Assinar
Sociedade

Ribeira dos Milagres foi alvo de mais uma descarga poluente

A Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria, foi mais uma vez alvo de uma descarga poluente.

A Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria, foi mais uma vez alvo de uma descarga poluente. Segundo o porta-voz da Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, Rui Crespo, as descargas das suiniculturas intensificam-se sempre que as condições meteorológicas prevêem pluviosidade. “Sempre que é oportuno fazem descargas para a Ribeira, é a forma mais fácil e económica”, acrescentou o porta-voz.

No local, a GNR tomou conta da denúncia, mas, para Rui Crespo, “não é às 10h00 ou 11h00 da manhã que vão apurar o que aconteceu”, uma vez que o que resta são vestígios.

“Eu desafio quem quiser a ir numa noite qualquer à Ribeira, porque há descargas todas as noites entre as 22h00 e as 23h00” sublinhou.

Tendo em conta a lei, cada suinicultura é obrigada a ter uma estação de pré-tratamento, alerta o porta-voz, explicando que quando as “lagoas” enchem os responsáveis são obrigados a “transferir para a linha de água mais próxima” os efluentes, já que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Norte “trata 280 metros cúbicos de efluentes por dia, na melhor das hipóteses”, embora a capacidade atribuída seja de 700 metros cúbicos, o “que é incompatível” com a realidade e simultaneamente “uma forma de camuflar o problema”.

Com os terrenos saturados das descargas anteriores, “voltámos à estaca zero”, sublinhou Rui Crespo que atribui as culpas aos suinicultores e ao governo, já que “também é responsável por esta situação”.

Anabela Pato

Anabela.pato@regiaodeleiria.pt


Secção de comentários

  • AMBRIZETE disse:

    Estas descargas dão-me, infelizmente, muita vontade de rir. Em primeiro lugar, porque não têm piada; em segundo, porque já não são notícia. Soube, muito recentemente, que uma Senhora residente em Pinheiros, freguesia de Marrazes, pagou uma multa que rondou os 2.500 Euros. O seu grande pecado foi deixar que a água do tanque de lavar a roupa, corresse para a via pública. E foi de facto "pecado", e por isso pagou a respectiva multa. Mas não deixa de ser curioso, porque não me consta que os autores das descargas paguem quaisquer multas! Será que estou enganado? Claro que de um lado temos os "poderosos" , e do outro uma simples cidadã que, ao que ouvi, se viu forçada a mexer nas suas já parcas poupanças. Aí, a GNR não teve contemplações.
    Só ainda não consegui perceber, porque razão a GNR procura atingir os seus objectivos – que eu sei existirem – usando o regaço dos mais fracos e, neste caso, dos mais desprotegidos! Ou serão apenas coincidências?! Claro que não! E a ingenuidade tem limites!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados