Assinar
Consultório RL

Hipotiroidismo: É importante e fácil diagnosticar, é fácil e barato tratar

O hipotiroidismo é, na grande maioria dos casos, uma doença crónica. Tem contudo tratamento com “ganhos muito importantes para a saúde”.


Alexandra Vieira
Endocrinologista
Leiria

Qual a importância da hormona tiroideia para o organismo?

As hormonas tiroideias são fundamentais para o normal funcionamento do nosso corpo.

Que complicações podem resultar da produção reduzida da hormona tiroideia?

As complicações são várias e podem afetar vários órgãos e sistemas: depressão, diminuição da fertilidade, patologia cardíaca e pode até levar a coma se não for tratada.

Quais as principais causas do hipotiroidismo?

As causas mais frequentes são cirurgia da tiróide; doenças inflamatórias/imunológicas como as tiroidites; tratamento com iodo radioativo; certos medicamentos usados no tratamento da depressão, arritmias e cancro. A falta de TSH (thyroid stimulating hormone), que surge em certas doenças cerebrais, é uma causa rara de hipotiroidismo. Todas estas causas provocam diminuição das hormonas tiroideias: ou porque a glândula foi retirada ou porque foi lesada, com consequente incapacidade funcional, ou porque há bloqueio da produção das hormonas na glândula ou da sua libertação para o sangue, ou finalmente porque a tiróide deixou de ser estimulada pela TSH, esta última produzida pela hipófise.

Porque é que as mulheres são mais afetadas do que os homens?

Esta questão ainda não está totalmente esclarecida. Sabemos que as doenças autoimunes são mais comuns entre as mulheres, como é o caso da tiroidite autoimune crónica, a principal causa de hipotiroidismo. Sabe-se que a possibilidade de desenvolver tiroidite autoimune aumenta quando existe outra doença autoimune, as quais são também mais comuns nas mulheres.

Desfazer mitos

“Muitas pessoas acreditam que o hipotiroidismo está intimamente ligado à obesidade o que não é bem assim. Ou seja, existem pessoas magras com hipotiroidismo e pessoas obesas com hipertiroidismo. Acontece que o hipotiroidismo pode causar alguma retenção de líquidos, diminuir a predisposição para a prática de exercício e lentificar um pouco o metabolismo, o que pode levar a que haja algum aumento de peso, embora ligeiro. Quando o hipotiroidismo está controlado não influencia o peso

Que sintomas podem indiciar hipotiroidismo?

Os sintomas podem ser mais ou menos evidentes, dependendo do grau do hipotiroidismo e do seu tempo de evolução. As queixas e sinais não são específicos da doença e podem ser muito diversas: cansaço, cabelo seco, queda de cabelo, pele pálida e rugosa, intolerância ao frio, dores ou cãibras musculares, dificuldade de concentração ou memorização, depressão, sonolência, aumento de peso, irregularidades menstruais, diminuição da fertilidade, diminuição da capacidade para o trabalho, obstipação (prisão de ventre) e em situações mais graves pode aparecer falência do coração (insuficiência cardíaca) e mesmo coma.

É possível prevenir?

A ingestão adequada de iodo (mas não excessiva) pode prevenir ou atrasar o seu aparecimento, principalmente quando a causa do hipotiroidismo não é autoimune. Os alimentos mais ricos em iodo são: sal iodado, alimentos que provêm do mar (algas, marisco e peixe), leite e derivados, cereais, ovos e alguns pães.

O tratamento é apenas farmacológico?

O tratamento do hipotiroidismo faz-se com comprimidos de tri-iodotironina (T3) ou de tiroxina (T4), mas esta última é geralmente a preferida e a única disponível em Portugal. É importante e fácil diagnosticar o hipotiroidismo, é fácil e barato tratar e tem ganhos muito importantes para a saúde.

O hipotiroidismo tem cura?

Por vezes, o hipotiroidismo pode ser transitório e só nesses casos o tratamento não é para toda a vida. Na grande maioria dos casos, é uma doença crónica.

Artigo publicado originalmente na Revista da Saúde 2021, distribuída com a edição de 22 de abril de 2021 do REGIÃO DE LEIRIA e onde pode encontrar esclarecimentos de especialistas sobre outros temas

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados