Assinar
Sociedade

Mar invade praia Norte e leva passadiço na Praia do Pedrógão (vídeo)

Bastou um dia para o mar “engolir” a praia Norte do Pedrógão, em Leiria, e provocar danos. Além do areal, parte do passadiço que dá acesso desapareceu e o muro do paredão abriu extensas fissuras.

Bastou um dia para o mar “engolir” a praia Norte da Praia do Pedrógão, em Leiria, e provocar danos. Além do areal, parte do passadiço que dá acesso à praia desapareceu e o muro do paredão abriu extensas fissuras.

Alguns moradores temem que as marés vivas, registadas desde ontem, provoquem mais prejuízos e ponham em causa a segurança de pessoas e bens.

Em 62 anos, “não me lembro de tal coisa”, adianta Encarnação Quiaios, natural e residente na Praia do Pedrógão. “Antigamente, noutro tempo, não havia barreiras e o mar, no inverno, batia por vezes na muralha, mas nada como isto”, acrescenta.

Ventura Tomaz, presidente da Junta de Freguesia do Coimbrão, revelou ao REGIÃO DE LEIRIA a intenção de reportar a situação à Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Segundo o autarca, as marés vivas, habitualmente “expectáveis” lá para outubro, “vieram mais cedo”.

Quanto aos danos provocados pela erosão e o avanço do mar no Pedrógão, “a tendência é agravar-se se não se fizer nada a montante”, sublinha, lembrando os vários alertas enviados à tutela. ´

A APA (ex-Administração da Região Hidrográfica do Centro) “vai ter que intervir e mais rapidamente do que seria previsível”, defende ainda Ventura Tomaz. “Já passou o  tempo da observação, este processo carece de ação”, concluiu.

 

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados