Assinar
Teatro

História da primeira senha do 25 de Abril é contada em sete freguesias de Leiria

Parceiros e Cortes recebem já este sábado, 9 de março, o espetáculo “Ondas da Liberdade – 1ª senha” do Leirena Teatro.

O papel da rádio na Revolução dos Cravos está em destaque na nova produção do Leirena Teatro Foto: Leirena

Qual é a história da primeira senha, lançada na rádio, fundamental para a revolução do 25 de Abril de 1974? Toda a preparação é contada pelo Leirena Teatro, no primeiro ato do espetáculo “Ondas da Liberdade”, que, a partir deste fim de semana, começa a percorrer sete freguesias do concelho de Leiria.

“Ondas da Liberdade – 1ª senha” dá a conhecer os encontros preliminares entre os militares Costa Martins e Otelo Saraiva de Carvalho com o locutor João Paulo Dinis, que à época trabalhada no Rádio Clube Português e Emissores Associados de Lisboa – de onde seria lançado o primeiro sinal para a revolta: “Faltam cinco minutos para as 23 horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, ‘E depois do adeus’”.

O espetáculo é apresentado pela companhia num Mini e em cima da carroçaria de um Unimog 4×4 do Exército em espaço público, com entrada livre.

Este sábado, dia 9, “1ª Senha” vai ao Grupo Desportivo e Recreativo de Parceiros (15h30) e à Quinta da Cerca, nas Cortes (21h30).

Depois, o espetáculo segue para Monte Redondo, no Largo da Feira dos 29 (dia 15), Lugar da Chã, no Parque de S. Silvestre, e para o Coimbrão, no Largo S. Miguel das Areias (dia 16). As últimas apresentações são no Clube Recreativo de Carvide e no Jardim da Almuinha, em Leiria (dia 17).

A iniciativa integra as comemorações do 25 de Abril e recorda o papel da rádio na revolução. A versão integral de “Ondas da Liberdade” estreia no dia 24 de abril na praça da República, em Porto de Mós, com reposição no dia 30 no Regimento de Artilharia nº4, em Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados