Select Page

Leiriense integra equipa de peritos multidisciplinares que parte para Moçambique

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, Carlos Guerra, é um dos elementos que desde ontem, quinta-feira, integra uma equipa avançada de peritos multidisciplinares que partiu para Moçambique.

A equipa é composta por elementos de Comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana (UEPS – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro e binómios de busca e socorro), do INEM e da EDP, informa a ANPC.

A equipa irá participar nas operações de socorro na sequência do ciclone Idai que afetou Moçambique. A missão, coordenada pela ANPC, seguiu a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa, que partiu do Aeroporto Militar de Figo Maduro, ontem à noite. O grupo recebeu a visita do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na partida.

O responsável, natural da Benedita, é ex-segundo comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil (AN­PC) e da Força Especial de Bombeiros, tendo já participado em outras missões no estrangeiro. É comandante distrital desde abril de 2018.

Portugal envia hoje também outra equipa composta por elementos de oito corporações de Bombeiros do distrito de Santarém que integra o dispositivo de ajuda a Moçambique: Abrantes, Alpiarça, Cartaxo, Vila Nova da Barquinha, Benavente, Pernes, Tomar e Santarém. Técnicas de socorro em emergência hospitalar, técnicos de mergulhador e de manobrador de embarcação de emergência e alguns equipamentos são as valências desta equipa.

Da região de Leiria, outro elemento ligado à proteção civil também vai estar envolvido nas operações de socorro.

Marco Martins, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, segue esta noite, pelas 19 horas, integrado numa equipa da “Estimulo ONGD”, uma ONG (Organização Não Governamental) oortuguesa, que tem representatividade em Moçambique e que está envolvida na ajuda humanitária às áreas mais afetadas da província de Sofala, informa a página de Facebook da corporações de Óbidos.

Fotos: ANPC

(Atualização da informação às 16h45, com introdução do último parágrafo, referente ao 2º comandante de Óbidos).

Carlos Guerra, à direita, de azul, integra a equipa coordenada pela ANPC Foto: ANPC

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a classificação do património do cemitério de Leiria?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This