Assinar


Música Exclusivo

Município avalia espaços para criar Fonoteca de Leiria

Agentes culturais locais estão disponíveis para ceder milhares de discos para o projeto, pensado no âmbito de Leiria Cidade Criativa da Música Unesco.

Foto: StockSnap

O município de Leiria está a analisar espaços para a instalação de uma fonoteca na cidade. A ideia, revelada em novembro de 2023 no contexto de recandidatura de Leiria a Cidade Criativa da Música Unesco, está a avançar, explica a vereadora da Cultura, Anabela Graça: “O município encontra-se a avaliar espaços capazes de albergar todo o acervo sinalizado” e “capazes de reunir as condições ideais para cumprir a função de uma fonoteca”.

Segundo a vereadora, a ideia nasce “de duas prerrogativas”: por um lado, “alguns agentes culturais locais” – não revelados por Anabela Graça – sinalizaram a “relevância de um projeto desta natureza”, existindo disponibilidade para “cedência de diverso espólio constituído por milhares de discos e CD, de vários géneros musicais”; por outro, “por força da dinâmica, da capacidade criativa das estruturas associativas e do número de músicos que existem no nosso território”, responsável pela integração de Leiria na lista de Cidades Criativas da Música Unesco.

Assim, justifica-se a aposta numa fonoteca, também enquanto de repositório do património musical produzido localmente. “À Fonoteca estará associado um objetivo primordial que passa pela criação de um arquivo sonoro, de matriz contemporânea, capaz não só de contar a história da música, mas também de projetar os agentes criativos de Leiria”, salienta a vereadora.

Pretende-se que o espaço a criar “disponibilize diversos postos de escuta, equipamento audiovisual, computadores e mesas de mistura áudio”, avança Anabela Graça.

Para a concretização da futura Fonoteca de Leiria, o município conta com o envolvimento do “tecido associativo concelhio”, através da “cedência de fonogramas (vinis, CD, podcasts e objetos associados à música e ao audiovisual)”, mas também na “definição de uma programação que se pretende o mais participada e transversal possível”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.