Assinar


Sociedade

Comando sub-regional de Leiria promove semana de sensibilização sobre Proteção Civil 

Para o comandante sub-regional da Região de Leiria, Carlos Guerra, a “principal preocupação” prende-se com os recursos humanos.

Carlos Guerra é o comandante sub-regional da Região de Leiria

O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria promove em março a Semana da Proteção Civil para sensibilizar a população para esta temática, num momento em que os recursos humanos são uma preocupação.

À agência Lusa, o comandante sub-regional da Região de Leiria, Carlos Guerra, explicou que a Semana da Proteção Civil, entre 1 e 9 de março, na Marinha Grande, visa comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, dar a conhecer as atividades, os meios e os agentes que trabalham nesta área, e sensibilizar a população.

“Basicamente, comemorar o dia e mostrar o que é a Proteção Civil baseado naquele ditado de que todos somos Proteção Civil”, disse Carlos Guerra.

Para este responsável, a “principal preocupação” prende-se com os recursos humanos.

Referindo que “se tem feito um grande investimento nos recursos materiais”, este responsável apontou que, “hoje, a grande dificuldade começa a ser nos recursos humanos”, e apontou “algumas dificuldades no recrutamento, sobretudo no voluntariado”.

“Outra questão não menos importante são as carreiras apetecíveis que, às vezes, não aparecem para os agentes da Proteção Civil”, esclareceu, admitindo que esta situação tem “causado alguns problemas em termos de recursos humanos”.

Tratam-se de carreiras “muito desgastantes” e exigentes física e mentalmente, pelo que Carlos Guerra defende um “esforço redobrado” de capacitar os “recursos humanos, quer em quantidade, quer em qualidade”.

No comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, embora se consiga “manter o serviço dentro dos seus padrões de qualidade normal”, são necessários “mais alguns recursos humanos”, declarou.

Sobre a sensibilização da população, realçou o “esforço muito grande numa faixa etária” considerada fundamental, “as idades mais jovens”, com as ações desenvolvidas nas escolas.

Ainda assim, gostaria que “nas escolas se falasse mais de Proteção Civil” e que as populações “criem hábitos de segurança, tenham uma cultura de segurança, para que todos os dias, em qualquer situação, ponham a Proteção Civil no centro da questão”.

“E isso consegue-se sensibilizando as pessoas para as temáticas da Proteção Civil. Acho que este é um trabalho que todos temos de fazer”, adiantou.

A Semana da Proteção Civil do comando Sub-regional da Região de Leiria inclui, entre outras iniciativas, exposição e demonstração de meios e equipamentos, exercícios, formação e ações de sensibilização.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.