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Curso Profissional - 12º ano

Animador Sociocultural

O/A Animador(a) Sociocultural é o/a profissional qualificado a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

  • Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente;
  • Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;
  • Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas;
  • Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária;
  • Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social;
  • Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).
  • Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre;
  • Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação;
  • Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere;
  • Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar;
  • Elaborar relatórios de atividades.

Instituição:
EPAMG
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