Assinar


Sociedade Exclusivo

O rebanho sapador que previne fogos atrai agora famílias de “pastores” aos domingos de manhã

Entre cabras, ovelhas e gente jovem entusiasmada, o REGIÃO DE LEIRIA acompanhou a estreia de “Pastor por um dia”, que no Serro Ventoso promove o contacto entre famílias e o mundo rural. O programa é um sucesso: até março todas as vagas estão cheias de gente que quer orientar o rebanho pelos Candeeiros.

Eduardo, Inês e Mateus mostraram entusiasmo e grande à vontade com os animais, aprendendo rapidamente a cercar e encaminhar cabras e ovelhas. Nem “o grandalhão”, como chamou Inês ao bode dominante - que impõe respeito com os seus avantajados chifres - os fez recear, nesta manhã de domingo em que concretizaram o desafio de serem pastores por um dia Joaquim Dâmaso

Passam poucos minutos das 9 da manhã e é preciso alguma coragem para sair do carro: na Bezerra, um dos extremos da Ecopista de Porto de Mós, o termómetro marca 8 graus – mas lá fora o nosso “termóstato” pessoal rapidamente contesta esse número para baixo. Estamos sujeitos a uma brisa que gela sem contemplações, mas não há tempo a perder: espera-nos um rebanho faminto que quer pastar na serra dos Candeeiros, neste domingo em que a teimosia do sol leva tempo a conquistar as nuvens ameaçadoras.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados