Assinar
Cultura

A Porta apresenta três filmes na antiga Pousada da Juventude de Leiria

Entre esta quarta-feira, 22 de junho, e sexta-feira, dia 24, há sessões de cinema no jardim da pousada.

"Sisters With Transistors", com narração de Laurie Anderson, é exibido na sexta-feira, dia 24

A Porta extra para viver na antiga Pousada da Juventude de Leiria até ao fim de junho. Encerrada a programação central, há propostas que vão acontecer até dia 30 na pousada, a começar já esta quarta-feira, 22 de junho, com o início de um ciclo de cinema, previsto para o jardim.

Até sexta, dia 24, há três filmes para ver, todos com entrada livre.

“Symphony of the Ursus Factory”, Jaśmina Wójcik, PL, 2018, 60’
22 de junho, 21h30

Através de sons e da memória corporal, os antigos trabalhadores da fábrica Ursus encenam um dia de trabalho numa instalação que já não existe. A sinfonia que daí resulta consiste numa coreografia de movimentos — não só dos trabalhadores fabris, mas também do pessoal administrativo, técnico e de gestão — acompanhados de uma atmosfera sonora de indústria pesada.

Symphony of The Ursus Factory from Monoduo Films on Vimeo.

Shortcutz Leiria — Sessão Especial Ucrânia, 60’
23 de junho, 21h30

O Shortcutz Leiria junta-se ao Festival A Porta para uma sessão especial de curtas-metragens vindas na Ucrânia. Comédia, drama, animação e documentário vindos de um país que tem mostrado a resiliência do seu povo em tempos surreais como os que vivemos hoje.

Sisters With Transistors“, Lisa Rovner, FR, 2020, 86’
24 de junho, 21h30

Esta é a extraordinária história nunca antes contada sobre as mulheres pioneiras na música electrónica. A narração de Laurie Anderson acompanha fascinantes imagens de arquivo — cheias de theremins, sintetizadores e feedback machines — mapeando a história da experimentação tecnológica do som, a desconstrução das suas partes e manipulação para algo totalmente novo. Passando por um vasto leque de abordagens musicais, encontramos os testemunhos de Clara Rockmore, Bebe Barron, Suzanne Ciani, Laurie Spiegel e Eliane Radigue — entre tantas outras fascinantes e intrigantes génias musicais e o seu modo peculiar de ouvir o mundo.

Na Pousada da Juventude é ainda possível visitar a exposição coletiva Casa Plástica. Até ao fim do mês, a organização d’A Porta promete algumas surpresas no prolongamento do festival. Algumas estão já agendadas para o próximo fim de semana, com música e workshops. Mais informações em festivalaporta.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados