Assinar


Desporto

Volta a Portugal feminina arranca para a semana com uma etapa a passar na região

No dia 15, a etapa de 100,4 quilómetros termina nas Caldas da Rainha.

A 3.ª edição da prova foi apresentada terça-feira, em Lisboa FPC

A terceira Volta a Portugal feminina em bicicleta realiza-se entre 13 e 17 de setembro e a segunda etapa liga Torres Vedras, no distrito de Lisboa, às Caldas da Rainha, no distrito de Leiria. A prova é disputada pela primeira vez em cinco dias de competição para as cerca de 100 ciclistas inscritas.

“O movimento pelo desporto feminino tem vindo a crescer em todo o Mundo e em todas as modalidades. Em boa hora começámos com a Volta a Portugal feminina, em 2021. Nestes anos, praticamente duplicámos a nossa atividade no ciclismo feminino”, elogiou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, na cerimónia de apresentação da prova.

Em 13 de setembro, o evento começa com um prólogo de 5,3 quilómetros em Lisboa, antes da primeira etapa, entre Loures e Vila Franca de Xira, com 85 quilómetros.

A segunda tirada vai ligar Torres Vedras às Caldas da Rainha, em 100,4 quilómetros, enquanto a terceira, a mais longa, de 111,3 quilómetros, vai conectar Aveiro a Águeda.

A competição, que junta 15 equipas, cinco das quais estrangeiras, todas espanholas, termina com 84,4 quilómetros entre Murtosa e Gondomar.

“Esta será a maior edição já realizada, com cinco dias, numa aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo em aumentar a dimensão territorial da prova, com passagem por municípios ligados à história da competição e da modalidade”, refere o organismo.

Loures e Vila Franca de Xira são as únicas localidades a integrar o percurso das três edições.

“A Volta a Portugal feminina é o evento âncora que alavanca todo este projeto e que vai fazer crescer toda esta dinâmica. Vai fazer crescer as equipas e desafiar patrocinadores e novos organizadores. Este ano, a Volta tem cinco dias porque quisemos assumir o compromisso territorial. Quero agradecer pela abertura dos municípios para acolherem a prova e aos patrocinadores por apoiarem esta causa”, completou Delmino Pereira.

A federação recorda que a promoção do ciclismo feminino visa “dinamizar a igualdade de oportunidades no desporto, reforçando a igualdade de género”.

Raquel Queirós venceu a primeira edição da Volta a Portugal feminina, em 2021, enquanto a sueca Nathalie Eklund foi coroada em 2022.

Programa da Volta a Portugal feminina
13 set – Prólogo em Lisboa, 05,3 quilómetros
14 set – Loures – Vila Franca de Xira, 85 quilómetros
15 set – Torres Vedras – Caldas da Rainha, 100,4 quilómetros
16 set – Aveiro – Águeda, 111,3 quilómetros
17 set – Murtosa – Gondomar, 84,4 quilómetros

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.