A nossa história
O jornal que atravessa gerações
O REGIÃO DE LEIRIA nasceu em 1935. A caminho das nove décadas de publicação ininterrupta, o jornal continua a fazer parte do dia a dia de milhares de leitores. Se antigamente eram as edições em papel que chegavam semanalmente à caixa de correio dos assinantes, hoje é também a informação atualizada em permanência que lhes chega pela via digital, através do site, da aplicação móvel e das redes sociais.
A história do REGIÃO DE LEIRIA é longa, fruto do dinamismo das suas equipas e da sua enorme capacidade de adaptação. É longa também graças à exigência e ao dinamismo da comunidade que serve.
A caminho dos 90 anos, o REGIÃO DE LEIRIA é um dos títulos de referência da imprensa regional portuguesa, em papel e no digital, e o mais antigo em publicação no distrito de Leiria.
1935
10 de Outubro
José Baptista Santos funda o REGIÃO DE LEIRIA

Quando surge, o jornal é gratuito e destina-se à publicação de anúncios. No primeiro número, assume que pretende contribuir para “avolumar consideravelmente” as transações do comércio e indústria da região de Leiria.
1939
Jornal deixa de ser gratuito
Pouco tempo depois do seu lançamento, uma série de 20 números passa a custar 20 escudos, ou seja, cada exemplar tem o preço de 1 escudo. Na década de 70, o jornal custa 4 escudos, na década de 80 aumenta para 25 escudos e, no final da década de 90, já custa 150 escudos. Atualmente, em banca, é vendido a 1,20€.
1990
Lucínia Azambuja assume direção do jornal

Neta do fundador, dirige o REGIÃO DE LEIRIA entre abril de 1990 e outubro de 1998. Sucede ao tio José Ângelo Batista (filho do fundador) e é a última diretora da família fundadora do jornal.
1990
É publicada a primeira imagem a cores na primeira página

Sob a liderança de Lucínia Azambuja, o jornal moderniza-se. A ela se deve a adesão a novas tecnologias, a transferência para a impressão em rotativa, a introdução da cor e o abandono do espírito amador que caracteriza as redações regionais da época.
1996
Grupo Lena adquire o REGIÃO DE LEIRIA
A compra do Região de Leiria significa a abertura deste grupo empresarial ao mundo dos media. Segue-se a criação da Sojormedia, empresa que, para além do Região de Leiria, deteve outros órgãos de informação regional, uma central de compra e venda de espaço publicitário na imprensa regional e uma editora.
1996
REGIÃO DE LEIRIA cria o seu primeiro sítio na internet

Portugal está na internet desde 1991 e cinco anos depois, o REGIÃO DE LEIRIA faz as primeiras incursões neste mundo novo, com um site difícil de memorizar – “www.inforg.pt/inforg/rl” - mas que lhe vale alguns prémios em fóruns especializados. No ano seguinte, em 1997, a edição semanal pode ser lida na internet e o número de consultas cresce semana após semana.
1997
Eduardo Aires assina novo grafismo do jornal

O ano é marcado por várias mudanças. O jornal transfere-se do Terreiro para a rua José Estêvão e o grafismo é profundamente alterado. Desde o cabeçalho, ao logótipo, passando pelo aspeto global do jornal, tudo é alvo de mudança. Os textos passaram a ser mais pequenos, introduzem-se novas rubricas, o recurso à cor e à imagem tornam-se evidentes. O trabalho gráfico é realizado pelo designer Eduardo Aires.
1998
Francisco Rebelo dos Santos é o novo diretor do jornal

Após a aquisição do jornal por parte do Grupo Lena, Lucínia Azambuja ainda se mantém cerca de um ano como diretora. Francisco Rebelo dos Santos, então diretor executivo, sucede-lhe na direção do jornal e mantém-se até hoje nessas funções.
1999
Revista RL é lançada e sai uma vez por mês com o jornal

Assume-se como uma nova aposta editorial do semanário REGIÃO DE LEIRIA. Pretende lançar um olhar sobre “o outro lado" de gente conhecida e anónima da região, lê-se no editorial do primeiro número. A revista é publicada até 2008.
1999
De semanário a bissemanário

Além da sexta-feira, o jornal começa a ser publicado também à terça. Pretende alcançar um público mais atento e interessado aos eventos desportivos. A periodicidade bissemanal dura cerca de 10 meses e no final de julho de 2000 o jornal volta a sair semanalmente, à sexta-feira. Atualmente, a edição impressa ainda é publicada uma vez por semana, mas à quinta-feira.
2002
Cinco dias sem água motivam edição extra

Em setembro de 2002, Leiria fica cinco dias sem abastecimento de água. O jornal vê uma oportunidade de comunicar e esclarecer a população. A edição extra acaba por informar que o reabastecimento de água, depois de cinco dias de “seca”, estava garantido entre esse dia e o seguinte.
2005
REGIÃO DE LEIRIA muda de instalações para Leiria Gare

O crescimento do grupo a que o jornal pertence e o aumento da equipa exigem instalações maiores. O REGIÃO DE LEIRIA passa a funcionar no edifício em frente à estação dos comboios de Leiria e aí se vai manter até 2015.
2007
Jornal recebe medalha de prata em concurso ibérico

Neste ano, o concurso “Lo Mejor del Diseño Periodístico España & Portugal”, organizado pela SND-E, elege a capa “10 mandamentos” como a segunda melhor. É o quarto ano consecutivo em que o REGIÃO DE LEIRIA é galardoado neste prestigiado concurso de design gráfico realizado na Península Ibérica. Continuará a sê-lo em anos seguintes.
2007
A entrada nas redes sociais

O ano de 2007 marca a entrada do REGIÃO DE LEIRIA nas redes sociais, ao criar conta na plataforma Twitter. Em 2010, o jornal adere ao Facebook e só mais tarde entra no Instagram e no LinkedIn, redes onde mantém presença ativa.
2010
Nick Mrozowski redesenha o REGIÃO DE LEIRIA

Em outubro deste ano, o jornal sai para as bancas totalmente renovado a nível gráfico e editorial. O projeto assinado pelo designer gráfico Nick Mrozowski apresenta aos leitores um jornal num formato mais pequeno e agrafado, mas com muito mais espaço para a imagem.
2011
A fotografia premiada em concurso mundial

Uma fotografia de surf captada na Nazaré pelo repórter fotográfico Joaquim Dâmaso é distinguida com o Prémio Excelência na 32ª edição da Society for News Design – Best of News Design Competition. Ainda neste ano, o REGIÃO DE LEIRIA é distinguido com o Prémio Gazeta Regional, atribuído pelo Clube de Jornalistas.
2013
Mudança de instalações e o regresso ao centro de Leiria

Neste ano, o jornal deixa as instalações na estação e regressa ao centro de Leiria, mais concretamente à rua Comissão da Iniciativa, ocupando um terceiro andar da Torre Brasil. Ainda hoje é aí que se encontra.
2017
REGIÃO DE LEIRIA ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times

É um feito extraordinário a todos os níveis. A fotografia dos incêndios de Pedrógão Grande, que dá corpo à primeira página da edição de 22 de junho de 2017, arrecada a medalha de prata na categoria “Breaking News”, no concurso internacional da Society for News Design (SND), ao lado de títulos como o The New York Times, The Washington Post e o Los Angeles Times. O autor da fotografia é Joaquim Dâmaso, repórter fotográfico do REGIÃO DE LEIRIA. Ainda neste ano, nos prémios ibéricos e da América Latina da SND, a primeira página da edição de 22 de junho de 2017 é considerada a melhor capa do ano e o REGIÃO DE LEIRIA recebe a medalha de ouro.
2017
REGIÃO DE LEIRIA é contemplado com fundo de inovação da Google

A candidatura do REGIÃO DE LEIRIA é uma das cinco, a nível nacional, contemplada com fundo de inovação da Google destinado a promover o jornalismo digital. O projeto Repórter no Mundo é uma aplicação que tem por objetivo dinamizar as relações entre os cidadãos da região de Leiria e a sua diáspora. Hoje, é igualmente usada no âmbito do projeto educativo do REGIÃO DE LEIRIA.
2019
Google financia segundo projeto do REGIÃO DE LEIRIA

O REGIÃO DE LEIRIA é novamente um dos contemplados, em Portugal, pelo fundo de inovação da Google (DNI Fund) e é o jornal português que recebe o maior valor de investimento. Em causa está o desenvolvimento de uma plataforma inteligente de colocação de anúncios online, easy2B.
2020
Jornal lança a aplicação móvel para leitura de artigos

Em plena pandemia da Covid-19 e depois de renovar totalmente o seu site, o REGIÃO DE LEIRIA lança a aplicação móvel que permite aos leitores ter acesso mais rápido e direto às notícias e artigos do jornal. Está disponível em Android e iOS. O ano de 2020 fica também marcado pelo primeiro evento do jornal exclusivamente online.
2021
A estreia nos podcasts

Com a pandemia ainda em curso, o REGIÃO DE LEIRIA avança para o formato dos podcasts para abordar o tema da saúde mental. Lança o Mentes Inquietas, com a participação de um psiquiatra e de uma pedopsiquiatra. Ainda em 2021 lança mais um podcast – Memórias da Revolução de Abril - e, em 2022, vai para o ar o terceiro, intitulado Rádio-Diz-Que-Disse.