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CTSP / TeSP

Gestão Hoteleira e Alojamento

O curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento visa formar profissionais aptos para supervisionar, coordenar e controlar as atividades das secções da receção e dos andares que incorporam o departamento de alojamento das diferentes unidades hoteleiras, nomeadamente receção, portaria, andares, quartos, zonas públicas, lavandaria e rouparia.

Atividades Principais

  • Definir o posicionamento estratégico do departamento de alojamento, assim como os produtos e serviços na unidade hoteleira, tendo em conta a sua relação com os restantes departamentos e as novas tendências de mercado
  • Elaborarar o organograma do departamento de alojamento, bem como o fluxo de trabalho e de comunicação das diferentes secções
  • Definir e controlar as normas de serviço das diferentes secções, assim como os procedimentos relativos a reserva, chegada, receção, estadia e partida dos hóspedes, à limpeza e arrumação de áreas públicas, quartos e lavandaria/rouparia e à inventariação e manutenção dos equipamentos/utensílios
  • Elaborar e aplicar instrumentos de gestão relativos ao controlo das reservas, das contas de hóspedes, dos custos, da faturação, das vendas utilizando software informático específico
  • Definir e implementar as políticas de gestão do departamento de alojamento tendo por base os diferentes perfis de clientes
  • Analisar e avaliar resultados financeiros e comerciais, através de análise estatísticas e da elaboração de relatórios de follow up
  • Negociar com fornecedores e com empresas de outsourcing, tendo como objetivo a minimização de cutsos e o controlo de qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos
  • Implementar medidas corretivas de gestão tendo em vista a otimização de recursos e a aumento das receitas
  • Garantir a segurança dos serviços prestados ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade
  • Definir objetivos comerciais tendo em consideração estratégias de marketing e vendas, com o objetivo de definir o posicionamento da unidade hoteleira e a política de comunicação com o cliente
  • Tratar as reclamações e sugestões dos clientes

Vagas:
50
Condições de acesso:
Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente

Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional

Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março