Assinar
Batalha

Município da Batalha apresenta queixa face às descargas poluentes no concelho

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou que “aproveitar a situação de emergência nacional face à Covid-19 (…) para realizar crimes ambientais desta gravidade, é inaceitável”.

estátua de d. nuno álvares pereira na batalha

O Município da Batalha, no distrito de Leiria, apresentou queixa à GNR em resposta às descargas poluentes que se registaram no concelho nos últimos dias.

A denúncia do crime ambiental identifica potenciais responsáveis por recentes descargas suinícolas no concelho da Batalha, sobretudo na Ribeira da Calvaria, afluente do rio Lena, e que, “nos últimos dias, registaram duas fortes descargas com consequência devastadoras para a fauna e flora existentes”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

A participação municipal foi apresentada junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e seguirá queixa-crime para o Ministério Público, informa a Câmara.

O Município da Batalha pretende igualmente que as entidades licenciadoras do Ministério da Agricultura, para além da responsabilização criminal, “determinem a imediata cessação da atividade das explorações que estão a prejudicar gravemente o ambiente e a colocar em risco a bacia hidrográfica do Lis, principal fonte de captação de água para o consumo humano”.

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou, citado na nota, que “aproveitar a situação de emergência nacional face à Covid-19, que está a mobilizar todos os recursos das autoridades, para realizar crimes ambientais desta gravidade, é inaceitável e exige uma resposta enérgica das entidades policiais e da justiça portuguesa”.

“Tal como lembrou o senhor primeiro-ministro, doutor António Costa, a declaração de estado de emergência não significará a suspensão da democracia e também não significa que estamos num Estado sem regras ou valores ambientais”, frisou o autarca.

Por isso, Paulo Batista Santos garantiu que o Município da Batalha “tudo irá fazer para que os responsáveis sejam criminalizados e a suas condutas denunciadas perante a justiça e a opinião pública, que tem o direito de saber quem são estes empresários sem escrúpulos que, numa fase muito difícil da vida coletiva, aproveitam para ganhar dinheiro sem qualquer respeito pela humanidade que os rodeia”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados