Assinar

O meu diário: Parabéns

Reparem que quem gosta de jornais é sempre mais interessante, mais vivo e presente no mundo. Não pensem que o dinheiro que gastamos num jornal é um luxo.

hml.vasconcelos@gmail.com

Gosto de jornais. Digo sempre que se me saísse o Euromilhões ia tomar o pequeno almoço sentada à mesa lá de casa com um sumo de laranja acabado de fazer e o jornal do dia na mão. Não no tablet, que por enquanto ainda gosto de folhear o papel. Estou a tentar mudar os meus gostos, e a pouco e pouco começo a deslizar os dedinhos no ecrã com algum gosto, mas ainda não comparo com o prazer de ouvir as folhinhas a passar e ter de levantar e baixar a cabeça para percorrer a página toda. Até o cheiro do papel me reforça um sentimento positivo, cheirar o papel conduz-me para o prazer calmo do fim de semana quando temos tempo para viver devagar e sentarmo-nos na esplanada a ler o jornal. Não sei se tudo isto me transporta à minha infância quando o meu avô logo pela manhã bebia o seu café de cevada acabado de fazer e lia o “Primeiro de Janeiro”. A minha avó nunca perdia a folha da necrologia facto que eu sempre criticava, para agora pagar pela língua e pensar sempre nela quando paro a ver quem morreu. Gosto da notícia profunda, da levezinha, da informativa, da surpreendente e da fotografia do ângulo menos óbvio. Gosto de ler as gordas, gosto do título das notícias, que dizem muito sobre quem as escreveu. Até gosto do anúncio das bodas de ouro ou da oração a um santo qualquer para agradecer uma graça obtida. Reparem que quem gosta de jornais é sempre mais interessante, mais vivo e presente no mundo. Não pensem que o dinheiro que gastamos num jornal é um luxo, só se pensarmos que a cultura é um luxo.

Esta semana o Região Leiria faz 83 anos e com ele transporta mais de 8 décadas de novidades, de mudanças e evolução. E este jornal apesar de regional tem inovado e sobretudo lutado por manter níveis de qualidade que por vezes só vimos em jornais com âmbito nacional. Tem tido sorte em ter leitores fieis e tem tido a inteligência de os manter apaixonados. Parabéns ao Região Leiria e a todos os profissionais que lá trabalham e que transportam geração após geração os valores do bom jornalismo.

(Artigo publicado na edição de 11 de outubro de 2018)