determinar a sua implementação
  5. Conceber suportes documentais diversos de disseminação de informação a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança.
  6. Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão
  7. Determinar as necessidades de compra, selecionar e avaliar os fornecedores e definir os respetivos procedimentos de aquisição de bens e/ou serviços
  8. Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos
  9. Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de legislação em contexto real de trabalho
  10. Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos
  11. Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência
  12. Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional
  13. Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão
  14. Utilizar técnicas de análise e avaliação da satisfação do cliente
  15. Utilizar técnicas de desenvolvimento e implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e á segurança

Atitudes

  1. Demonstrar capacidade de liderança assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores
  2. Adaptar-se às evoluções técnicas e metodológicas
  3. Demonstrar capacidade para comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo
  4. Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress
  5. Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações
  6. Demonstrar pró-atividade, assertividade e orientação para resultados
  7. Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos
  8. Agir em função de princípios de tolerância e cooperação
  9. Demonstrar sentido de organização e planificação
  10. Demonstrar confiança nos processo de tomada de decisão e de avaliação

Condições de acesso:
  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pelo ISDOM;
  • Titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.