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Espaço dos leitores

A experiência da partilha de miúdos para graúdos

“‘Arte Contemporânea Trocada Por Miúdos’ é um projeto que nasce da vontade ativa de criar um contexto onde os ‘miúdos’ possam aceder ao que se aproxima de trabalhar profissionalmente no meio artístico”, explica a leitora Paula Marques.

“Arte Contemporânea Trocada Por Miúdos” foi, sem dúvida, o projeto mais interessante em que me envolvi com os alunos, desde que iniciei a minha carreira de professora, em 1982.

Numa tentativa de proporcionar aos jovens uma experiência enriquecedora, constatei que este projeto foi muito mais importante do que à primeira vista poderia parecer, pois desenvolveu nos alunos da turma do 9.ºG, do ensino articulado da escola José Saraiva, a autonomia, o cumprimento de regras, o poder de decisão, a capacidade de diálogo e de expressão, a capacidade de comunicar e de comunicar com diversos públicos, a capacidade de improvisar e de dar atenção aos pormenores.

“Arte Contemporânea Trocada Por Miúdos” é um projeto que nasce da vontade ativa de criar um contexto onde os “miúdos” possam aceder ao que se aproxima de trabalhar profissionalmente no meio artístico, nomeadamente museológico/de curadoria, com orientação das educadoras artísticas Rita Luiz e Mariana Oliveira Wemans (APIGMENTA).

Pensado para a comunidade escolar dos 2º e 3º ciclos de ensino + ensino secundário, este projeto expositivo de arte contemporânea está assente numa profunda base educativa e em estratégias de formação. A coleção “Norlinda e José Lima”, acolhida e tratada pelo Centro de Arte de Oliva, é o ponto de partida para este processo.

O Teatro José Lúcio da Silva abrigou o projeto “Arte Contemporânea Trocada Por Miúdos”, no âmbito da candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), sendo a responsável do projeto de Mediação e Serviço Educativo do TJLS, Mafalda Cardoso Pereira.

A escolha das obras e do local para as expor, assim como tudo o que envolve produzir uma exposição de arte contemporânea foi o trabalho e responsabilidade dos alunos, devidamente orientados pelas professoras. Trabalharam também na preparação da inauguração, e ao longo do tempo, nas estratégias de mediação de públicos junto da comunidade local – visitas guiadas e atividades que originaram uma relação de proximidade do público à exposição.

Esta “Viagem” terminou na quinta-feira, dia 21 de março, com a apresentação da exposição, ao grupo de utentes do Lar da Barosa e respetivas monitoras, momento marcado igualmente pela presença do senhor diretor do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, o professor António Pedro, e a diretora de turma, professora Isabel Gonçalves.

Foi para o grupo de jovens do 9ºG e para quem assistiu, uma experiência enriquecedora, um tempo de partilha de conhecimentos e opiniões entre os “mais velhos e os mais novos”, uma demonstração de atenção e carinho para com um público com o qual não estão habituados a trabalhar. A visita terminou com a entrega de uma recordação dos alunos aos utentes, com o respetivo registo fotográfico e com a alegria visível nos rostos dos presentes.

Para mim, que os acompanhei e orientei neste projeto, ao longo destes meses, tanto na escola como nas sessões no Teatro José Lúcio da Silva, fica o agradecimento pela alegria e orgulho que me proporcionaram, pela forma como abraçaram este projeto e pelos três anos de convívio e ensinamentos partilhados.

Paula Marques
professora

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