Assinar
Sociedade

Norte de Leiria com ações de vigilância e sensibilização para os incêndios

Cerca de 75 voluntários integram as quatro novas unidades locais de Proteção Civil.

Vigiar as áreas florestais é uma das tarefas da equipa das unidades locais de Proteção Civil CLDS 4G Leiria Norte

Estão em funcionamento desde o passado dia 11 de julho quatro unidades locais de Proteção Civil nas freguesias do norte do concelho de Leiria: Bajouca, Coimbrão, Monte Redondo e Carreira e Monte Real e Carvide.

Ações de sensibilização sobre proteção civil e incêndios junto de crianças e jovens, distribuição de folhetos informativos porta a porta, partilha e divulgação de alertas nas redes sociais têm sido algumas das formas de atuação destas unidades locais, que contam com cerca de 75 voluntários e carrinhas com kits de combate instalados.

Durante os últimos dias, os voluntários têm igualmente feito o levantamento de informação sobre máquinas de rasto e tratores existentes naquelas freguesias, os pontos de água, as zonas que podem necessitar de ser evacuadas.

 A apoiar estas unidades locais no norte de Leiria está, entre outras entidades, o CLDS 4G – projeto Sentir o Território, que tem previstas várias ações de informação e sensibilização na área da cidadania e da proteção civil.

O CLDS 4G criou um Guia Prático de Medidas de Autoproteção em caso de catástrofes ou acidentes graves, assim como três folhetos redigidos em “linguagem totalmente inclusiva”, lê-se em comunicado.

Estes materiais estão disponíveis para todos os habitantes, podendo ser solicitados gratuitamente através do seguinte e-mail: clds4g.norte.leiria@gmail.com.

A marca do norte de Leiria tem ainda à disposição uma “equipa técnica para qualquer apoio psicossocial necessário”.

A constituição das unidades locais de Proteção Civil é “uma estratégia a dar os primeiros passos no norte do concelho, trilhando um caminho que não é fácil, mas que se revela muito necessário para a proteção de pessoas e bens para enfrentar qualquer situação de calamidade, nomeadamente, esta dos incêndios florestais”, frisa Cláudia Duarte, coordenadora do CLDS 4G, citada em comunicado.

Além destas quatro freguesias, também Amor, Arrabal, Regueira de Pontes e Marrazes e Barosa contam com unidades locais de Proteção Civil.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados