Select Page

Almoço homenageou os primeiros trabalhadores da fábrica de cimento da Maceira

Encontro juntou cerca de 100 pessoas e homenageou os primeiros trabalhadores da fábrica  Fotos: Fernando Rodrigues

Quase a completar 99 anos, Luís Augusto dos Santos foi o antigo trabalhador com mais idade a participar no “Encontro de Famílias de Pioneiros ou seus Continuadores, da Fábrica de Cimentos da Maceira” que aconteceu este sábado, 12 de outubro.

Foi a primeira vez que este encontro se realizou e juntou cerca de uma centena de pessoas. O dia começou com uma visita guiada ao Museu da Fábrica e, ao meio-dia, foi celebrada missa em memória dos trabalhadores já falecidos, na capela do bairro da fábrica. O almoço serviu-se, pelas 13 horas, na sede da Casa do Pessoal.

Nuno Maia, diretor de comunicação da Secil, realçou o mérito de quem investiu numa zona onde nada existia. Lembrou que foi necessário ir buscar mão-de-obra a outras zonas do país e dar qualidade de vida a esses trabalhadores e seus familiares. Paralelamente à fábrica, um novo modelo laboral e social haveria de nascer com a construção do bairro de fábrica e a disponibilização de um conjunto de equipamentos a que uma boa parte da população não tinha acesso.

O encontrou contou ainda com a intervenção dos descendentes de famílias ligadas à fundação da fábrica, como José Rocha e Mello, Henrique Sommer, Gastão e Pinto e Amável Jardim Granger.

Entre os presentes, ficou o desejo de que este encontro se volte a realizar. Alguns familiares de antigos trabalhadores estiveram hoje pela primeira vez na Maceira e outros há décadas que não visitavam esta freguesia do concelho de Leiria.

A Fábrica de Cimento Maceira-Liz ocupa ainda hoje um lugar especial na história da indústria portuguesa. Pela mão de Rocha e Mello e Henrique Sommer, Portugal viu ser inaugurada a 3 de maio de 1923 a fábrica de cimento mais avançada do mundo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Leiria vai ter um busto de homenagem ao antigo presidente da Câmara, Afonso Lemos Proença. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This