A nossa história

O jornal que atravessa gerações

O REGIÃO DE LEIRIA nasceu em 1935. A caminho das nove décadas de publicação ininterrupta, o jornal continua a fazer parte do dia a dia de milhares de leitores. Se antigamente eram as edições em papel que chegavam semanalmente à caixa de correio dos assinantes, hoje é também a informação atualizada em permanência que lhes chega pela via digital, através do site, da aplicação móvel e das redes sociais.
A história do REGIÃO DE LEIRIA é longa, fruto do dinamismo das suas equipas e da sua enorme capacidade de adaptação. É longa também graças à exigência e ao dinamismo da comunidade que serve.
A caminho dos 90 anos, o REGIÃO DE LEIRIA é um dos títulos de referência da imprensa regional portuguesa, em papel e no digital, e o mais antigo em publicação no distrito de Leiria.

1935

10 de Outubro

José Baptista Santos funda o REGIÃO DE LEIRIA

Quando surge, o jornal é gratuito e destina-se à publicação de anúncios. No primeiro número, assume que pretende contribuir para “avolumar consideravelmente” as transações do comércio e indústria da região de Leiria.

1939

Jornal deixa de ser gratuito

Pouco tempo depois do seu lançamento, uma série de 20 números passa a custar 20 escudos, ou seja, cada exemplar tem o preço de 1 escudo. Na década de 70, o jornal custa 4 escudos, na década de 80 aumenta para 25 escudos e, no final da década de 90, já custa 150 escudos. Atualmente, em banca, é vendido a 1,20€.

1990

Lucínia Azambuja assume direção do jornal

Neta do fundador, dirige o REGIÃO DE LEIRIA entre abril de 1990 e outubro de 1998. Sucede ao tio José Ângelo Batista (filho do fundador) e é a última diretora da família fundadora do jornal.

1990

É publicada a primeira imagem a cores na primeira página

Sob a liderança de Lucínia Azambuja, o jornal moderniza-se. A ela se deve a adesão a novas tecnologias, a transferência para a impressão em rotativa, a introdução da cor e o abandono do espírito amador que caracteriza as redações regionais da época.

1996

Grupo Lena adquire o REGIÃO DE LEIRIA

A compra do Região de Leiria significa a abertura deste grupo empresarial ao mundo dos media. Segue-se a criação da Sojormedia, empresa que, para além do Região de Leiria, deteve outros órgãos de informação regional, uma central de compra e venda de espaço publicitário na imprensa regional e uma editora.

1996

REGIÃO DE LEIRIA cria o seu primeiro sítio na internet

Portugal está na internet desde 1991 e cinco anos depois, o REGIÃO DE LEIRIA faz as primeiras incursões neste mundo novo, com um site difícil de memorizar – “www.inforg.pt/inforg/rl” - mas que lhe vale alguns prémios em fóruns especializados. No ano seguinte, em 1997, a edição semanal pode ser lida na internet e o número de consultas cresce semana após semana.

1997

Eduardo Aires assina novo grafismo do jornal

O ano é marcado por várias mudanças. O jornal transfere-se do Terreiro para a rua José Estêvão e o grafismo é profundamente alterado. Desde o cabeçalho, ao logótipo, passando pelo aspeto global do jornal, tudo é alvo de mudança. Os textos passaram a ser mais pequenos, introduzem-se novas rubricas, o recurso à cor e à imagem tornam-se evidentes. O trabalho gráfico é realizado pelo designer Eduardo Aires.

1998

Francisco Rebelo dos Santos é o novo diretor do jornal

Após a aquisição do jornal por parte do Grupo Lena, Lucínia Azambuja ainda se mantém cerca de um ano como diretora. Francisco Rebelo dos Santos, então diretor executivo, sucede-lhe na direção do jornal e mantém-se até hoje nessas funções.

1999

Revista RL é lançada e sai uma vez por mês com o jornal

Assume-se como uma nova aposta editorial do semanário REGIÃO DE LEIRIA. Pretende lançar um olhar sobre “o outro lado" de gente conhecida e anónima da região, lê-se no editorial do primeiro número. A revista é publicada até 2008.

1999

De semanário a bissemanário

Além da sexta-feira, o jornal começa a ser publicado também à terça. Pretende alcançar um público mais atento e interessado aos eventos desportivos. A periodicidade bissemanal dura cerca de 10 meses e no final de julho de 2000 o jornal volta a sair semanalmente, à sexta-feira. Atualmente, a edição impressa ainda é publicada uma vez por semana, mas à quinta-feira.

2002

Cinco dias sem água motivam edição extra

Em setembro de 2002, Leiria fica cinco dias sem abastecimento de água. O jornal vê uma oportunidade de comunicar e esclarecer a população. A edição extra acaba por informar que o reabastecimento de água, depois de cinco dias de “seca”, estava garantido entre esse dia e o seguinte.

2005

REGIÃO DE LEIRIA muda de instalações para Leiria Gare

O crescimento do grupo a que o jornal pertence e o aumento da equipa exigem instalações maiores. O REGIÃO DE LEIRIA passa a funcionar no edifício em frente à estação dos comboios de Leiria e aí se vai manter até 2015.

2007

Jornal recebe medalha de prata em concurso ibérico

Neste ano, o concurso “Lo Mejor del Diseño Periodístico España & Portugal”, organizado pela SND-E, elege a capa “10 mandamentos” como a segunda melhor. É o quarto ano consecutivo em que o REGIÃO DE LEIRIA é galardoado neste prestigiado concurso de design gráfico realizado na Península Ibérica. Continuará a sê-lo em anos seguintes.

2007

A entrada nas redes sociais

O ano de 2007 marca a entrada do REGIÃO DE LEIRIA nas redes sociais, ao criar conta na plataforma Twitter. Em 2010, o jornal adere ao Facebook e só mais tarde entra no Instagram e no LinkedIn, redes onde mantém presença ativa.

2009

É publicado o primeiro vídeo online

Um tornado na Batalha, em janeiro deste ano, leva o REGIÃO DE LEIRIA a captar imagens em vídeo e a reproduzi-las online através de uma conta que cria na plataforma Sapo. Ainda nesse ano, publica um vídeo sobre os festejos em honra da Santíssima Trindade também na Batalha.

2010

Nick Mrozowski redesenha o REGIÃO DE LEIRIA

Em outubro deste ano, o jornal sai para as bancas totalmente renovado a nível gráfico e editorial. O projeto assinado pelo designer gráfico Nick Mrozowski apresenta aos leitores um jornal num formato mais pequeno e agrafado, mas com muito mais espaço para a imagem.

2011

A fotografia premiada em concurso mundial

Uma fotografia de surf captada na Nazaré pelo repórter fotográfico Joaquim Dâmaso é distinguida com o Prémio Excelência na 32ª edição da Society for News Design – Best of News Design Competition. Ainda neste ano, o REGIÃO DE LEIRIA é distinguido com o Prémio Gazeta Regional, atribuído pelo Clube de Jornalistas.

2013

Mudança de instalações e o regresso ao centro de Leiria

Neste ano, o jornal deixa as instalações na estação e regressa ao centro de Leiria, mais concretamente à rua Comissão da Iniciativa, ocupando um terceiro andar da Torre Brasil. Ainda hoje é aí que se encontra.

2017

REGIÃO DE LEIRIA ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times

É um feito extraordinário a todos os níveis. A fotografia dos incêndios de Pedrógão Grande, que dá corpo à primeira página da edição de 22 de junho de 2017, arrecada a medalha de prata na categoria “Breaking News”, no concurso internacional da Society for News Design (SND), ao lado de títulos como o The New York Times, The Washington Post e o Los Angeles Times. O autor da fotografia é Joaquim Dâmaso, repórter fotográfico do REGIÃO DE LEIRIA. Ainda neste ano, nos prémios ibéricos e da América Latina da SND, a primeira página da edição de 22 de junho de 2017 é considerada a melhor capa do ano e o REGIÃO DE LEIRIA recebe a medalha de ouro.

2017

REGIÃO DE LEIRIA é contemplado com fundo de inovação da Google

A candidatura do REGIÃO DE LEIRIA é uma das cinco, a nível nacional, contemplada com fundo de inovação da Google destinado a promover o jornalismo digital. O projeto Repórter no Mundo é uma aplicação que tem por objetivo dinamizar as relações entre os cidadãos da região de Leiria e a sua diáspora. Hoje, é igualmente usada no âmbito do projeto educativo do REGIÃO DE LEIRIA.

2019

Google financia segundo projeto do REGIÃO DE LEIRIA

O REGIÃO DE LEIRIA é novamente um dos contemplados, em Portugal, pelo fundo de inovação da Google (DNI Fund) e é o jornal português que recebe o maior valor de investimento. Em causa está o desenvolvimento de uma plataforma inteligente de colocação de anúncios online, easy2B.

2020

Jornal lança a aplicação móvel para leitura de artigos

Em plena pandemia da Covid-19 e depois de renovar totalmente o seu site, o REGIÃO DE LEIRIA lança a aplicação móvel que permite aos leitores ter acesso mais rápido e direto às notícias e artigos do jornal. Está disponível em Android e iOS. O ano de 2020 fica também marcado pelo primeiro evento do jornal exclusivamente online.

2021

A estreia nos podcasts

Com a pandemia ainda em curso, o REGIÃO DE LEIRIA avança para o formato dos podcasts para abordar o tema da saúde mental. Lança o Mentes Inquietas, com a participação de um psiquiatra e de uma pedopsiquiatra. Ainda em 2021 lança mais um podcast – Memórias da Revolução de Abril - e, em 2022, vai para o ar o terceiro, intitulado Rádio-Diz-Que-Disse.