Select Page

Duas atletas de Leiria garantem lugar nas finais dos Europeus de atletismo

Irina Rodrigues Foto de arquivo

Evelise Veiga Foto: Joaquim Dâmaso

Evelise Veiga (salto em comprimento) e Irina Rodrigues (lançamento do disco), atletas de Leiria, garantiram esta quinta-feira, a qualificação para as finais dos Europeus de atletismo, que decorrem em Berlim. Liliana Cá, outra atleta lusa, assegurou igualmente um lugar na final. 

Evelise Veiga assegurou a apuramento com o seu primeiro salto, de 6,61 metros, que deixou a atleta do Sporting no 12.º lugar do concurso, tornando-se na segunda portuguesa a chegar a finais na especialidade, depois de Naide Gomes.

“Na final, vou tentar desfrutar do meu trabalho, tentar melhorar o meu recorde pessoal, que é o recorde nacional sub-23. Este é um ambiente fantástico que nos dá mais motivação, estarmos aqui com atletas que já conquistaram medalhas olímpicas e mundiais, no meu primeiro Europeu é muito bom”, afirmou Evelise Veiga.

A saltadora do Sporting reconheceu a ansiedade durante o concurso, antes de confirmar o seu apuramento, para o qual pensava necessitar de bater o recorde pessoal: “Felizmente, chegou igualar”, frisou.

No lançamento do disco, Irina Rodrigues, também do Sporting, conseguiu o apuramento para a final, com 59,22 metros no terceiro ensaio, depois de 55,15 e 56,38, fase para a qual Liliana Cá, do Nova Luzes, já se tinha qualificado, com 58,37.

“Naquele momento nem queria a acreditar. Depois o sentimento de que valeu a pena, tanto trabalho, tanto sacrifício, tantas lesões. Depois a felicidade de estarmos duas portuguesas, pela primeira vez, numa final do disco. É um sinal que estamos a crescer”, disse Irina Rodrigues, que agradeceu ao seu treinador, Júlio Cirino, e ao psicólogo João Lameiras, prometendo “desfrutar e melhorar esta marca”, na final.

Antes, Liliana Cá já tinha obtido uma marca que lhe valeu a qualificação para a final, fase em que pretende “subir na classificação, quanto mais alto melhor”.

“Foi uma marca que saiu perto da qualificação. Foi ao primeiro, estava a sentir-me mole, mas depois tentei arriscar, por isso os nulos”, referiu Liliana Cá.

As finais do salto em comprimento e do lançamento do disco vão ser disputadas no sábado, a partir das 20:05 e 20:20 locais (19:05 e 19:20 em Lisboa), respetivamente.

Evelise Veiga assegurou a apuramento com o seu primeiro salto, de 6,61 metros, que deixou a atleta do Sporting no 12.º lugar do concurso, tornando-se na segunda portuguesa a chegar a finais na especialidade, depois de Naide Gomes.

RL com Lusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Semana de Moldes 2018

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a criação de um imposto para financiar a Proteção Civil?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This