Assinar
Música

“O sagrado materno” hoje na Benedita antes de um ciclo Rachmaninoff no Cistermúsica

A homenagem ao compositor russo por ocasião dos 150 anos de Rachamaninoff concentra o grosso da programação do festival de Alcobaça. Mas também há música no feminino e jazz para ouvir.

A Cerca do Mosteiro de Alcobaça recebe a Jovem Orquestra Portuguesa este domingo, dia 23 Foto: Cistermúsica

Em 2023 o Cistermúsica está a dar merecido destaque à música no feminino, seja ela composta ou interpretada por mulheres, e celebra também nesta edição os 150 anos do nascimento do pianista e compositor Rachmaninoff.

Hoje, quarta-feira, 19 de julho (21h30, entrada livre), há mais um momento em que a música no feminino está no centro da programação, com o Ensemble Vocal São Tomás de Aquino a revelar na Igreja Paroquial da Benedita “O sagrado materno: Os universos musicais da devoção mariana”.

O concerto promove um encontro entre dois arquivos que permanecem, quase sempre, incomunicáveis: o repertório criado para os ritos litúrgicos latinos e a música oral, de raiz popular, recriada por compositores do século XX e XXI.

Depois, tem início um conjunto de espetáculos integrados na homenagem ao pianista e compositor russo Sergei Rachmaninoff, para a qual o Cistermúsica convocou artistas internacionais de referência que se apresentam em Alcobaça em formações específicas de música de câmara e num concerto sinfónico.

Na quinta-feira, dia 20 (21h30, 12 euros), as pianistas Jill Lawson e Eleonora Karpukhova interpretam no Cine-Teatro de Alcobaça um recital para dois pianos com repertório de Rachmaninoff para este instrumento.

Pavel Gomziakov (violoncelo) e Andreï Korobeinikov (piano) escolheram três obras compostas por Rachmaninoff para violoncelo e piano, que podem ser ouvidas no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça na sexta-feira, dia 21 de julho (21h30, 12 euros).

Já no sábado, dia 22 de julho (21h30, 12 euros), o Salão da Biblioteca do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel recebe um programa com obras de Rachmaninoff para trios com piano, que será interpretado por Tatiana Samouil (violino), Pavel Gomziakov (violoncelo) e Andreï Korobeinikov (piano).

O compositor russo paira também no domingo, dia 23 (19h, 10 euros), sobre o Museu do Vinho de Alcobaça, numa provocação lançada pelo Trio Elogio: “E se Rachmaninoff tivesse escrito para guitarra?”. Petrit Çeku, Pedro Ribeiro Rodrigues e Tomislav Vukšić vão procurar responder à guitarra clássica.

Ainda no domingo, dia 23 (21h30, 15 euros), há mais Rachmaninoff para ouvir em Alcobaça, na Cerca do Mosteiro, pela Jovem Orquestra Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro, com os solistas Andreï Korobeinikov (piano) e Susana Gaspar (soprano).

Para lá de Rachmaninoff, há jazz e bossa nova para fruir no Bosque do Mosteiro com o Filipe Furtado Trio no sábado, dia 22 (19h, entrada livre).

E para além de Alcobaça, o Cistermúsica leva a Évora, ao Mosteiro de São Bento de Castris, no sábado, o Trio Elogio com o mesmo programa que será apresentado no Museu do Vinho, e no domingo o festival apresenta o Ensemble São Tomás de Aquino na Igreja do Mosteiro de Arouca.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.