Assinar
Sociedade

Simulacro no norte do concelho de Leiria sensibiliza população para a reação a calamidades

Este será o 4º simulacro a ser realizado no concelho de Leiria, inscrito na iniciativa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, e prevê a evacuação de cinco localidades.

Nos últimos 3 anos foram realizadas diversas ações de sensibilização CLDS 4G - Sentir o território

Os moradores de Segodim, Fontainhas, Laje, Graveto e Bajouca de Baixo, no concelho de Leiria, vão ouvir no próximo sábado, às 9 horas, um alerta para evacuação das localidades. É o ponto de partida para um simulacro no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

Nas quatro freguesias do norte do concelho de Leiria – Bajouca, Coimbrão, Monte Real e Carvide e Monte Redondo e Carreira – estarão os vários agentes de proteção civil, responsáveis da organização e cidadãos escolhidos como “Oficiais de Segurança Locais” para orientar e sensibilizar a população sobre o que fazer em caso de catástrofe.

Este será o 4º simulacro a ser realizado no concelho de Leiria, inscrito na iniciativa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, e é promovido pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G – Sentir o Território, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) do Município de Leiria e pelas Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) das freguesias envolvidas.

Segundo a organização, o exercício resulta “de um processo de trabalho com várias entidades e voluntários que se iniciou há 3 anos”.

“Nessa altura, o que era criar pequenas equipas de cidadãos para atuarem em caso de emergência e sensibilizar para a prevenção de catástrofes, objetivo de uma das atividades do CLDS 4G – Sentir o Território, passou a uma parceria regular e profícua com o SMPC, com reuniões de trabalho, a realização de 16 sessões de informação, três ações práticas e formação”, lê-se num comunicado.

O trabalho conjunto culminou com a formação de quatro ULPC, a 25 de junho do ano passado, formadas por 94 voluntários que participam nas atividades e desenvolvem trabalho na área da prevenção.

“Assim, considerou-se que o simulacro poderia constituir-se como um processo de experimentação de conhecimentos adquiridos e uma possibilidade de reflexão sobre oportunidades de melhoria a implementar nesta área”, acrescenta a organização.

O CLDS 4G – Sentir o Território arrancou a 2 de março de 2020, pelas mãos da Associação de Desenvolvimento e Apoio Social da Freguesia do Coimbrão – ADASCO, e o simulacro do próximo sábado será a última atividade a realizar.

Com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento local das quatro freguesias do norte do concelho de Leiria, foram dinamizadas “inúmeras atividades na área da cidadania e proteção civil” e produzidos materiais com informação sobre autoproteção: um guia prático, folhetos inclusivos e um livro infantil multiformato.

A somar a isso, foram desenvolvidas ações de sensibilização junto da população e criado um Clube de Proteção Civil no Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, em Monte Redondo.

No comunicado, o projeto CLDS 4G – Sentir o Território sublinha que a proteção civil é “responsabilidade e dever de todos” e, por isso, “as entidades acima referidas e envolvidas nestas atividades estiveram e estarão sempre empenhadas em criar e capacitar a população local para atuação em prevenção e emergência em situações de calamidade”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.