Assinar
Cultura

Cistermúsica: Muita música e dança em Alcobaça e Jobim para ouvir à beira da lagoa

Semana recheada no festival de música, com quase duas mãos cheias de propostas. Sábado é dia “Non Stop” com concertos em vários espaços do Mosteiro de Alcobaça.

Quorum Ballet apresenta “Romeu e Julieta” na Cerca do Mosteiro de Alcobaça esta sexta-feira, 15 de julho

Prossegue repleta de grandes momentos a 30ª edição do festival Cistermúsica, que apresenta mais uma semana recheada de propostas variadas e de qualidade para quase todos os gostos.

Pelo Mosteiro de Alcobaça, na noite desta quinta-feira, 14 de julho, ouve-se a viola braguesa de Manuel de Oliveira, com acordeão de João Frade e violoncelo de Sandra Martins (Claustro da Hospedaria, 22h). O trio apresenta o álbum “Entre-Lugar”, com tributos a José Afonso e Paco de Lucia.

Amanhã, sexta-feira, dia 15, o Quorum Ballet dança uma visão contemporânea de “Romeu e Julieta” (Cerca, 22h), numa produção dirigida por Daniel Cardoso, que relê uma das obras mais conhecidas de Shakespeare.

Sábado, dia 16, há muito por onde escolher, mais uma edição de “Non Stop” do Cistermúsica: a maratona arranca com o Quarteto Camões a interpretar obras de Victorino d’Almeida, Alexandre Delgado e Eurico Carrapatoso (Celeiro, 17h); depois, o pianista Filipe Raposo e o coro misto ECCE apresentam canções sefarditas na estreia do Sefarad Project (Claustro da Hospedaria, 19h), com direção de Paulo Lourenço; e, já pela noite, as alemãs do Ars Choralis Coeln cantam “Ordo Virtutum” de Hildegard von Bingen (Refeitório, 21h30), num dos destaques desta edição, em que se apresenta a Alcobaça uma viagem visual e acústica.

Ainda pelo Mosteiro, mas no domingo, no dia 17 (19h), na Sala do Capítulo apresenta-se o Ensemble Vocal Aura. “Blooming Winds” é o programa escolhido, que apresenta música do e para o feminino, a partir de obras de Amy Beach (1857 – 1944) e Sarah Quartel (1982 -).

Nesse mesmo dia, mais cedo (17h), o Cistermúsica leva a música de Tom Jobim até à Lagoa Pequena do Arrimal, em Porto de Mós, com quarteto jazz e voz. A entrada é livre.

Outro ponto alto da programação próxima será a atuação do pianista Artur Pizarro no Cine-Teatro de Alcobaça, num recital com Mozart, Debussy, Ravel, Pierné e João de Sousa Carvalho. É na quarta-feira, dia 20 (21h30).

Além da região, o festival de Alcobaça também leva, por estes dias, o Ars Choralis Coeln a Arouca, no domingo, e o The Black Heritage Choir à Aula Magna, em Lisboa, a 19 de julho, com tributo à música de Aretha Franklin.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.