Coaching, tem por base uma série de poderosíssimas ferramentas para que cada pessoa consiga atingir os seus objetivos, ultrapassar desafios e alcançar o seu máximo potencial.

Sónia Martins Gil
Coach, licenciada em Relações Internacionais
Exclusivomarço 23, 2024
Ferramentas do Coaching
O coach tem como objetivo primordial ajudar os coachees a conseguir estabelecer metas claras, específicas e alcançáveis.
Ana disse:
O Coaching tem aparecido como um “negócio” não regulado, pautado por muitas pseudo-qualificações, acreditações sem significado e “grandes nomes” auto-reconhecidos como “líderes” na matéria, que usam a denominação Coaching para se promoverem.
Qualquer pessoa se pode auto-denominar “Coach Certificado”, ou especialista em desenvolvimento pessoal, terapeuta ou mentor , qualquer pessoa pode criar uma organização de formação para coaches e, por isso, devido à má informação das pessoas, facilmente podem ser enganadas.
O coaching acaba por ser uma artimanha para muitas pessoas sem formação superior em psicologia poderem exercer funções que são do domínio dos psicólogos. Assim evitam anos de estudo universitário e compram um diploma de coaching. Depois, o coaching “valida” estas pessoas, como se alguns dias de formação tornassem alguém capaz de ser coach.
Assim, só compreendendo os princípios e estratégias psicológicas que subjazem ao desempenho humano, o Coaching será eficaz. E isto não pertence a uma nova ciência, mas sim a uma que já existe: a Psicologia.
Assim, o que quero dizer é que, para se ser coach (psicológico), é PRECISO, primeiro, ser-se PSICÓLOGO. ⚠️ Um Coach não Psicólogo reduz o Coaching a uma técnica, menosprezando o seu verdadeiro potencial e benefício para o cliente, colocando-se como uma ameaça à saúde pública, assim como à segurança e ao bem-estar da população. Um psicólogo tem pelo menos 5 anos de formação, supervisão e estágio, o que é muito superior a qualquer formação de coaching.
A intervenção na área psicológica é algo sério que deveria ser feito pelos únicos profissionais seguros para essa atividade: psicólogos e psiquiatras.
Por isso, protejam-se, usem máscara e pratiquem o distanciamento social sobretudo de todos os life coaches e coaches não-psicólogos. Sejam informados, verifiquem primeiro as qualificações dos “coaches”. Sejam agentes da saúde pública.