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Licenciatura

Educação Básica

O curso de Educação Básica visa proporcionar conhecimentos e competências teóricas, práticas e metodológicas nas áreas de docência do ensino básico, de forma a promover o saber e a motivação dos profissionais, dinamizando o seu próprio desenvolvimento em trabalho em projetos empreendedores e inovadores, ligados às áreas da docência e às ciências da educação.
O plano curricular e as experiências de formação que estruturam o curso permitirão ao estudante:

  • Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal e social;
  • Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na resolução de problemas encontrados em contextos diversificados;
  • Mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes, em contextos diversificados, na construção de novos saberes científicos, culturais e tecnológicos;
  • Mobilizar diversas linguagens para expressar e comunicar a sua relação com a realidade em contextos diversificados;
  • Participar de forma crítica e construtiva em projetos de investigação desenvolvidos em contexto escolar e/ou não escolar, criando uma consciência do papel da escola como polo de desenvolvimento social e cultural;
  • Desenvolver metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a múltiplos contextos;
  • Desenvolver a curiosidade e o gosto intelectual pelo saber e pela investigação, como eixos do seu processo de formação.

Vagas:
56
Condições de acesso:
O seguinte conjunto de provas:

(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais

(18) Português
Saidas profissionais:
Acesso aos cursos de Mestrado que habilitam profissionalmente para a docência na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Desempenho de funções de técnico de educação em contextos diversos: creches, jardins de infância e escolas, centros de ocupação de tempos livres, centros culturais, museus, bibliotecas e ludotecas, divisões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social

Integração em equipas multidisciplinares para promoção de projetos educativos em contextos diversificados

Conceção, produção e desenvolvimento de recursos didáticos com aplicação a contextos de educação formal e não formal