Podcasts REGIÃO DE LEIRIA

Programas

Mentes Inquietas

Dúvidas sobre a saúde mental de adultos e crianças, colocadas pela jornalista Patrícia Duarte ao psiquiatra Cláudio Laureano e à pedopsiquiatra Graça Milheiro. Uma conversa curta, de pouco mais de cinco minutos, que pretende estender a mão a quem pressente ou já evidencia que não está tudo bem. O programa é realizado em parceria com o Centro Hospitalar de Leiria.

Últimos episódios

#5 – As crianças também deprimem?

Afinal, as crianças não vivem permanentemente nos castelos encantados dos contos de fadas. Também passam por situações de tristeza, desapontamento e culpa que deixam de ser “normais” quando se tornam persistentes. Neste episódio, regressamos à conversa com Graça Milheiro, pedopsiquiatra, para aprendermos a estar atentos a alguns detalhes. Nos mais novos, é frequente a depressão desenvolver-se em silêncio.

#4 – O normal e o patológico, onde começa a doença?

A fronteira entre o que será “normal” e o que é patológico é o tema deste episódio. Cláudio Laureano, psiquiatra, explica como se estabelecem as diferenças no que se refere às doenças psiquiátricas. Por vezes, a descontinuidade entre normal e patológico surge de forma súbita. Se, por exemplo, conhece alguém que se diz “um enviado de Deus para salvar o mundo” não perca este episódio.

#3 – Crianças e jovens em tempos de pandemia

Ninguém escapa ao impacto do confinamento. Se para os adultos está a ser muito difícil, não se pense que para as crianças e jovens está a ser menos. O que devemos fazer para minimizar o impacto da Covid-19 na saúde mental dos mais novos, como se deve abordar o assunto e em que momento devemos recorrer a uma consulta especializada é o que explica, neste episódio, a pedopsiquiatra Graça Milheiro.

#2 – Quando a ansiedade nos controla

Vive-se em ânsia permanente e aquilo que seria um fenómeno natural transformou-se numa questão de saúde mental. Há também o medo, que convém não confundir com ansiedade. Então quais os sintomas mais comuns e quais os riscos de desvalorizar alguns sinais? Neste episódio, o médico psiquiatra Cláudio Laureano explica onde está a linha a partir da qual fica comprometido o nosso equilíbrio emocional.

#1 – Estados de alma em tempos de pandemia

O confinamento trouxe muitos meses de sofrimento. Há sintomas de perturbação psicológica que se agravaram e aos quais é imperativo prestar atenção. Que sintomas são esses e qual o real impacto da pandemia na saúde mental dos adultos é o tema em que se centra este episódio. A conversa com Cláudio Laureano, psiquiatra, incide ainda sobre as estratégias que podem ser usadas para diminuir o sofrimento.