Assinar
Leiria

Município de Leiria avança com recuperação da área ardida em 2022

Intervenções serão realizadas em terrenos públicos e privados.

foto de floresta com árvores queimadas
Joaquim Dâmaso/ Foto de Arquivo

A Câmara de Leiria anunciou esta sexta-feira, dia 3, que vai avançar com ações de estabilização das zonas ardidas em 2022, em seis freguesias do concelho de Leiria: Caranguejeira, Milagres, Regueira de Pontes, Uniões de Freguesias de Colmeias e Memória, Santa Eufémia e Boa Vista, Souto da Carpalhosa e Ortigosa.

O investimento corresponde a 830.418 euros e é totalmente financiado pelo Fundo Ambiental, explica a autarquia em comunicado.

“Esta é a resposta que encontrámos à necessidade de recuperar dos danos provocados pelos incêndios rurais, de repor a maior parte das estruturas naturais destruídas e afetadas e, simultaneamente, de apoiar a população na normalização dos seus bens”, realça o vereador do Ambiente e da Proteção Civil, Luís Lopes, citado na mesma nota de imprensa.

As intervenções contemplam a recuperação de troços de rede primária, de secções da rede secundária das faixas de gestão de combustível e de rede viária, bem como o controlo de espécies invasoras lenhosas.

Serão também implementadas medidas de substituição de sinalização de caça e pesca danificada, de instalação de abrigos e comedouros para a fauna selvagem e de barreiras de resíduos florestais.

Está igualmente prevista a recuperação de pontos de água e a regularização do regime hidrológico das linhas de água, assim como a instalação de vegetação ripícola.

De acordo com a autarquia, as intervenções serão realizadas em terrenos públicos e privados, com duração prevista de dois anos. O concurso será lançado em breve.

Recorde-se que em julho de 2022 o concelho de Leiria foi fustigado por incêndios de grande dimensão, tendo provocado a destruição de 3.402 hectares.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados