Assinar
Sociedade

Funcionárias acusam empresa de burla

Uma queixa por burla na Polícia Judiciária e uma outra na Autoridade para as Condições de Trabalho. Foi neste ponto que terminou recentemente a ligação de vários técnicos superiores na área de serviço social com a empresa Instituto Sorriso Maior (ISM), sedeada em Leiria.

Uma queixa por burla na Polícia Judiciária e uma outra na Autoridade para as Condições de Trabalho. Foi neste ponto que terminou recentemente a ligação de vários técnicos superiores na área de serviço social com a empresa Instituto Sorriso Maior (ISM), sedeada em Leiria.

A empresa apresenta-se como estando vocacionada para o serviço de apoio domiciliário a adultos, jovens e idosos dependentes, e formação geriátrica.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, as colaboradoras queixam-se de terem pago a formação inicial (250 euros que seriam restituídos em caso de contratação) cobrada pela empresa para atestar da sua capacidade para o desempenho de funções e de não terem sido remuneradas pelo trabalho prestado desde Novembro. Quanto aos cuidados de apoio domiciliário, não tomaram contacto com nenhum cliente da empresa.

Esta dedica-se, essencialmente, a levar a cabo acções de formação pagas pelos candidatos a integrar o ISM que anuncia a perspectiva de abertura de agências em Braga, Porto e Coimbra. As colaboradoras da empresa, acreditando ter encontrado um emprego na sua área de formação, provenientes de locais tão díspares como o norte do país ou o Algarve, lamentam ter virado a vida do avesso para vir residir em Leiria, sem que tenham recebido qualquer remuneração.

Nalguns casos, as ex-colaboradoras da empresa estavam a beneficiar do subsídio de desemprego, ficando agora sem o subsídio e sem a remuneração contratada. “Denunciamos esta situação para que outras pessoas não venham a cometer o mesmo erro que nós”, refere uma das ex-funcionárias.

Marco Cardoso, CEO do ISM, garante que todos os valores em falta serão pagos. As remunerações de Novembro estão em dia e as restantes serão regularizadas num plano de pagamento já indicado às ex-colaboradoras. Uma informação que contrasta com os documentos a que o REGIÃO DE LEIRIA teve acesso e que apontam para o início dos pagamentos faseados em Fevereiro, sem que nenhuma verba tenha sido liquidada.

Marco Cardoso explica que algumas funcionárias se demitiram e outras foram demitidas, por não terem concordado aguardar que a empresa estivesse licenciada para entrar em funcionamento.

Carlos S. Almeida


Secção de comentários

  • Antoniete disse:

    E

    Este sr dr como quer ser chamado já teve inúmerasqueixas na PJ, ele já actou em Porto de Mós agora esta a alargar os seus esquemas por este país a fora. Em Porto de Mos ele burlou uma família que ainda hoje luta para que esse homem pague pelo que fez marco cardoso nao é homem serio tenham muita atençao. Ele usa de vocabulario nobre e sofisticado para enganar as pessoas deveria de estar preso. Ele ao intitular-.se sr dr vindo de quem é ,deveriam de ver o seu diploma e ainda assim duvidar porque pode ser falso. Espero que a policia o apanhe.

  • Antoniete disse:

    Realmente é de se lamentar tais situações. Eu nao percebo o motivo de a policia nao fazer nada em relação e este tipo de situações. O Sr Marco Cardoso já esteve numa situação semelhante em Porto de Mós,O mesmo também disse que repunha o dinheiro . tretas para enganar os inocents que caem na labia dele. Fizeram muito bem em apresentar queixa temos de acabar com a impunidade desda pessoa que tanto mal fez a tanta gente. Espero sinceramente que ele tenha o castigo merecido.Que se faça justiça.
    Antonieta

  • ... disse:

    PAREM DE falar mal de quem não devem e façam algo de UTIL, mexam-se para reaverem os vossos direito, alertarem outras pessoas e lembrem-se deste exemplo para num futuro nao cairem na mesma armandilha!!! para terminar OBVIAMENTE que se não tivesse existido a falta do dinheiro, as colaboradoras continuariam, os formandos tb receberiam e as contrataçoes seriam feitas a quem tinha sido prometido e nada disto aconteceria…isto SE tudo corresse bem, obvio que teria terminado bem! mas que fique claro que nenhuma colaboradora estava de acordo com este PROCESSO feito desta forma!

    • A.O disse:

      Tudo isso foi feito da minha parte, e eu só posso falar por mim. E estou a faze-lo desde o fim da formação…não com o intuito de reaver o dinheiro porque sei que isso será muito dificil…mas para proteger outros recém licenciados que poderão eventualmente cair no mesmo erro. Quando comecei com as minhas queixas houve colaboradoras da empresa (agora ex colaboradoras e igualmente queixosas) que me "alertaram" para o que eu estava a fazer, porque a empresa realmente era credivel e eu poderia dar-me muito mal e que o "DR." sabia mexer-se e que quando eu menos desse por isso já estava com um processo em cima!

      • Juliana disse:

        Muito sinceramente, o meu conceito de justiça será reforçado se essa unica pessoa tiver o que merece, não estou aqui com o intuito de fazer acusações a mais ninguém nem sequer duvidar das suas boas intenções…agora, tenho opinião própria pois vivi tudo isto na 1ª pessoa, e até mesmo depois da troca de emails com algumas colaboradoras tenho a MINHA CERTEZA que elas não estão 100% inocentes. Não estou a falar de todas como é obvio…reparem eu estou a generalizar para não estar a falar em nomes porque esses eu já os revelei às devidas autoridades. Fiquei muito triste com alguns colegas que ficaram na empresa e depois sairam por descobrirem o que aquilo é, porque ainda ficou réstia de esperança de alguém seguir uma carreira…mas foi o que foi.

        • Juliana disse:

          Estou solidária com todos, não quero que interpetem mal a minha opinião por favor estou aqui a partilha-la convosco quando podia muito bem estar calada e no meu canto. É aquilo que sinto…que as coisas já poderiam ter sido desvendadas há mais tempo e muita coisa ter sido evitada…mas mesmo assim as formações continuam a existir e pelo que estou a ver assim continuará. É o mundo em que vivemos…

          Cump.

  • ... disse:

    Não são todos inocentes, aqui o culpado é um e todos sabem quem é! Há duas formas de pessoas assim cometerem actos fraudulentos e enganarem pessoas, ou se juntam a outras pessoas que têm o mesmo caracter e os mesmos objectivos ou entao aproveitam-se da fragilidade e necessidade de umas quantas pessoas desempregadas e desesperadas por um trabalho,( fazendo tudo de maneira tao convincente e persuasiva)…

    tenho a certeza que o que se passou foi a 2ª hipotese, pois claro que apesar de ser um recrutamento muito estranho todas as pessoas que lá trabalharam estavam a acreditar na veracidade da empresa, uma vez que fizeram formaçao, pagaram, passaram e foram contratadas…e era essa a mensagem que passavam parao exterior, como é natural, Até ao momento em que o dinheiro da formação não foi devolvido, os ordenados muito menos e se percebeu que havia intençoes de continuar a recrutar pessoas para lugares "inexistentes", ai sim a verdade veio ao de cima, e o que que essas pessoas fizeram? apresentaram queixas em vários locais, informaram a comunicação social e tentaram alertar todos aqueles que poderiam cair no mesmo erro…onde e que isto esta errado?

  • Juliana disse:

    Agora as ex-colaboradoras são inocentes e não sabiam de nada, e não repararam que nada estava mal até ele não lhe pagar! Ninguém tem culpa…nem ele coitado! Desistam todas das queixas porque isto NAO FOI BURLA!! Não me façam rir… está tudo inocente agora! É tudo bom, tudo perdeu dinheiro, tudo está lesado psicológicamente!

    TENHAM JUIZO… vocês sabem lá o que é justiça. Sabem o que é que isto me faz lembrar? O Carlos Cruz nas entrevistas… "fui condenado, mas os miudos estao a mentir, os policias também, os tribunais também, está tudo a mentir, eu sou o unico dono da verdade e por isso fui condenado"

    POR FAVOR

  • FMI disse:

    Enfim, não sabeis do que estais a falar. Simplesmente. Se assim fosse elas não alertariam o resto da população. Primeiro são más porque estiverem na reunião, depois já são boas porque alertaram os outros e tornaram isto publico. Se calhar pesando as coisas, são mais boas do que más, porque apesar de estarem ser o dinheiro que investiram ainda se preocuparam com os outros, depois de perceberem que foram MAIS engadas do que vós. Mas enfim, há gente com noções de justiça…questionaveis. São uma fraude? Bem..nem vale a pena comentar!

    • Flávia Teixeira disse:

      Elas não alertaram ninguém. Foram queixar-se porque ficaram sem o dinheiro delas, mais nada! E meu caro, sei bem do que estou a falar porque estive na reunião, e vi a maneira delas. Era tudo cor-de-rosa. Elas não são culpadas da burla, mas contribuíram para tal. Aliás, ali era tudo perfeito. As condições de trabalho, o patrão, a forma de trabalho… Tudo era excelente. Na reunião perguntei o q tinham a dizer sobre os comentário negativos que circulavam na internet, e as respostas delas foram "essas pessoas não foram selecionadas então é por isso q criticam". Mas na realidade vimos que não é bem assim…

  • Flávia Teixeira disse:

    Felizmente consegui ver este caso a tempo e não participar na "formação". Caso Contrario iria ter a despesa de 250€ de "formação" mais despesa de transporte, alojamento e alimentação durante 3 dias. É uma pena que existam pessoas que se estejam a aproveitar de recém -licenciados e pessoas com grandes necessidades de encontrar trabalho. Felizmente que o caso se tornou publico.

    "Espero muito sinceramente que tudo se resolva, e que consigam reaver tudo o que perderam, mas espero igualmente que a vossa consciencia vos pese durante muitas noites, porque sem vocês ele nunca conseguiria alcançar uma burla deste tamanho!"

    Concordo porque nos levavam mesmo a acreditar neles. Quando me disseram que precisavam de 3 a 5 Gerontólogos… Desconfiei logo. Uma empresa que nem sequer tinha ainda clientes. E primeiro faziam formações em Braga, depois queriam recrutar pessoas para Braga e fazem formação em Leiria…. Muito estranho. E só quem esteve lá viu a persuasão que tinham.
    Falaram ainda que iria existir agora outra formação em Janeiro, e quando pedi para participar em Janeiro porque não tinha meios de pagar em Dezembro deixaram de me responder.

    "Tem sede (se existe ou não é outra história). http://institutosorrisomaior.blogspot.com/ . "
    Eles têm várias moradas, se pesquisarem.
    São uma fraude!

  • FMI disse:

    Essas tais meninas estão mais doente e revoltadas que vocÊ! Essa meninas são vítimas desta crise infernal e estavam desesperadas por uma oportunidade de emprego. essas meninas enterraram dinheiro que não tinham e ficaram a saldo negativo. Essas meninas não podem/devem ser assim acusadas sem conhecimento do que lá se passava. A empresa tem registo comercial, existe! Tem sede (se existe ou não é outra história). http://institutosorrisomaior.blogspot.com/ . Nestes tempos qualquer pessoa à rasca, desta geração á rasca que está a levar com dividas dos outros e ainda nem começou a trabalhar para as pagar, está obviamente disposta a fazer de quase tudo. No entanto a presença dessas meninas era obrigatória e nenhuma garanto que nenhuma se sentia confortável com tal situação..mas achavam apenas que todos aqueles momentos conturbados eram próprios do nascimento de uma empresa e que mais tarde tudo se iria endireitar.

  • A.O. disse:

    Espero muito sinceramente que tudo se resolva, e que consigam reaver tudo o que perderam, mas espero igualmente que a vossa consciencia vos pese durante muitas noites, porque sem vocês ele nunca conseguiria alcançar uma burla deste tamanho!Espero não ferir susceptibilidades com este meu comentário, eu também fui burlada e só estou a partilhar o que sinto, porque a mim sempre me ensinaram: “TANTO É LADRÃO AQUELE QUE ROUBA, COMO AQUELE QUE FICA Á PORTA” !!!

  • A.O. disse:

    Eu só queria manifestar a minha desilusão para com as ex-colaboradoras dessa empresa.Agora que deu para o torto está tudo a fazer queixa…mas quando foi para nos aliciarem a participar na formação, estas jovens colocaram o seu maior sorriso…mesmo sabendo que as coisas não eram bem como diziam!Se estamos nesta situação foi por causa de um grande burlão, e de um conjunto de meninas que nos pintaram a empresa de uma forma tão cor de rosa que nos levaram a acreditar que realmente aquilo deveria ser encarado com seriedade e credibilidade!!Vocês falam em justiça?Vocês querem justiça porque ele não vos pagou…porque se houvesse dinheirinho não se importavam de nos continuar a enganar!Sinto-me tão vitima pelas atitudes dele como pelas vossas.

  • indignada disse:

    Sim é verdade, não são apenas as funcionarias que foram enganadas mas também quem participou nas tais formações que pelos vistos foram imensas pessoas de vários cursos da área social e não só serviço social.
    Até considero que mesmo quem não foi fazer a formação mas que gastou dinheiro em deslocações às supostas entrevistas foram enganados, as entrevistas pelo que sei realizaram-se em varias zonas desde Leiria, Porto-de-mós, Braga,Aveiro… e sempre em sítios públicos bibliotecas ecotecas, enfim… Instalações físicas desta suposta empresa alguém as viu?
    Conheço pessoas que foram da zona norte para Leiria à entrevista, gastaram dinheiro (que não têm…) em portagens, gasolina, autocarros, comboios, com esperança de conseguir um emprego e no fim esta palhaçada. Quem para alem disto tudo ainda pagou para fazer a formação da treta ainda pior ficaram, sem o dinheiro da estadia, da alimentação do transporte e da própria formação, recibos não têm, certificado também não….
    É de facto brincar com quem se encontra desempregado.
    Se sabem que é esse Sr. ou essa besta que anda a fazer isto façam algo, não pode ficar impune e a viver bem a custa de quem todos os dias luta por um trabalho.

  • anónimo disse:

    Bom, a mim foram pedidos 300 euros, para a respectiva formação.
    Agradeço a quem me alertou, e acho que esse senhor deveria indeminizar, todas as candidatas a quem prometeu,um emprego fazendo-as esperar perto de 2 meses, após entrevistas sucessivas, nas quais ninguém diria que seria uma burla.
    Conclusão 3 meses de espera para começar a dita formação, que só em cima da hora saberíamos se era ou não paga.Uma tristeza, deveras uma afronta a quem desesperadamente quer começar uma nova carreira!!!………..(pensava….)

  • A.O disse:

    De salientar que essas ditas formações não trazem qualquer beneficio nem atribuem novas competêncConclusãoias quer pessoais quer profissionais. São formações onde nos falam da comunicação, tudo muito por alto e a correr… e o exame é constituido por uma improvisação ridicula, onde o formando tem que resolver uma situação fingindo que tem os clientes à sua frente! Acho que nunca me senti tão ridicula :s conclusão: mesmo que perdessemos os 250€ mas beneficiassemos de uma boa formação a situação seria outra…mas nem isso infelizmente! A formação não é acreditada por nenhuma entidade..outro aspecto que considero importantissimo, aquando da avaliação, o juri não sabia as funções de uma técnica superior de serviço social, entao, estavam a avaliar-nos baseados em que?? Foi uma tremenda palhaçada. Lamento imenso a falta de moral e de ética de certas pessoas e a falta de sensibilidade para com aqueles que estão desesperados por um emprego! Vamos passar a palavra por favor, é muito triste ser-se vitima de algo assim. Eu fui.

    • A.F. disse:

      Concordo plenamente, com esses 250 euros poderia ter tirado formações muito mais interessantes e úteis, para a minha carreira profissional. Enfim… 🙁

  • A.F. disse:

    O problema é que não foram só as funcionárias a serem burladas. Estão a ser realizadas formações para recrutamento de novos funcionários para uma nova cede em Braga, na qual se têm que pagar os 250 euros pela formação e posteriormente realizar um exame de admissão para poder exercer nesta empresa e se passarmos no exame devolviam o dinheiro.. O que é certo é que dos formandos nenhum passou a dito exame! Esta empresa, se é que se pode chamar assim, arranjou uma maneira de fazer dinheiro à custa de jovens licenciados desesperados por conseguir um emprego!! Estas formações continuam a decorrer no Hotel Braga Estação e Hotel Ibis em Braga, já devem ir na quinta, cada uma delas com 20 formandos, ora 20 pessoas vezes os 250 euros, vejam bem o dinheiro que eles fazem!!!

    • A.O. disse:

      O Dinheiro que ELE faz! Porque se não paga aos funcionários, não tem despesas porque o SAD não está a funcionar, onde pára o dinheiro das formações? De certo que é para ver filmes todas as tardes acompanhado de um bom vinho…porque ele não se cansa de o dizer na sua página do facebook!!

    • anónimo disse:

      Esse foi o método pelo qual as funcionárias de Leiria também passaram…ele utiliza o mesmo método para tudo (e diz ele que é bom, inovador e não vai mudar)!!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.