Assinar
Leiria

PSP de Leiria detém cinco pessoas por agressões na noite de passagem de ano em Leiria

Investigação da PSP de Leiria culminou, esta manhã, com buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos distritos de Coimbra e Vila Real.

rotunda do sinaleiro em leiria

A PSP de Leiria deteve hoje cinco pessoas e constituiu outros quatro arguidos, nos concelhos de Coimbra, Penacova e Peso da Régua, no âmbito da operação “Urano”.

Quatro destas detenções, em indivíduos com idades entre os 21 e 53 anos, resultaram de situações de flagrante delito pela posse ilegal de armas e de munições.

Foram ainda constituídos arguidos outras quatro pessoas, com idades entre 17 e 34 anos, suspeitas das situações de roubo e ofensas à integridade física qualificada de três homens, ocorridas na madrugada de 1 de janeiro deste ano, junto a uma discoteca, em Leiria.

Além da detenção e consituição dos arguidos, foram aprendidas várias armas de fogo, estupefacientes e diversas peças de vestuário.

A operação “Urano”, a cargo da Esquadra de Investigação da PSP de Leiria, teve início às 7 horas, com sete buscas domiciliárias e sete buscas não domiciliárias, nos distritos de Coimbra e Vila Real, e ficou concluída ainda durante a manhã.

Em curso estava a execução de várias buscas emitidas pela autoridade judiciária, “com o objetivo de recuperar objetos dos suspeitos e a arma de fogo utilizada na prática dos crimes, bem como os bens que foram subtraídos às vítimas”, bem como “identificar, constituir arguidos e levar à justiça os autores das violentas agressões” ocorridas em Leiria.

A investigação, em sintonia com o DIAP de Leiria, contou ainda com a colaboração do Comando Distrital da PSP de Coimbra, da Unidade Especial de Polícia da PSP e da Guarda Nacional Republicana.

Foram apreendidas duas armas de fogo e munições com distintos calibres, uma moca de madeira, uma faca de borboleta, um punhal, um pé-de-cabra, 18 doses de cocaína e diversas peças de vestuário “que poderão servir de meio de prova para o Ministério Público na investigação em curso”.

Os factos reportam-se à madrugada de 1 de janeiro, quando um grupo de cerca de dez indivíduos terá agredido violentamente três homens, junto à rotunda do sinaleiro e de um estabelecimento de diversão noturna, no centro da cidade de Leiria, e as agressões foram detetadas oficiosamente pela PSP através do sistema de videovigilância pública.

As vítimas estiveram internadas em unidade hospitalar durante alguns dias e apresentaram denúncia formal nas instalações da PSP, após terem tido alta.

Em paralelo com estas buscas decorreu uma operação complementar de controlo rodoviário, em locais previamente definidos, tendo daí resultado um detido por desobediência, a apreensão de três viaturas por falta de seguro de responsabilidade civil, nove autos de contraordenação por infrações várias ao código da estrada e ainda dois avisos de apresentação de documentos.

Já no dia 11, quarta-feira, os cinco detidos pela PSP de Leiria no âmbito da Operação Urano foram ouvidos pelo juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Leiria, que lhes aplicou a medida de coação de proibição de contactarem com testemunhas e de se deslocarem à cidade de Leiria, anunciou o Comando Distrital da PSP de Leiria.

(artigo atualizado às 18 horas de 10 de abril de 2024, no seguimento de novo comunicado da PSP de Leiria, com atualização do número de detenções, constituições de arguidos e material apreendido)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados