Mentes Inquietas

Dúvidas sobre a saúde mental de adultos e crianças, colocadas pela jornalista Patrícia Duarte ao psiquiatra Cláudio Laureano e à pedopsiquiatra Graça Milheiro. Uma conversa curta, de pouco mais de cinco minutos, que pretende estender a mão a quem pressente ou já evidencia que não está tudo bem. O programa é realizado em parceria com o Centro Hospitalar de Leiria.


Episódios

#12 – E quando os pais têm doença mental?

A família é o melhor ambiente para qualquer ser humano nascer, crescer, ser amado e ser feliz. Mas esta afirmação também é válida quando os pais têm doença mental? O que fazer para que, nestas circunstâncias, o mundo das crianças não se desmorone? É disso que trata este episódio do podcast “Mentes Inquietas”, com a participação da médica Graça Milheira, diretora do Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria.

#11 – Esquizofrenia e outras psicoses

Esquizofrenia e psicose são termos que estão muitas vezes no nosso vocabulário, mas será que sabemos exatamente o que significam? Neste episódio do podcast "Mentes Inquietas" explicamos do que se trata, com a ajuda de Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria.

#10 – Quando a acumulação é uma doença

O êxito de programas televisivos como o “Acumuladores” parece indicar que este é não é um problema raro e que há quem se reveja nesse apego excessivo a objetos. Os casos chegam a ser graves ao ponto de levarem as pessoas a viverem em condições pouco higiénicas e pouco seguras. A perturbação da acumulação é o tema em destaque neste episódio do podcast “Mentes Inquietas” que conta com a participação do médico Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria.

#9 – Alcoolismo, essa outra pandemia

Por ser socialmente aceite, o álcool facilmente entra na rotina dos portugueses. E entra cedo. Há, contudo, um ponto a partir do qual o consumo deixa de ser equilibrado. Quando a dependência surge, ela traz consigo efeitos muito negativos sobre a saúde física e psíquica. O problema arrasta o doente, mas também todos os que estão em seu redor, originando o que muitas vezes se chama de “família alcoólica”. É dessa outra “pandemia” que o psiquiatra Cláudio Laureano fala neste episódio do podcast "Mentes Inquietas".

#8 – Vamos falar de parentalidade

Uma criança sem família não existe. Quer seja família biológica, de acolhimento ou adotiva, para crescer e se desenvolver, a criança precisa de pais ou outros adultos que dela cuidem e lhe forneçam um ambiente adequado. Esse ambiente é feito de afetos, mas também e regras. Neste programa do podcast Mentes Inquietas, a pedopsiquiatra Graça Milheiro deixa algumas dicas que podem ajudar os pais no desenvolvimento e educação dos filhos.

#7 – Suicídio – vamos falar de prevenção

A avaliar pela quase ausência de notícias, dir-se-ia que a questão não existe. Não é verdade. O suicídio é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo e é necessário falar dele. Mas como? Em que circunstâncias? A que sinais se deve prestar atenção? Estas são perguntas às quais se pretende dar resposta neste episódio do podcast "Mentes Inquietas". O psiquiatra Cláudio Laureano esclarece e ajuda a desfazer mitos.

#6 – Depressão, a doença do século

É a doença mais comum em todo o mundo e a principal causa de incapacidade, segundo a Organização Mundial de Saúde. No entanto, há muito que continua por perceber e lidar com esta patologia não se tem revelado fácil. Como se comporta uma pessoa com depressão? A patologia tem cura? Há fatores genéticos que contribuem para o estado depressivo? Estas são algumas das perguntas a que o médico psiquiatra Cláudio Laureano dá resposta neste episódio do podcast "Mentes Inquietas".

#5 – As crianças também deprimem?

Afinal, as crianças não vivem permanentemente nos castelos encantados dos contos de fadas. Também passam por situações de tristeza, desapontamento e culpa que deixam de ser “normais” quando se tornam persistentes. Neste episódio, regressamos à conversa com Graça Milheiro, pedopsiquiatra, para aprendermos a estar atentos a alguns detalhes. Nos mais novos, é frequente a depressão desenvolver-se em silêncio.

#4 – O normal e o patológico, onde começa a doença?

A fronteira entre o que será “normal” e o que é patológico é o tema deste episódio. Cláudio Laureano, psiquiatra, explica como se estabelecem as diferenças no que se refere às doenças psiquiátricas. Por vezes, a descontinuidade entre normal e patológico surge de forma súbita. Se, por exemplo, conhece alguém que se diz “um enviado de Deus para salvar o mundo” não perca este episódio.

#3 – Crianças e jovens em tempos de pandemia

Ninguém escapa ao impacto do confinamento. Se para os adultos está a ser muito difícil, não se pense que para as crianças e jovens está a ser menos. O que devemos fazer para minimizar o impacto da Covid-19 na saúde mental dos mais novos, como se deve abordar o assunto e em que momento devemos recorrer a uma consulta especializada é o que explica, neste episódio, a pedopsiquiatra Graça Milheiro.

#2 – Quando a ansiedade nos controla

Vive-se em ânsia permanente e aquilo que seria um fenómeno natural transformou-se numa questão de saúde mental. Há também o medo, que convém não confundir com ansiedade. Então quais os sintomas mais comuns e quais os riscos de desvalorizar alguns sinais? Neste episódio, o médico psiquiatra Cláudio Laureano explica onde está a linha a partir da qual fica comprometido o nosso equilíbrio emocional.

#1 – Estados de alma em tempos de pandemia

O confinamento trouxe muitos meses de sofrimento. Há sintomas de perturbação psicológica que se agravaram e aos quais é imperativo prestar atenção. Que sintomas são esses e qual o real impacto da pandemia na saúde mental dos adultos é o tema em que se centra este episódio. A conversa com Cláudio Laureano, psiquiatra, incide ainda sobre as estratégias que podem ser usadas para diminuir o sofrimento.