Assinar
Sociedade

Recolha seletiva de embalagens cresceu 4% em 2023 na região

Papel e cartão foi a fileira que mais cresceu no ano passado no território da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Depósitos no Ecoponto Amarelo subiram 3% relativamente a 2022. Foto: Patrick Esteves

A Valorlis registou em 2023 um aumento de 4% face aos números de 2022 na recolha de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro em ecopontos no conjunto dos municípios que a empresa serve: Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Segundo números divulgados pela empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos, a recolha seletiva permitiu o encaminhamento para reciclagem de 17.242 toneladas de resíduos.

Por fileiras, 6.662 toneladas dizem respeito a papel e cartão, o que representa 8% mais do que em 2022.

A recolha de embalagens de plástico, metálicas e ECAL (Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos) subiu 3%, para um total de 4.463 toneladas.

Quanto ao vidro, foram encaminhadas para valorização 6.117 toneladas, número semelhante ao recolhido em 2022.

Além destes materiais, a Valoris avança que no ano passado foram ainda recolhidas 691 toneladas de outros materiais, tais como equipamentos elétricos e eletrónicos, verdes, sucata e madeira.

Em comunicado, a administradora executiva da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, considera que “os munícipes da nossa área de atuação continuam comprometidos com a causa da reciclagem e disponíveis para colaborar neste esforço de tornar a região uma referência em matéria de reciclagem”.

“Este é um esforço conjunto que pretendemos continuar a potenciar”, sublinha.

Atualmente, a Valorlis gere uma rede de 1.846 ecopontos distribuídos por aqueles seis municípios, serviço complementado com a recolha porta a porta no comércio e serviços. Promove ainda programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.

Entretanto, até 30 de abril, estão abertas inscrições para a campanha “Toneladas de Ajuda”, que tem como público-alvo as associações ou instituições sem fins lucrativos e com intervenção, apoio ou resposta de natureza social. Desta forma, podem entregar os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis, nos ecocentros de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém ou ainda solicitar uma recolha à Valorlis.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados