Assinar
rosto do professor da universidade de estocolmo francisco lacerda

Francisco Lacerda

Professor na Universidade de Estocolmo

Exclusivo

Digitalização do ensino sueco: Regresso às origens?

A democratização da “competência digital” tornou-se assim uma das prioridades da política de educação, ao mesmo tempo que a Suécia começava a permitir o estabelecimento de escolas “privadas” e lançava um sistema de mercado com base num “preço por aluno” – uma verba que o aluno “leva consigo” para a escola que escolhe.

A escolaridade obrigatória começou na Suécia em 1842. Nessa altura já 50% das crianças frequentavam escolas mas a lei de 1842 foi um sucesso e alguns anos depois as escolas públicas abrangiam mais de 90% das crianças. Essa aposta no ensino continuou a desenvolver-se e em 1962 foi estabelecido por lei que os nove anos de escolaridade obrigatória tinham de ser gratuitos para todos os alunos. As refeições nas escolas tinham de ser gratuitas e no início do ano letivo os livros, cadernos, lápis e borrachas, etc. eram distribuídos a cada aluno, com instruções sobre como manter o material escolar em boas condições.