Assinar
Cultura

Rancho da Maceira abre Casa Etnográfica para recordar história da freguesia

Novo espaço é inaugurado no domingo, 23 de outubro. Ali recria-se uma casa do século XIX, recorda-se a atividade de carpintaria e mostram-se fotografias antigas.

É na antiga Escola Primária do Arnal que o Rancho Folclórico da Maceira recorda e mostra, a partir deste domingo, 23 de outubro, as tradições, saberes e história da freguesia.

Há muito que o rancho ambicionava ter um espaço para apresentar o espólio reunido ao longo de mais de meio século de atividade.

“Estivemos muitos anos na Associação do Arnal, onde não havia espaço para fazer a exposição. Mas o antigo presidente da Câmara, dr. Raul Castro sugeriu que poderíamos usar a antiga escola, se zelássemos por aquele espaço”, explica Luís Pereira, presidente da direção do Rancho da Maceira.

Assim, depois de muitas horas de trabalho por parte dos elementos do grupo, “e sem alterar o que lá está”, para manter o património da escola, instalaram mostruários e móveis que não só apresentam o espólio do grupo da Maceira como se mostra como eram as casas do século XIX, “com cozinha, quarto, adega e até casa de banho”, que Luís Pereira diz que é preciso ir lá ver para perceber como funcionava. “Está tudo em miniatura, mas dá para esclarecer as pessoas como era uma casa nesse tempo”.

Na arrecadação recria-se a carpintaria, que era a principal atividade na freguesia há cerca de um século, através do trabalho das madeiras do Pinhal de Leiria. “Hoje a Maceira é uma freguesia com muita indústria, de muitos setores, muito importante para a economia nacional. Mas na Casa Etnográfica, que recua a outros tempos, o destaque é a carpintaria, que então envolvia muitos habitantes da Maceira.  

Noutras salas são apresentadas peças e fotografias antigas, que recordam a Maceira de antigamente, nomeadamente “a Barroquinha – de onde saíram as pedras para o Mosteiro da Batalha – ou a Empresa de Cimentos de Leiria”.

No espaço recuperado o Rancho da Maceira, que conta atualmente com 40 elementos, fará agora os ensaios e promoverá outras atividades pontuais, como “mostrar como se joga ao pião, salta à corda ou o jogo do saco”.

“Contamos também fazer um festival na Casa Etnográfica, além do principal festival, que está integrado nas festas do Sagrado Coração de Jesus”, avança o presidente.

A inauguração da Casa Etnográfica do Rancho da Maceira é neste domingo, a partir das 15 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.