Assinar Edições Digitais

Tens um talento desportivo?

Partilha connosco o que sabes fazer.

Envia o teu vídeo

Bola utilizada na Supertaça Europeia de futebol tem estampado desenho de leiriense

Bayern Munique e Sevilha FC defrontam-se para o jogo da Supertaça Europeia da UEFA, em Budapeste, no dia 24 mas há mais do que um jogo de futebol neste encontro.

A bola que vai ser utilizada para o jogo tem desenhos de 18 crianças, procedentes de dez projetos da Fundação das Crianças da UEFA, e um deles é de Leiria.

A autora do desenho chama-se Sara e integrou o projeto Brincar de Rua, através do programa direcionado às escolas, em Leiria.

Foi aí que foi desafiada a participar, há cerca de um ano e meio, e o resultado agora conhecido, entre 200 desenhos concorrentes, não podia ser melhor.

“A minha atividade favorita é jogar futebol com as minhas amigas. Para mim, o futebol é amizade e união. Tentei demonstrar isso com o meu desenho. É um campo de futebol com corações e raparigas de mãos dadas”, afirmou Sara à FPF.pt.

Para Francisco Lontro, do Brincar de Rua, o prémio não podia ser melhor. “Mais do que o desenho é a postura desta menina: uma conciliadora, pacifista, criativa e mobilizadora! Nós ficamos de coração cheio por sabermos que um bocadinho da história desta menina se fez no Brincar de Rua”, diz.

E os elogios não se ficam por aqui. “Uma curiosa em relação a tudo o que era elemento da natureza; uma exploradora que não virava costas a nenhum desafio (subir árvores, inventar brinquedos com paus, criar peças de arte com folhas e flores) e também, claro, os jogos com bola. A Sara é uma verdadeira empreendedora e artista, do jeito que só as crianças sabem ser… e que infelizmente nós, adultos, tendemos a querer “amestrar”, desvalorizando a sua energia bonita de criar, experimentar, desafiar. Recordo-me particularmente da sua capacidade de lidar com situações de risco (tranquila e atenta) e de querer quase sempre experimentar os novos desafios”, salienta o coordenador do projeto criado em Leiria, em 2015, e que foi distinguido com o UEFA Foundation Award 2020.

O jogo da final só vai poder ser acompanhado pela televisão, mas fica a promessa da entrega de uma bola oficial para a Sara e outra para o Brincar de Rua. E se há imagens que valem a pena, a par dos golos, fica também a imagem de “felicidade estampada no rosto da Sara”.